Onde comer moqueca capixaba

6

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Entre todos os sabores capixabas ela é a tradição em forma de deliciosas postas de peixe servidas com pirão e arroz branco. Há quem a confunda com a moqueca baiana, então alguém sempre tem que explicar que a moqueca do Espírito Santo não tem leite de coco e nem azeite de dendê na lista de ingredientes. Assim, mais leve, preparada e servida na autêntica panela de barro das paneleiras de Goiabeiras, ela ganhou o título de original, já que o resto não passa de peixada, como dizem os nativos da ilha de Vitória.

E por falar na capital capixaba é na Ilha das Caieiras, um bairro simples da periferia da cidade, que você pode provar esse delicioso prato da forma mais tradicional possível. Nessa região formada em sua maioria por gerações de pescadores, o mar traz todos os dias o alimento que temos à mesa. Daqui, ganharam fama as desfiadeiras de siri que hoje se reúnem em uma cooperativa para fazer do trabalho diária mais uma forma de girar a economia do lugar.

Chego caminhando pelo pier que margeia a Baía de Vitória, atravesso uma ruazinha estreita e subo as escadas do Mirante da Ilha, o restaurante onde vou saborear a autêntica moqueca capixaba. Antes, sou surpreendido por uma deliciosa casquinha de siri servida com farinha e vinagrete. Isso só aumenta o meu apetite para o prato principal. A moqueca de badejo chega com o molho vermelho do urucum ainda fervendo. O cheiro saboroso inunda o ambiente. Duas postas de peixe, três distintas colheres de arroz, uma concha de pirão e uma banana da terra preparada também no estilo moqueca. Meu prato está pronto. Minutos depois, repito o ritual das colheradas. Ainda preciso dizer que estava uma delícia?

Onde comer moqueca capixaba

A vista do Mirante da Ilha, na Ilha das Caieiras.

Onde comer moqueca capixaba

A casquinha de siri feita tradicionalmente na Ilha das Caieiras.

Onde comer moqueca capixaba

A moqueca de badejo do Caranguejo do Assis, em Vila Velha.

Onde comer  moqueca capixaba

Se você quiser se aventurar na cozinha e preparar a legítima moqueca capixaba, aqui você encontra a receita detalhada com as instruções passo a passo. Mas, se achar melhor simplesmente saboreá-la sem ter trabalho algum, eu listei alguns lugares onde comer moqueca capixaba.

Vitória

Mirante da Ilha | Rua Felicidade Correia dos Santos, 953 – Ilha das Caieiras
Telefone: (27) 3323-7801
Papaguth | Praça do Papa – Enseada do Suá
Telefone: (27) 3225-5773

Vila Velha

Regina Maris | Av. Hugo Musso, 2327 – Praia de Itapoã
Telefone: (27) 3299-0897
Caranguejo do Assis | Av. Estudante José Júlio de Souza, 290 – Praia de Itaparica
Telefone: (27) 3289-8486

Serra

Maria Mariana | Av. Atapoã 10, Manguinhos – Manguinhos
Telefone: (27) 3243-2441
Enseada | Av. Engenheiro Ceciliano Abel de Almeida, 03 – Manguinhos
Telefone: (27) 3243-1413

Guarapari

Moqueca do Irmão Av. Donário de Jesus, 82 – Meaípe Telefone: (27) 98143-8290

Reserve já o seu hotel em Guarapari e garanta os melhores preços. 

A viagem a diferentes regiões do Espírito Santo foi um convite do Governo do Estado e do Sebrae/ES durante o Encontro Nacional de Blogueiros que aconteceu entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2013. Utilize a hashtag #descubraoes para acessar fotos, vídeos e outros conteúdos publicados no instagram e no facebook.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

6 Comentários

  1. Avatar

    Ah, mas vc esqueceu do lugar que eu ACHO O MELHOR PARA COMER MOQUECA CAPIXABA: ATLANTICA, na Praia da Costa.

    Pra mim, Curuca em Meaípe e Atlantica em Vila Velha… e agora gostei do Maria Mariana, em Manguinhos.

    Beijos

Escreva um comentário