Toscana: o imperdível de Florença

0

Atualizado em 2 de abril de 2018

Considerada uma das cidades mais belas da Itália e de toda a Europa, Florença foi berço do Renascimento. Ou seja, é uma cidade que respira arte e encanta todos os viajantes que por ela passam.

Às margens do rio Arno, onde se desenvolveu, Florença é a capital e a maior cidade da região da Toscana. A cidade se parece com um museu a céu aberto, pois está repleta de obras de artes de famosos artistas, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Rafael, Donatello, Botticelli e outros. Por isso, Florença é uma das cidades mais incríveis para você conhecer durante sua viagem pela Itália.

Eu passei três incríveis dias na cidade e quero lhe dar quatro dicas de lugares incríveis que conheci. Portanto, são lugares que você também deve ter a oportunidade de conhecer. Antes, preciso dizer que chegar a Florença é muito fácil. Vindo da cidade de Pisa, eu desembarquei na movimentada estação de trem Santa Maria Novella, onde já comecei minhas descobertas.

O imperdível de Florença

Catedral de Florença | A Catedral de Santa Maria Del Foriore, ou Duomo di Firenzi, é uma das mais belas construções da cidade e é o nosso primeiro ponto de parada.

O que mais impressiona nessa magnífica construção é a sua fachada. Escolhida num concurso entre artistas, a fachada tém mosaicos em mármores coloridos que dão elegância à essa obra exuberante.

Confesso que o interior da catedral não me chamou muito a atenção. Visto que, acredito achar em Roma algumas igrejas mais bonitas. Ainda assim, o lado de fora é impressionante. A riqueza de detalhes é tão grande que passei cerca de uma hora apenas observando todo o exterior da catedral. A visita no interior é gratuita.

Panini Toscani | Ainda na Piazza Duomo – Praça da Catedral, em português -, eu vi que havia uma fila na frente de uma pequena lanchonete. Na hora pensei: se tem fila é porque deve ser bom. E não é que eu acertei? A Panini Toscani é o nome dessa pequena lanchonete no centro de Florença e que vende o famoso sanduiche italiano, o panino. Ele fica do lado esquerdo da catedral e é muito fácil acha-lo.

Ao entrar no local fui surpreendido por um senhor que explicou todos os ingredientes que eles utilizam, seguido de uma deliciosa degustação. Este ritual é repetido com todos os clientes. Sem dúvidas, esse panino foi o melhor que comi durante minha viagem pela Itália. Ou seja, não vejo a hora de poder voltar à cidade para saborear essa maravilha italiana.

O imperdível de Florença

Fachada da lanchonete que vende o melhor panino que já comi.

Ponte Velha | A Ponte Vecchio – Ponte Velha, em português, é um dos cartões postais da cidade de Florença. Esta é a mais antiga ponte da cidade, com pouco mais de 650 anos. O local é ideal para você fazer ótimas fotos e caminhar por toda sua extensão.

Atualmente, várias lojinhas funcionam na ponte que está sobre o rio Arno. A maioria delas vende joias e é curioso ver que, aqui, uma ponte tem um uso diferente. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela não foi destruída pelos nazistas justamente por causa de sua beleza.

Antigamente, uma tradição bastante comum entre os casais, era prender um cadeado na ponte e jogar a chave no rio. Com isso, trocavam juras de amor e faziam da ponte um dos lugares mais românticos da cidade. Entretanto, a prefeitura passou a proibir tal gesto, tendo em vista que os cadeados estavam danificando a ponte.

O imperdível de Florença

A ponta e suas lojinhas coloridas.

O imperdível de Florença

Vista do rio Arno com a ponte ao fundo.

O imperdível de Florença

Sua beleza a poupou durante a Segunda Guerra.

Praça Michelangelo | Se prepare para uma das melhores e mais sensacionais vistas da cidade de Florença. Estou falando da Piazzale Michelangelo – Praça Michelangelo, em português. Essa, com certeza, é uma atração imperdível na cidade, pois desse mirante você poderá ver toda a cidade, inclusive a belíssima catedral, além das muralhas, das ruínas e da Ponte Vecchio.

O mirante fica do lado esquerdo do rio Arno e aqui você poderá encontrar algumas barracas vendendo souvenir, lanches e bebidas. Sugiro que você dedique cerca de uma ou duas horas neste local, pois a vista é de tirar o fôlego e, com certeza, você irá amar.

O imperdível de Florença

O mirante da Praça Michelangelo.

O imperdível de Florença

Daqui, você vê boa parte da cidade.

SOBRE O AUTOR

André Pain

Administrador atuando como auditor contábil em uma multinacional e viajante nas horas vagas, meu sonho de criança era conhecer o mundo. Hoje, meu maior prazer é ver isso se realizar toda vez que embarco para um novo destino.

Escreva um comentário

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Altier Moulin (@penaestrada) em