Atualizado em 5 de setembro de 2021
A capital da província de Ontário é a maior cidade canadense. Cosmopolita, ela recebe de braços abertos milhões de turistas que desembarcam aqui todos os dias. E não é preciso muito tempo para descobrir que cada um tem seus lugares preferidos na cidade, e eu conto agora quais são os meus lugares favoritos em Toronto.
Como eu gosto bastante de museus, o Royal Ontario Museum jamais poderia ficar de fora dessa lista. A coleção do museu inclui história natural, com exposição de espécies de animais de todos os continentes, e história da humanidade, com esculturas de vários países – com destaque para Japão, China e Coréia. Na seção de peças egípcias, há objetos, sarcófagos e múmias. O museu tem, ainda, mostras especiais temporárias, como a que visitei sobre Bollywood, o cinema indiano.
Na galeria de história natural, os imensos dinossauros, reconstruídos a partir de fósseis reais, são a sensação. Esses monstros gigantes, tão reais em nossa imaginação, ganham uma dimensão realista a cada passo. Há, ainda, centenas de outros fósseis espalhados pelo museu.

A moderna fachada do Royal Ontario Museum.

Um dos fósseis de dinossauro do museu.
Um parque e um prédio histórico
Descendo pela Queen’s Park Street está o Queen’s Park. Ele é pequeno, é verdade, mas nem por isso menos charmoso que os outros da cidade. Essa área verde funciona como um refúgio para os dias quentes, e ele fica bem no centro de Toronto.
Aqui, está a Legislative Assembly of Ontario. Construído em 1893, é um dos prédios mais bonitos da cidade – em minha opinião –, e vale a pena fazer uma visita.
Eu não sei você, mas eu sou fascinado por recordes, números e coisas assim. Então, eu não poderia deixar de mencionar a Yonge Street. Ela é simplesmente a rua urbana mais longa do mundo e, realmente, parece não ter fim.

A rua urbana mais longa do mundo.
Toronto vista do alto
Outra atração de que gosto muito – e o mundo inteiro também – é a CN Tower. Ela está por todos os lados. Basta olhar para o céu, e ela estará lá. Eu acho esse lugar tão especial que escrevi um post com mais detalhes sobre ele.
Toronto tem construções vultosas, prédios imponentes e até castelos, e isso nos lembra que estamos em terras reais. Um desses exemplos é a Catedral Saint James, esse imenso templo anglicano abriga a primeira comunidade religiosa do país e seu estilo gótico, com torres pontiagudas, se destaca na cidade.
A Casa Loma é outra dessas construções famosas que a gente tem que ver de perto. Ela é, na verdade, um palácio que dizem ter sido construído em nome do amor, mas a história não confirma essa versão. O que contam, oficialmente, é que esse castelo foi planejado por um grande investidor de Ontário que faliu antes mesmo de terminar a obra. Hoje, ele é um museu com objetos que lembram um pouco da família que nele morou.

A CN Tower pode ser vista de todos os lugares de Toronto.

A fachada da catedral que abriga a primeira comunidade religiosa da cidade.

O estilo gótico da Catedral Saint James.

Casa Loma: será que foi por amor?
Lago Ontário
Claro, eu jamais poderia deixar de incluir na minha lista de lugares favoritos em Toronto, o lago que abençoa essas terras. Seja para fazer uma caminhada no fim da tarde, seja para aproveitar um passeio pelas ilhas e pelos canais que se formam naturalmente, você não pode deixar de apreciar o Lago Ontário.
No verão, o Harbour Square Park com seus píeres, vira um movimentado ponto de encontro com atividades de vários tipos – especialmente nos finais de semana. É o máximo!

Caminhar pela margem do Lago Ontário é um programa obrigatório no verão.

A navegação pelo Lago Ontário tem paisagens belíssimas.
Planeje sua visita à CN Tower
Quanto custa | A entrada para a CN Tower custa CAD 33. O tíquete para o Royal Ontario Museum custa CAD 17.
Quando ir | O Canadá tem clima temperado e as estações aqui são bem definidas. No inverno, entre dezembro e março, faz muito frio, a neve é abundante e os termômetros estão sempre bem abaixo do zero em Toronto. No verão, especialmente entre julho e agosto, os dias são mais quentes e ensolarados. Nessa época, Toronto se enche de cores e a cidade fica mais movimentada, com todo mundo fazendo atividades ao ar livre.
Como chegar | O principal aeroporto de Toronto é o Pearson (YYZ). Ele recebe voos de outras cidades canadenses e também de outros países.
Onde ficar | Toronto é gigantesca e escolher bem um lugar para ficar faz toda a diferença. Old Town Toronto é a parte mais histórica da cidade e fica bem perto do Lago Ontário e da CN Tower. Além disso, aqui você terá inúmeras facilidades como lojas, restaurantes e transporte público. Encontre e reserve seu hotel em Toronto.
Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar no país. Veja como solicitar o visto para o Canadá.