Milhas: o segredo para viajar de graça

2

Atualizado em 13 de julho de 2015

A minha vida mudou quando descobri os programas de milhas das companhias aéreas. Desde então, quase todos os meus gastos são convertidos em pontos nos cartões de crédito e, que mais pra frente, se transformam em passagens aéreas nacionais e internacionais. Igualmente, quem viaja com frequência – mesmo que a trabalho – pode acumular pontos e ganhar uma passagem com o programa de milhagem. Se você ainda não se inscreveu em um deles, tire suas dúvidas sobre o serviço nessa matéria do Folha Online.

1. O que é a milha-prêmio? É a milhagem obtida por bonificação na companhia aérea. Normalmente a cada distância de 1 milha voada, o passageiro inscrito em um programa de milhagem ganha uma milha-prêmio, se estiver voando na classe econômica. Na classe executiva, há ainda um bônus de 25% sobre as milhas voadas e, na primeira classe, de 50%.

2. O que são os cartões prateados e dourados? São cartões oferecidos a passageiros que já acumularam grande quantidade de milhas. As regras para obter os cartões especiais variam em cada companhia. Quanto maior o status do cartão maiores as vantagens e o bônus sobre milhas voadas.

3. Como acumular milhas? Além das milhas voadas, também é possível acumular milhas com cartões de crédito associados, postos de gasolina, restaurantes, hotéis e locadoras de carro. Consulte o manual de seu programa de viagem para ver quais são as empresas e cartões associados.

4. O que posso fazer com as milhas? O primeiro benefício é trocar por passagens aéreas gratuitas. Mas também é possível usar as milhas para fazer up grade de classe de serviço no avião, de econômica para executiva, por exemplo. Alguns hotéis também aceitam milhas para pagar diárias.

5. Posso comprar passagens para outra pessoa com minhas milhas? Sim. O participante do programa de milhagem poderá doar, a quem ele determinar, parte ou a totalidade de suas milhas, desde que autorizado por ele próprio, por meio de carta ou formulário específico assinados. Mas não é possível juntar milhas de dois cartões de pessoas diferentes para comprar uma passagem para quem quer que seja.

6. O que faço para creditar milhas voadas? O ideal é fornecer o número do cartão de milhagem já na reserva. De qualquer maneira, sempre apresente o cartão na hora de fazer o check-in, junto com a passagem. Se você se esquecer, pode enviar para a companhia aérea uma cópia da passagem e do cartão de embarque até seis meses depois da viagem, para que as milhas sejam creditadas.

7. As milhas valem para qualquer época do ano? Depende da companhia. Em geral, há alguns períodos de embargo, que, muitas vezes, coincidem com a alta temporada. Há algumas que aceitam um pagamento complementar para quebrar o embargo. Seja qual for a época planejada para a viagem, faça reserva com bastante antecedência se pretende usar as milhas. Há poucos assentos reservados nos aviões para os bilhetes-prêmio.

8. Por quanto tempo valem as minhas milhas? Isso também vai variar de acordo com a sua companhia. Em todos os programas, esses pontos têm um prazo de validade determinado. O blog Melhores Destinos tem um post bem interessante sobre isso. Leia aqui.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário