Jovens podem viajar de graça pelo Brasil

44

Atualizado em 5 de abril de 2018

Depois de muito tempo, finalmente começou a valer a nova regra que permite que jovens de todo o país possam viajar de graça para outros estados. Mas é importante observar que só pode participar do programa lançado pelo Governo Federal quem tiver entre 15 e 29 anos e renda familiar de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso estar inscrito no Cadastro Único, o CadÚnico.

De acordo com o Decreto nº 8.537, as empresas de transporte rodoviário ficam obrigadas a disponibilizarem gratuitamente duas vagas para os jovens que participarem do programa Identidade Jovem.

A nova lei, além de reservar lugares nas empresas de ônibus, garante passagens de graça em trens de passageiros. Uma ótima oportunidade para quem quer conhecer a estrada de ferro que liga Vitória, no Espírito Santo, a Belo Horizonte, em Minas Gerais, por exemplo.

E tem mais: quando as duas vagas gratuitas forem ocupadas, as empresas serão obrigadas a oferecerem outras duas vagas com no mínimo 50% de desconto do valor cobrado.

Como viajar de graça

Para obter a Identidade Jovem é preciso ter entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e estar inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

O documento deve ser solicitado pela internet ou por aplicativos de smartphones, como eu explico neste post. De acordo com a assessoria da Caixa, banco responsável pela emissão do documento, a expectativa é de que a Identidade Jovem esteja disponível em quatro meses.

Para viajar de graça é bem simples. Basta apresentar o documento com até três horas de antecedência da viagem diretamente no guichê da empresa. Depois desse prazo as vagas reservadas para o programa poderão ser vendidas normalmente. A mesma regra vale para as passagens com desconto. Além da Identidade Jovem é preciso apresentar um documento com foto.

As empresas poderão verificar a validade do documento por meio do QR CODE, e quando recursarem a oferecer o bilhete gratuito ou com desconto, deverão justificar isso por meio de um documento, caso o solicitante deseje. Reclamações e dúvidas deverão ser encaminhadas para a Agência Nacional de Transporte Terrestre, ANTT.

O texto que regulamenta essa nova regra foi aprovado em 2013 e publicado no Diário Oficial da União em 6 de outubro de 2015. Essa mesma lei garante meia-entrada em cinema, teatros, estádios de futebol e outras atividades culturais.

Para se cadastrar, acesse o site da ID Jovem.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

44 Comentários

    • Avatar

      Não é assim que funciona, não! Você só tem direito à sua passagem, não pode levar ninguém.
      Cada ônibus deve ter 2 assentos reservados para pessoas participantes do programa, ou seja, é possível que você vá procurar uma passagem para determinada viagem, mas os assentos já tenham se esgotado. Nesse caso, a empresa é obrigada a vender um assento convencional (ou seja, um assento não reservado para o programa) por 50% do valor.

  1. Avatar

    Que matéria sensacional. Isso vai valer para que tipo de transportes, tem ideia?

    Então, há pouco tempo vi que tem como viajar de graça através da FAB. Força Aérea Brasileira. Talvez esteja interconectado.

  2. Avatar

    Boa iniciativa mas…. Tem jovem que a família pode pagar quantas viagens quiser e pessoas mais velhas sem condições… Isso tinha que ser disponível pra QUEM NÃO PODE PAGAR.

    • Altier Moulin

      Já existe um programa semelhante para pessoas mais idosas, Cherry. E eu não sei se você leu a matéria, mas os jovens que podem participar desse programa são apenas os de família pobre, que não podem pagar. 🙂

    • Altier Moulin

      Oi Ana,

      É renda familiar de até dois salários, ou seja, a soma de todos os salários da família não pode ultrapassar isso. 😉

      Um abraço.

  3. Avatar

    Cara como faço pra me manter atualizado sobre o assunto?? e esse programa me permite ir por exemplo, de Espirito Santo a Rondônia ou apenas para estados vizinhos??

  4. Avatar
    Guilherme Barbosa Magalhães on

    Que doce ilusão… nunca é de graça. O custo deste passageiro vai ser diluído entre todos os outros que pagam passagem… É que nem a meia entrada do cinema.

Escreva um comentário