Pesquisar
Close this search box.

Monumento Natural los Tres Ojos: imperdível em Santo Domingo

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Monumento Natural los Tres Ojos

O coração da metrópole dominicana nos reserva uma daquelas agradáveis surpresas. A poucos minutos do centro de Santo Domingo está o Monumento Natural los Tres Ojos, uma maravilha que vai encantar os seus sentidos em uma experiência muito agradável.

Esse conjunto de cavernas, de onde brotam lagos azuis de água translúcida, fica no bairro Santo Domingo Este e foi descoberto em 1916.

Estudiosos afirmam que a formação das piscinas naturais é um fenômeno que ocorre pouquíssimas vezes: os canais de água subterrânea emergem da terra formando os lagos que, preservados, mantêm traços da história dos primeiros habitantes da ilha.

Monumento Natural los Tres Ojos

Mantido pelo governo dominicano, o monumento tem boa estrutura com trilhas pavimentadas, esculturas em madeira e lanchonetes. As piscinas ficam a poucos metros da entrada do monumento, mas é preciso descer algumas escadas.

Lago de Azufre

O primeiro lago fica logo na chegada, e você poderá vê-lo ao descer a escada principal.

Seu nome, que significa lago de enxofre, se deve à substância branca que se encontra no seu fundo.

Monumento Natural los Tres Ojos

Entretanto, estudos científicos demonstraram que se trata de cálcio e outros minerais – não é enxofre como imaginavam os antigos exploradores.

O lago tem quatro metros de profundidade, mas, por causa da transparência da água, é possível ver detalhes do fundo.

Lago las Damas

O segundo lago que visitei recebe esse nome porque é mais reservado e mais raso: são, no máximo, 2,5 metros de profundidade.

Monumento Natural los Tres Ojos

Por isso, ele era destinado para mulheres e crianças se banharem. Mas, atualmente,  não é permitido nadar em nenhum dos lagos. 

Lago La Nevera

Escondido da luz solar, esse é o mais frio de todos os lagos, por isso é chamado de frigorífico – a temperatura não avança muito além dos 20 graus e a profundidade ultrapassa os cinco metros.

Monumento Natural los Tres Ojos

No fundo da caverna que cobre o lago, é possível ver raios de luz que chegam pelo labirinto de rocha. A claridade vem do quarto lago, o Los Zaramagullones e, para chegar até lá, é necessário usar uma barca.

Los Zaramagullones

O Los Zaramagullones foi o quarto lago que visitei e seu nome se deve a uma espécie de pato que vive nele.

A emoção de chegar perto dele é quase indescritível: a vegetação que rodeia o lago, os peixes que chegam à margem e o som das gotas d’água que escorrem pelas estalactites aguçam nossos sentidos.

Com mais de seis metros de profundidade, esse é o único lago que fica ao ar livre. Os paredões que envolvem o Zaramagullones têm mais de 220 metros de circunferência e estão cobertos pela mata nativa preservada.

Descubra o Monumento Natural los Tres Ojos

Quanto custa

A entrada no Monumento Natural los Tres Ojos custa DOP 100. Para atravessar do Lago La Nevera até o Los Zaramagullones, é preciso pagar uma taxa de RD$ 50.

Quando ir

O horário de funcionamento do parque onde estão as cavernas e os lagos é das 8h30 às 17h30.

De junho a setembro, a ocorrência de furacões e tempestades ciclônicas pode ser maior. É nesse período que os preços quase batem no chão, já que o número de turistas cai bastante.

Dezembro e janeiro sãos os meses mais movimentados. Nessa época, o céu é o limite para os preços.

Os dominicanos têm orgulho de afirmar que o seu país tem sol e calor o ano inteiro. Mais do que sol, eu diria que eles têm calor o ano inteiro. Mesmo nos dias nublados, a alta umidade do ar vai lhe fazer transpirar como nunca.

Como chegar

O Monumento Natural los Tres Ojos fica a cerca de 40 minutos do centro de Santo Domingo. O acesso é feito pela Avenida Las Americas, próximo ao Parque del Este.

A mais importante empresa de ônibus do país é a Caribe Tour, que tem uma frota nova que nos leva a diferentes pontos do país. Outras empresas, como a Metro e Expreso Bávaro, também têm saídas regulares.

Como as distâncias entre uma cidade e outra são pequenas, uma boa opção é alugar um carro para conhecer melhor os diferentes aspectos do país. O trânsito nas principais cidades dominicanas é tão complexo que eu explico isso em Entenda o trânsito de Santo Domingo.

Monumento Natural los Tres Ojos

Onde ficar

Santo Domingo é uma cidade complexa, agitada e com um trânsito mais que caótico: nos momentos de pico, os engarrafamentos são quilométricos. Por isso, escolher bem onde ficar faz toda a diferença.

→ Opções de hospedagem em Santo Domingo

Para conhecer melhor a cidade, o ideal é ficar no Centro.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na República Dominicana por até 90 dias.

Documentos

Você precisar apresentar o passaporte com validade de seis meses. Carteira de identidade não é aceita.

Dinheiro

A moeda oficial é o peso dominicano, representado pela sigla RD$. A melhor opção é levar dólares. 

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória, independentemente do motivo da viagem e da idade do viajante.

Informações sobre covid-19

Desde 23 de abril de 2022, não é necessário apresentar o comprovante de vacinação para covid-19 nem testes RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) negativos para entrar na República Dominicana. Testes aleatórios também estão suspensos.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como mergulhar de cilindro ou praticar outros esportes de aventura – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da República Dominicana

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da República Dominicana.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Oi Danielle, obrigado pelos elogios.

    Como o Parque é coberto por grandes árvores, não há incidência direta do sol nas lagoas. Entretanto, eu sugiro que você visite por volta do meio-dia quando a luz é mais direta.

    Um abraço.

  2. Olá Altier,

    Primeiramente gostaria de dizer que ainda não conhecia o blog, achei fantástico! Posts diretos e recheados de fotos belíssimas. Muitas estrelinhas pra vc! 🙂

    Estou indo à RD no final desse mês, terei um dia e meio para conhecer Santo Domingo e pelo que li dos relatos, além da zona colonial, fiquei muito interessada em conhecer o parque de los 3 ojos. Minha maior dúvida é se existe um horário ideal para ir lá. Digo isso porque quando fui à gruta azul em Bonito-MS li pessoas dizendo que o ideal era ir quando o sol estava em determinada posição, pois assim a água ficaria mais azul devido à incidência dos raios solares.
    Lá nos 3 ojos funciona da mesma forma? Em que horário aproximadamente vc foi? Acha que fará diferença a minha preocupação em escolher o horário ideal ou isso é besteira?

    Obrigada! Parabéns novamente pelo blog!
    Abraços!

  3. Oi Letícia,

    Eu fui de carro, acompanhado por duas pessoas que moram lá. Não vejo necessidade de ir acompanhado com guias, portanto é realmente opcional.

    Um abraço!

  4. Obrigada Altier,

    Vou ver se “encaixo” esse passeio. Estarei das 9h as 15h em Sto. Domingo. O ruim é que estaremos com malas.
    Eu tinha pensado em fechar com um táxi para nos esperarmos lá.
    De que forma vc fez essa visita? Excursão? Táxi?
    Pergunto porque vi em um site que é recomendado ir com guias.

    Abraço

  5. Oi Leticia,

    O parque não e muito grande e o caminho do estacionamento até a entrada das grutas é calçado, regular e bem arborizado. Para chegar às piscinas existem algumas escadas, mas nada impossível de ser acessado. Acredito que seja possível sim levar os seus pais sim, basta ir com calma. A área das piscinas é pequena e eles não vão caminhar muito.

    Um abraço!

  6. Vou para Santo Domingo em fevereiro e queria conhecer esse parque. Você acha difícil o acesso às lagoas? O parque é muito grande?
    Quanto tempo demora para ver as quatro lagoas? Há muitas escadas? Vou com meus pais idosos e queria saber se eles vão conseguir aproveitar ou se é melhor fazer outra coisa mais light…

  7. Oi Deise,

    Infelizmente não. Como eu informo no final do post, não é permitido nadar em nenhum dos lagos. Temos que nos contentar em ver, apenas.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *