Novo trem vai ligar Brasil ao Peru

40

Atualizado em 1 de março de 2016

Uma novidade anunciada recentemente por um consórcio de empresas alemãs abre uma nova possibilidade para quem quer conhecer a Bolívia e o Peru sem gastar muito. Segundo os planos do grupo de empresas que pretende construir o projeto transoceânico, uma nova linha ferroviária deve ligar o porto de Santos, em São Paulo, ao porto peruano de Ilo, no Pacífico, passando pela Bolívia.

O anúncio oficial aconteceu durante um encontro de representantes do governo alemão e empresários. Na ocasião foi apresentada a proposta que deve ter também investimento brasileiro e peruano. Entretanto, apesar da notícia animadora, a operação do novo trem deve demorar e ainda não é certo que ele fará o transporte de passageiros.

Segundo a representante da Associação Empresarial para a América Latina (LAV), Judith Eckert, há imensos desafios a serem vencidos para o avanço das negociações. “Se pensarmos o que significa construir uma linha ferroviária do Atlântico ao Pacífico, passando por três países com os mais diversos aspectos, como os vários assentamentos indígenas e topografias diferentes, percebemos que este é um projeto de enormes dimensões e levará um longo tempo”, diz.

Embora seja quase impossível estimar o montante do investimento e o tempo necessário para a conclusão da obra, a LAV está convencida de que o projeto é possível de ser realizado.

Novo trem vai ligar Brasil ao Peru

Em 2014, China, Brasil e Peru assinaram um memorando de entendimento para estudar a viabilidade da linha ferroviária transcontinental. O país asiático tem demonstrado especial interesse no financiamento do megaprojeto, já que ele representa redução dos custos de importações e exportações, mas efetivamente pouca coisa andou deste a assinatura do documento.