Pesquisar
Close this search box.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que eu sou capixaba. Nasci, cresci e moro no Espírito Santo, e tenho várias dicas ótimas do que fazer em Vila Velha.

→ Onde ficar em Vitória

Não há como negar que o Convento da Penha seja a principal estrela, mas existem muitas outros lugares super interessantes que eu vou apresentar a partir de agora.

10 coisas indispensáveis para fazer em Vila Velha

Estas são as principais atrações de Vila Velha, a primeira cidade do Espírito Santo, onde tudo começou: os navios portugueses chegaram à Prainha que fica de frente para o Convento.

Você vai notar que há programas para quem quer curtir praia, para quem está viajando com crianças e para aqueles que gostam de museus e programas culturais.

Eu reuni as melhores atividades com diferentes estilos para que todo mundo encontre pelo menos uma dentro do que gosta.

Convento da Penha

O Convento de Nossa Senhora da Penha – Convento da Penha ou, simplesmente, Convento, como falamos – é o principal ponto turístico do Espírito Santo e, apesar de fazer parte da paisagem de Vitória, ele fica em Vila Velha.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha,

Construído a partir de 1558 no alto de um penhasco, o Convento fica pertinho do ponto exato onde desembarcaram os primeiros portugueses que chegaram ao Espírito Santo.

→ Como visitar o Convento da Penha

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha,

vista é maravilhosa: dá para ver a Terceira Ponte – uma das mais altas do Brasil -, a entrada da Baía de Vitória, as muitas ilhas e ilhotas da costa capixaba, as praias e as montanhas ao fundo. Além disso, você pode participar das várias missas celebradas durante todo o dia.

Morro do Moreno

O cenário que o mar desenha na entrada da Baía de Vitória tem um personagem grandioso: o Morro do Moreno, mas ele nem sempre atrai os primeiros olhares, porque dividir a atenção de quem chega com o Convento e com a Terceira Ponte não é nada fácil.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha,

Entretanto, aqueles que escolhem se aventurar por suas trilhas e encostas vão desfrutar de uma visão única com os seus dois concorrentes vistos do alto.

Este monte rochoso  tem 274 metros de altura  e ganhou esse nome por causa de João Moreno, um colono que chegou às terras capixabas no navio de Vasco Fernandes Coutinho.

Ele era o responsável por, lá do alto do morro, vigiar a entrada da Baía.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha,

Atualmente, o que atrai os visitantes até o seu topo não tem nada a ver com questões protecionistas. Os deveres de antigamente foram substituídos pelo prazer de assistir ao pôr do sol.

Mas isso não é tudo. Atividades mais radicais como rapel e parapente  estão na lista das opções que atraem aventureiros frequentes para cá.

Foto: Planeta Vertical

Uma leve caminhada de 30 minutos nos conduz  até o local conhecido como Testa da Macaca. Este é um dos locais de onde é feita a descida de frente para a Terceira Ponte e para o Convento da Penha.

Outra opção é descer apreciando a bela Praia da Costa.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha,

Se você estiver interessado em fazer rapel, eu incido a Planeta Vertical. Se quiser, você pode tirar dúvidas e fazer reservas pelo WhatsApp: (27) 99720-8603.

O acesso ao Morro do Moreno é feito pela Avenida Antônio Gil Veloso entrando na Rua João Joaquim da Mota, no final da Praia da Costa, em Vila Velha.

Farol de Santa Luzia

O farol de Santa Luzia é mais um dos pontos turísticos de Vila Velha e ele tem uma  vista privilegiada da Baía de Vitória:  a imensidão do mar é incrível e o ambiente é agradável, com muito verde e bancos para a gente relaxar.

O farol foi inaugurado em 1871, na Ponta de Santa Luzia, na entrada principal do canal de acesso aos portos de Vitória. A torre metálica com 12 metros de altura, feita de placas trazidas da Escócia em 1870, tem um sistema de iluminação  que funciona 24 horas,  de maneira ininterrupta.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

São quatro piscadas a cada dez segundos e não há necessidade de um faroleiro para realizar esse trabalho. A luz alcança 62 quilômetros, mas só pode ser vista a uma distância de 15 milhas – cerca de 24 quilômetros.

Desde 1985, o terreno onde fica o farol de Santa Luzia foi entregue à Marinha do Brasil, que é responsável pela manutenção de local. Assim que cheguei, fui recebido por um representante da Marinha, logo no portão de entrada.

Depois de um longo tempo fechado para restauro, o Farol foi reaberto e foram feitas várias melhorias, como reformas na pintura e ajustes na acessibilidade do lugar. Também foi inaugurada uma lojinha de souvenires e salas que contam a história do Farol por meio de pinturas.

Além disso, quem visita o farol de Santa Luzia tem acesso a um leme que simula uma embarcação, rendendo fotos belíssimas.

O tempo de visita é limitado a 20 minutos por grupo, mas não se preocupe, isso é o suficiente para apreciar a vista maravilhosa, tirar algumas fotos e visitar a lojinha.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha,

Como é uma área militar, não é permitido entrar sem camisa ou com trajes de banho e você também não pode levar seu animal de estimação. Comidas e bebidas também são proibidas.

A visita pode ser feita o ano inteiro, mas você deve se atentar aos dias. O acesso é liberado de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, mas o último grupo entra até às 16h30. A entrada é gratuita.

Praias da Costa e Itapuã

Logo depois da Terceira Ponte, há duas praias muito boas para banho: Praia da Costa e Praia de Itapuã. Na verdade, elas são uma só, mas ganham nomes diferentes de acordo com cada região.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

A Praia da Costa fica mais perto do Morro do Moreno e é um bairro nobre, com uma excelente estrutura: tem barracas de praia, quiosques e transporte público fácil e rápido.

A Praia de Itapuã fica um pouco para frente e é, tradicionalmente, reduto de pescadores que tentam não ser engolidos pelo mercado imobiliário.

Nas duas áreas o mar é agitado e é preciso ter cuidado com as ondas.

Há outras praias nessa região, como Coqueiral de Itaparica, que se estende por longos quilômetros com áreas bem desertas.

Ilhas Pituã e Itatiaia

Quem passeia pela orla da praia de Itapuã consegue avistar, de longe, as iIhas Pituã e Itatiaia.

Com os pés na areia da praia de Itapuã e o olhar no horizonte, você fica de frente para as ilhas Pituã e Itatiaia. Ter noção do tamanho delas assim, de longe, é algo difícil. A primeira está a 200 metros da orla, enquanto a outra fica a pouco mais de um quilômetro.

Para quem curte, ir nadando até a Pituã é tarefa simples, mas eu aconselho ir cedo, evitando ventos fortes. Também é bom usar uma nadadeira para poupar esforços.

Como as Ilhas Itatiaia ficam um pouco mais distante, nadar até elas é só para quem tem experiência. Ainda assim, não deve ir sozinho.

A melhor opção para chegar às Ilhas Pituã e Itatiaia é de barco: os pescadores ficam na orla de Itapuã, em frente às ilhas, e oferecem o serviço de transporte até elas. Assim, você pode levar os seus pertences sem se molhar e conhecer mais um pouco da natureza da região.

Esses mesmos pescadores contam que, muitas vezes, tiveram que resgatar pessoas que tentaram nadar até Itatiaia e não conseguiram. Com isso em mente, não se arrisque sem ter experiência. Na última vez que eu fui, um grupo de nadadores fazia o trajeto, mas alguns deles escolheram voltar de barco.

Pode parecer exagero chamar as Ilhas Pituã e Itatiaia de paraísos, mas a verdade é que, para quem gosta de natureza e quer aproveitar o dia de sol, estes lugares são impressionantes.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

Assim que você desce do barquinho, pisando na areia cheia de conchinhas da Pituã, começa a entender porque o lugar fica tão cheio no verão.

A ilha tem uma área de restinga preservada, com muito verde entre as pedras. No centro da ilha fica uma área que, quando a maré sobe, se transforma em uma pequena praia.

O ideal é chegar cedo, com a ilha mais vazia e curtir umas horinhas sem muvuca.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

Algumas pessoas vão para as ilhas com guarda-sol, cooler, cadeira e canga. Não há nada de errado em aproveitar o que a sua região oferece, mas é muito importante não deixar lixo e preservar a região.

Não só pelo visual do lugar, mas porque há espécies marinhas importantes que, assim como todo organismo da natureza, merecem ser preservadas.

O arquipélago de Itatiaia é formado por sete ilhas e, por ser mais longe, sempre ficou mais vazio do que a Pituã. Com o serviço dos pescadores ficou mais fácil explorar o lugar e conhecer mais esse cantinho do Espírito Santo.

Eu dividi meu tempo entre as ilhas Pituã e Itatiaia na mesma manhã. Curti um pouquinho a primeira e, quando senti vontade, liguei para o pescador que tinha contratado o serviço e pedi para que ele me levasse até Itatiaia.

Já lhe adianto que este é um programa leve, sem pressa, para enriquecer suas experiências de verão, por isso, não se estresse caso o pescador não venha logo que você ligar ou exatamente no horário combinado.

O movimento na estação mais quente do ano é intenso e eles ficam fazendo o trajeto entre as ilhas e a areia sem parar. Isso sem contar que, por lei, eles só podem levar três pessoas de cada vez. Então, coloque os pés na água, o rosto no sol e aproveite o momento até seu barquinho chegar.

O lugar onde o pescador parou o barco em Itatiaia já me deixou curiosa para explorar esse pedacinho de terra: a gente entra em meio às pedras e, dos dois lados é possível ver outros cantinhos paradisíacos da ilha. Eu queria descer ali, no mar mesmo.

O arquipélago de Itatiaia tem três faixas de areia, mas as três são bem pequenas e, uma delas, some quando a maré sobe. Eu encontrei algumas famílias com guarda-sol e cadeiras curtindo a manhã – e também encontrei lixo na ilha. É muito importante saber aproveitar e preservar ao mesmo tempo.

Foi em Itatiaia que eu fiquei impressionado com a cor da água. Em Pituã o mar também estava maravilhoso, mas, na tal faixa de areia que desaparece com a maré, eu encontrei uma praia particular com água azul clara e muitos peixinhos.

A área verde de restinga da ilha complementa o azul do céu e os mil tons do mar, fazendo deste programa o ideal para quem ama o verão. 

Eu paguei R$ 25 para ir de Pituã, até Itatiaia e depois voltar para a praia. O preço varia entre os pescadores e também de acordo com sua habilidade de negociação, mas a maioria das pessoas paga cerca de R$ 30 para conhecer as duas ilhas e voltar.

Se possível, ir durante a semana é ainda mais confortável, já que, no fim de semana, as ilhas ficam mais cheias.

Museus e casas de memória

Foi em Vila Velha que chegou o donatário português Vasco Fernandes Coutinho acompanhado dos 60 marinheiros da caravela Glória.

De lá pra cá, a cidade tem sido a testemunha mais íntima de uma história que se desenrola dia após dia. Então, quando estiver por essas bandas, não hesite em incluir no seu roteiro uma visita aos principais museus da cidade.

Casa de Memória

Como o próprio nome diz, neste pequeno museu estão expostos objetos e imagens que resgatam a memória dos primeiros tempos da cidade.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha,

O destaque vai para utensílios utilizados pelos navegadores portugueses e o bondinho que circulava pela cidade.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha,

A Casa da Memória abre de segunda a sexta, das 8h às 18h. Entrada gratuita.

Museu Homero Massena

O museu funciona na antiga casa do artista plástico que alcançou fama, apesar de sua simplicidade. Já na varanda, você vai notar que Homero Massena percebia a vida de uma forma muito diferente.

Ao lado de quadros que mostram um artista divertido e sorridente, uma frase me chamou atenção: “se tivesse que escolher o lugar para morrer, escolheria Vila Velha ou Paris”. Era assim que ele demonstrava seu amor pela cidade.

 10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

Entrando na casa, ao lado da sala está o atelier de Massena. Nele, ainda repousa sobre o cavalete sua última obra, ainda inacabada.

No quarto simples, as camas do casal ocupam lados opostos de uma penteadeira que ainda guarda objetos pessoais de Homero e dona Edy.

O Museu Homero Massena fica na Rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, Prainha, e abre de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 14h. A entrada é gratuita.

Museu Vale

Esse museu reconta o processo de construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, incluindo uma gigantesca e  impressionante maquete onde circulam miniaturas dos trens  de carga e de passageiros.

Não saia do Museu sem observar os detalhes da maquete. Dá para ver casais namorando sob as árvores, burro empacado sobre uma pequena ponte, motociclista fazendo artimanhas com sua moto e detalhes preciosos nas construções.

O museu funciona no imponente prédio da antiga estação Pedro Nolasco. O homenageado foi um dos engenheiros da ferrovia.

Aproveite o charmoso Café do Museu, que funciona dentro de um antigo vagão, para relaxar olhando o movimento da Baía e do Porto de Vitória.

Nos dias mais quentes, eu sugiro que você experimente o Café Bombom que custa R$ 10. Antiga Estação Pedro Nolasco, Argolas. De terça a sexta, das 8h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 18h. Entrada gratuita.

Ônibus turístico

ônibus panorâmico que percorre os principais atrativos turísticos da Grande Vitória, o Capixaba Bus Tour, é uma boa opção para quem está com pouco tempo e quer ver tudo com explicações detalhadas da história, da arquitetura e da importância de cada lugar na vida dos capixabas.

Com 49 lugares, o ônibus faz um percurso único e  todos os passageiros descem nas paradas,  fazem a visita e retornam para o ônibus, que segue até o próximo ponto de parada.

Igreja do Rosário

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi o primeiro templo construído no Espírito Santo,  em 1535, no mesmo ano em que o donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, chegou para tomar posse da terra.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

Em setembro de 2015, foi sancionada uma lei que oficializa a Nossa Senhora do Rosário como a padroeira oficial de Vila Vela – Nossa Senhora da Penha é a padroeira do Estado.

A Igreja do Rosário é a igreja mais antiga do Brasil ainda em funcionamento.  Ela foi restaurada recentemente e está muito bem cuidada.

Fábrica da Garoto

A visita à Fabrica da Garoto é um dos programas mais interessantes para fazer em Vila Velha, especialmente se você estiver com criança. Mas, infelizmente,  as visitas estão suspensas temporariamente. 

Você pode acompanhar pelo site da Garoto.

Já o museu está funcionando com todas as medidas de segurança sanitária.

O museu que conta a história da maior fábrica de chocolates da América Latina ocupa uma sala do prédio que fica em frente à loja da fábrica da Chocolates Garoto.

Durante a visita, monitores nos contam como surgiu a fábrica de balas que ficou famosa por seus principais vendedores: foram os garotos que carregavam tabuleiros cheios de doces pelas ruas que fizeram a fama da marca.

No museu, você vai conhecer máquinas antigas, as primeiras embalagens e fazer uma viagem em sua própria memória relembrando produtos clássicos que já não são mais produzidos.

Para visitar o museu é preciso subir três andares de escada. O Museu funciona de segunda a sexta, de 9h às 16h30. O passeio guiado começa a cada 30 minutos e a entrada é gratuita.

Tambor de Congo

A Barra do Jucu surgiu de uma vila de pescadores, que até a década de 1970, sobreviviam da pesca e do cultivo da terra. A Barra – como a gente chama – é onde o Rio Jucu deságua e, por isso, é uma região muito fica em frutos do mar.

Como o mar é sempre agitado, as praias da Barra são muito procuradas por surfistas.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

O Congo é super tradicional na Barra do Jucu. Trazido para o Brasil pelos africanos escravizados, o ritmo é cada vez mais presente na cultura da região.

Uma das canções tradicionais congo, Madalena do Jucu, ganhou fama nacional na voz de Martinho da Vila.

“Eu fui lá pra Vila Velha
Direto do Grajaú
Só pra ver a Madalena
E ouvir tambor de congo
Lá na Barra do Jucu”

Atualmente, três bandas de congo agitam as festas que acontecem no bairro, como Carnaval, fincada e retirada do mastro de São Benedito, Festa de São João, Ano Novo, entre outras festividades.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

As bandas de congo também se apresentam na Festa da Penha e festas das comunidades de Vila Velha, inclusive de outras cidades. a.

Comer Moqueca Capixaba

Entre todos os sabores do Espírito Santo, a moqueca capixaba é a tradição em forma de deliciosas postas de peixe servidas com pirão e arroz branco.

Há quem a confunda com a moqueca baiana, então alguém sempre tem que explicar que a moqueca do Espírito Santo não tem leite de coco e nem azeite de dendê na lista de ingredientes.

Mais leve, preparada e servida na   autêntica panela de barro  das paneleiras de Goiabeiras,  em Vitória, a moqueca capixaba ganhou o título de original, já que o resto não passa de peixada, como dizem os nativos da ilha de Vitória.

Em Vila Velha, meus restaurantes favoritos para comer moqueca são o Caranguejo do Assis e o Regina Maris.

Tem também a torta capixaba, muito consumida durante a Semana Santa.

Praias Secreta e do Bananal

Duas praias sãs especiais para mim em Vila Velha. A primeira é a Praia Secreta, que tem esse nome porque ficava escondida pelo muro alto de um terreno, mas há alguns anos foi criado um acesso à praia, que fica do lado do Farol de Santa Luzia.

A praia é pequena, tem algumas pedras nas laterais e há dias em que a água está bem cristalina e há castanheira e pinheiros que fazem sombra, então é ótimo para curtir um banho de mar e relaxar. Não há barracas e, às vezes, passam algum vendedor ambulante.

10 coisas indispensáveis para ver e fazer em Vila Velha

Mas a  praia que está no meu coração  é a Praia do Bananal, na subida para o Morro do Moreno.

É uma praia pequena, com um mar delicioso, sombras e costuma dar uma galera bem legal. Durante a semana fica vazia, do jeitinho que gosto.

Pronto! Você já pode montar o seu roteiro para circular pela cidade tendo uma boa ideia do que vai encontrar em cada área. Aliás, para ajudar mais ainda, eu fiz o mapa abaixo com todas as localizações exatas.

Onde ficar em Vila Velha

E agora a parte mais importante: onde ficar em Vila Velha! A cidade tem várias opções de hospedagem, mas eu separei as melhores áreas e bairros para você escolher. Centro, Praia da Costa, Praia de Itaparica, Praia de Itapuã e Barra do Jucu – que já fica bem mais distante do Centro. Cada um desses lugares tem seu charme e sua vibe própria.

Centro Histórico

O Centro Histórico de Vila Velha – também chamado de Prainha – é conhecido por ser o coração da cidade. Nele, é possível encontrar diversas opções de comércio, serviços e lazer.

A região é bastante movimentada durante o dia, com muitas pessoas circulando pelas ruas, principalmente na região central, onde está localizada a Igreja do Rosário, que fica aos pés do Convento da Penha, o principal cartão-postal da cidade.

Onde ficar em Vila Velha

Praia da Costa

A Praia da Costa é um dos bairros mais famosos de Vila Velha, e não é para menos. A praia possui uma extensa faixa de areia clara e uma orla repleta de quiosques, bares e restaurantes. É um lugar bastante movimentado, tanto por turistas quanto por moradores locais, especialmente durante os finais de semana e feriados.

Além disso, o bairro é cercado por muitos prédios e edifícios residenciais, o que o torna uma ótima opção para quem quer ficar perto da praia e de todos os serviços e comércios que a região oferece.

Praia de Itapuã

A Praia de Itapuã é coladinha com a Praia da Costa e também oferece muitas opções de lazer e entretenimento. A praia de Itapuã é conhecida por suas ondas fortes e pela presença de uma tradicional colônia de pescadores.

Da praia é possível visitar as Ilhas Itatiaia e Pituã, em um passeio super interessante que vale a pena fazer mesmo se você não escolher Itapuã para ficar em Vila Velha.

Praia de Itaparica

A Praia de Itaparica é um bairro que vem se destacando nos últimos anos em Vila Velha. A região possui uma praia de mesmo nome, que é menos movimentada que a Praia da Costa, mas ainda assim oferece uma boa estrutura de quiosques e restaurantes.

Além disso, o bairro conta com muitos condomínios e prédios residenciais, o que o torna uma boa opção para quem busca tranquilidade, mas não quer ficar longe dos serviços e comércios da cidade.

Barra do Jucu

A Barra do Jucu é um bairro que fica bem afastado do centro de Vila Velha, mas que ainda assim possui muitos atrativos – eu sou apaixonado pela vibe da Barra. A região é conhecida por ser uma das melhores para a prática do surfe, graças às suas ondas fortes e longas.

Além disso, o bairro tem diversos restaurantes especializados em frutos do mar, que atraem muitos visitantes durante todo o ano. Aqui, é difícil encontrar hotéis grandes, então as melhores opções são pousadinhas ou casas de temporada.

Melhores hotéis e pousadas

Hotel Plaza Mar

O Hotel Plaza Mar fica no coração de Vila Velha, na região de Itapuã, uma das áreas mais procuradas da cidade. Com uma estrutura completa, o hotel é ideal para quem busca conforto e comodidade durante.

Os quartos são amplos, bem iluminados e contam com ar-condicionado, tevê, frigobar e banheiro privativo. Alguns quartos possuem varanda com vista para o mar, proporcionando momentos de relaxamento únicos.

As áreas comuns do hotel são bem equipadas, incluindo uma piscina ao ar livre, sauna e academia. Além disso, o hotel oferece um restaurante que serve pratos deliciosos da culinária local e internacional.

Segundo um dos hóspedes do hotel, “A localização é excelente, bem próximo à praia e a bons restaurantes. O quarto era amplo, com varanda e vista para o mar. O atendimento da equipe é ótimo, sempre prestativos e simpáticos.”

Tulip Inn Vila Velha

O Tulip Inn Vila Velha é um hotel moderno, no bairro Praia de Itaparica, a apenas três minutos a pé da praia. É uma excelente opção para quem busca conforto e qualidade em em Vila Velha. Além disso, o custo-benefício é muito bom, o que faz dele uma das melhores opções para ficar em Vila Velha.

Os quartos têm ar-condicionado, tevê, frigobar e mesa de trabalho, além de banheiro privativo com chuveiro e secador de cabelo. As áreas comuns do hotel também são muito agradáveis, com uma piscina ao ar livre, academia bem equipada e um bar. O hotel também dispõe de estacionamento privativo gratuito e internet em todas as áreas.

O Tulip Inn Vila Velha é mencionado positivamente por um dos hóspedes. “Ótimo hotel, muito bem localizado, próximo da praia, bem decorado, quarto confortável e excelente café da manhã”, disse um deles.

Quality Suites Vila Velha

Na Praia da Costa, o Quality Suites Vila Velha é uma excelente opção para quem busca conforto e comodidade em sua hospedagem. O hotel tem uma estrutura moderna e elegante, que inclui piscina, academia, restaurante e bar.

Os quartos são amplos e bem equipados, com ar-condicionado, tevê, frigobar e cofre. Alguns quartos ainda oferecem vista para o mar. As áreas comuns do hotel são bem cuidadas e oferecem um ambiente agradável para os hóspedes.

O Quality Suites Vila Velha é ideal tanto para viagens de negócios quanto para lazer, pois fica a poucos metros da praia, em uma das mais bonitas da região, e está perto de diversos restaurantes, bares e shoppings.

Onde ficar em Vila Velha

Os hóspedes do hotel destacam a localização privilegiada e a estrutura moderna e confortável. “O hotel é muito bem localizado, próximo à praia e com fácil acesso a restaurantes e lojas. O quarto é espaçoso e confortável, e as áreas comuns são muito agradáveis”, afirma um dos avaliadores.

Hotel Santorini

No bairro de Itaparica, o Hotel Santorini é uma ótima opção para quem procura conforto e comodidade. É um hotel prático, bem localizado e com café da manhã excelente. Por isso, é uma boa opção para ficar em Vila Velha.

Onde ficar em Vila Velha

Os quartos são modernos e espaçosos, equipados com ar-condicionado, tevê, frigobar e banheiro privativo com chuveiro. Há opções de quartos com vista para o mar ou para a cidade, escolha de acordo com suas preferências.

Para quem gosta de esportes, o hotel oferece serviço de aluguel de bicicletas e equipamentos para praticar stand-up paddle, além de ser possível reservar passeios de barco e jet-ski diretamente com a equipe do hotel.

Um hóspede descreveu sua experiência de hospedagem no Hotel Santorini: “Fiquei encantado com a vista para o mar do meu quarto, além da comodidade e qualidade do serviço oferecido pelo hotel. Com certeza voltarei a me hospedar aqui quando retornar a Vila Velha”.

Onde ficar em Vila Velha

Hotel Olympia

O Olympia Hotel é uma excelente opção de hospedagem para quem procura conforto e tranquilidade em Vila Velha. Na Praia da Costa, um dos bairros mais valorizados da cidade, o hotel fica a apenas 200 metros da praia e a uma curta distância das principais atrações turísticas da região.

Com uma estrutura moderna e elegante, o Olympia Hotel tem quartos amplos e confortáveis, equipados com ar-condicionado, tevê, frigobar, cofre e internet. Alguns quartos possuem varanda com vista para o mar.

Onde ficar em Vila Velha

Os hóspedes elogiam a localização privilegiada do hotel, a limpeza dos quartos e a qualidade do atendimento da equipe. De acordo com um hóspede, “o Olympia Hotel é um excelente lugar para ficar em Vila Velha. A localização é ótima, o atendimento é impecável e as instalações são muito confortáveis”.

Onde ficar em Vila Velha

Hotel Prainha

O Hotel Prainha fica no Centro Histórico, a poucos metros do Convento da Penha e de outros atrativos históricos da cidade. Ele tem quartos amplos e bem equipados, com ar-condicionado, tevê a cabo e frigobar.

A estrutura do hotel é aconchegantes, com foco nos pequenos detalhes e é indicado para famílias, casais e grupos de amigos que buscam conforto e praticidade, sem gastar muito.

Os quartos e as áreas comuns são bem cuidadas e o atendimento dos funcionários é elogiado pelos hóspedes. “O hotel é uma graça! Café da manhã maravilhoso, funcionários simpáticos e pertinho do Convento da Penha – em frente praticamente. Ambiente muito agradável!”, é a opinião de um dos hóspedes do hotel.

Onde ficar em Vila Velha

Pousada Vilazinha

A Pousada Vilazinha é uma charmosa opção de hospedagem no Centro Histórico, a apenas alguns passos do Convento da Penha. Ela é ideal para quem busca uma hospedagem intimista, aconchegante e com uma boa localização.

Onde ficar em Vila Velha

Os quartos são básicos, mas muito acolhedores e sempre bem cuidados. As camas são ótimas, a roupa de cama é de primeira e o café da manhã é sensacional, com tudo fresquinho.

De acordo com um hóspede, a Pousada Vilazinha é “um verdadeiro refúgio, um lugar tranquilo e agradável, com um atendimento maravilhoso e muito acolhedor”. Se você busca uma hospedagem aconchegante e bem localizada em Vila Velha, a Pousada Vilazinha é uma excelente opção.

Melhores casas e apartamentos

Presidential Suite

Na orla da Praia da Costa, o Presidential Suite é um apartamento estúdio ideal para quem busca uma experiência exclusiva e sofisticada. Com vista para o mar, ele é uma ótima opção para casais em lua de mel e famílias com crianças que buscam um lugar especial para ficar em Vila Velha.

O Presidential Suite é espaçoso e equipado com ar-condicionado, tevê, frigobar e uma pequena cozinha. A decoração é moderna e elegante, com móveis de qualidade e uma iluminação suave, criando um ambiente aconchegante e confortável.

Além disso, o prédio tem diversas opções de lazer e entretenimento, como a piscina ao ar livre, a academia bem equipada e a sauna relaxante. O spa oferece uma variedade de tratamentos, incluindo massagens e terapias relaxantes, para quem busca ainda mais tranquilidade durante a estadia.

Um hóspede elogiou o atendimento do hotel, dizendo que “os funcionários foram muito atenciosos e prestativos, fazendo com que a nossa estadia fosse ainda mais agradável”. Com uma localização privilegiada, uma estrutura de primeira linha e um atendimento excepcional, o Presidential Suite é sem dúvida uma das melhores opções para ficar em Vila Velha.

Onde ficar em Vila Velha

Itaparica Luxo & Design 24 Horas

O Itaparica Luxo & Design 24 Horas é uma excelente opção para quem deseja desfrutar de conforto e praticidade. Localizado a poucos metros do mar de Itaparica, o apartamento é perfeito para quem quer curtir a praia e as belezas naturais da região.

Onde ficar em Vila Velha

O apartamento é super bem cuidado, com todos ambientes bem equipados – isso inclui a cozinha. São 72 metros quadrados com dois quartos que acomodam bem até quatro pessoas.

O prédio é novo, tem piscina, jardim, churrasqueira, sauna e acesso fácil a todos os serviços que sempre precisamos durante uma viagem. Segundo os hóspedes, o Itaparica Luxo & Design 24 Horas é uma excelente opção de hospedagem na região.

“O apartamento é muito bem localizado, perto da praia e de ótimos restaurantes. Os ambientes são amplos e confortáveis e o atendimento do anfitrião é excelente”, afirma um dos hóspedes. Outro destaca a limpeza e organização: “tudo muito limpo e bem organizado, recomendo a todos que buscam conforto e praticidade em Vila Velha”.

Aconchego com vista mar

O Aconchego com vista mar é um apartamento muito bem localizado, com vista para o mar e a apenas alguns passos da praia. A estrutura é bastante moderna e oferece tudo o que é necessário para uma estadia confortável, como internet, tevê e ar-condicionado. Eu já adiante que é um bom lugar para ficar em Vila Velha.

Os ambientes são aconchegantes e bem decorados, com roupas de cama e toalhas de qualidade. A cozinha é equipada com fogão, geladeira, micro-ondas e utensílios básicos, perfeita para quem prefere preparar suas próprias refeições. Há também uma área de estar com sofá e mesa para refeições.

Onde ficar em Vila Velha

As opções de lazer do Aconchego com vista mar incluem uma piscina, sauna e uma academia. Há também uma área de churrasco, ideal para quem gosta de fazer um churrasco com amigos e família. Para quem gosta de caminhar ou correr, a praia é um convite para exercícios físicos ao ar livre.

Onde ficar em Vila Velha

Segundo um hóspede, “aconchego com vista mar é um apartamento muito bonito e confortável, com uma excelente localização. A vista para o mar é incrível e a piscina é perfeita para relaxar após um dia de passeios. Além disso, o anfitrião foi muito gentil e prestativo durante toda a estadia“.

Onde ficar em Vila Velha

Faixas de preço em Vila Velha

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Vila Velha.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da Praia da Costa.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

29 respostas

  1. Excelente matéria, parabéns. Sou mineiro, mas tenho parentes em VV. Já visitei quase todos as atrações relacionadas e somente com um parecer a fazer: Vila Velha é sensacional. Todas as atrações são fantásticas. Lugar simplesmente lindo. Na última vez que fui, percebi uma organização muito grande na Praia da Costa. Vale a pena conhecer e comer o PASTEL DA ORLA (sensacional).

  2. Conteúdo perfeito! Um conjunto de atrações imperdveis com narrativa clara, objetiva e interativa! Sou de Belém/PA e faltam alguns dias para conhecer Vitória e Vila Velha!

  3. Amei tudo o que vc disse, e com toda certeza irei conhecer todos esses lugares que foi mencionado. Menos os hotéis, rsrs.

  4. Estou organizando uma excursão com meus alunos do 3 ano do ensino médio e essa matéria me ajudou muito. Já estou encantada só de ler e ver as fotos imagina ver pessoalmente?

  5. muito as dicas, apesar que o governo do Espirito Santo ainda não abriu os olhos para o pontencial turistico do Espirito SAnto, Atualmente temos o Buda Gigante, outra atração que é excelente pedida,

  6. adorei as infos, só faltou uma relação de hoteis em Villa Velha, pretendo me hospedar lá e não em Vitória, por conta das praias (ouvi dizer que em VV são melhores)

  7. Boa noite.
    Em primeiro lugar desejo um Feliz ano novo pra você!
    Gostaria de saber valor de refeição, com muqueca de peixe claro, sou apaixonada por peixe, mas sempre que viajo, acho muito caro os pratos.

  8. Oi, Renata.
    Gente bonita é um conceito muito individual, mas fique tranquila porque no Espírito Santo só tem “gente bonita”. 😉
    Um abraço.

  9. Boa Noite!
    Sou de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, e estamos com a viagem agendada para conhecer Vila Velha e fazer um Cite Tour por Vitória, também vamos conhecer a Praia de Guarapari e as Montanhas Capixaba.
    Mas que você não mencionou estes lugares porque? Não são passeios bons?
    Vou ficar hospedada no Quality Suítes Vila Velha, é bom este hotel?
    Por favor pode me dar algumas dicas destes lugares que mencionei?
    Como posso saber se os museus estão funcionando?
    Muito Obrigado, por enquanto.
    Alceda

  10. Altier que material fantástico. Estou planejando viajar em Novembro, 5 dias. Tem algum lugar para pratica de mergulho? Essa é minha meta de realização. Fora isso, adorei as dicas. Vamos seguir suas recomendações. Abraços

  11. Oi, Paola.
    É uma boa escolha. A Praia da Costa é bem mais movimentada e tem sombra a partir das 14/15h por causa dos prédios.
    Itaparica parece ideal para você.
    Um abraço!

  12. Bom dia, sou de BH e não conheço vila velha, estou para alugar um lugar no ano novo no Airbnb, e me recomendaram para ficar na praia de Itaparica, visto que gosto de ondas com mar mais agitado… É isso mesmo? Lá é bom ? Pois me falaram que a praia da Costa é muito boa porém cheia em épocas de feriados, gostei das dicas que vc deu. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16