Atualizado em 2 de agosto de 2018

A ilha de Comino é uma das muitas que formam o pequeno e maravilhoso país de Malta. Aqui, nesta ilhota com pouco mais de dois quilômetros quadrados, fica uma das maiores atrações maltesas: a Lagoa Azul.

Com águas transparentes e areia branca, essa ilha é magnífica por tanta beleza, tanta vida e tantas cores. Aqui, passei um dia incrível junto com a Hello Malta Tours, que faz passeios diários para a ilha de Comino e para a Lagoa Azul.

Pontualmente, às 09h15, o ônibus me pegou no hostel para iniciarmos o passeio, que eles chamam de Daily Comino & Blue Lagoon Cruises. Fomos, então, até o porto de Sliema, de onde o barco sai, e de lá seguimos para Comino, numa viagem que durou cerca de 40 minutos.

Ilha de Comino: o passeio na Lagoa Azul

Isso mostra porque conhecer a ilha de Comino é imperdível.

Estrutura do barco

Durante o percurso, você pode contemplar a vista surpreendente de diversas partes da ilha e aproveitar para tomar um chopp bem gelado, um vinho, um refrigerante ou – até mesmo – uma água.

É que o cruzeiro oferece um serviço open bar, além de um lanche quando chegamos a Comino. Eu recomendo este tipo de serviço, porque o custo benefício é ótimo, além de poder aproveitar sem se preocupar com quanto está gastando.

Ilha de Comino: o passeio na Lagoa Azul

Este passeio é realmente imperdível, não acha?

O barco em que fizemos a viagem tem uma ótima estrutura: são três andares, banheiros e muito conforto e espaço para os turistas.

Assim que cheguei à ilha de Comino, foi servido um sanduíche: tinha opção com atum e com presunto e queijo. Então, aproveitei para comer algo antes de descer do barco para conhecer a ilha.

Ilha de Comino: o passeio na Lagoa Azul

Fiquei até sem reação diante deste lugar.

Seria aqui o paraíso?

Logo que vi a Lagoa Azul fiquei sem palavras. Na verdade, sem reação, tamanha a beleza que estava diante dos meus olhos: a transparência da água, refletindo o lindo céu azul, me deixou sem saber o que fazer: confesso que fiquei um bom tempo apenas admirando toda a beleza que estava diante de mim.

Ilha de Comino: o passeio na Lagoa Azul

No verão, muitos barcos chegam a Comino.

A sensação de estar aqui foi maravilhosa, até que decidi entrar na água. Além da alta salinidade do Mar Mediterrâneo, a água estava extremamente gelada. Não é apenas fria: eu disse que estava extremamente gelada, a ponto do meu corpo adormecer de tanto frio.

A água estava extremamente geladaa.

O mais engraçado é que, enquanto fazia 35 graus lá fora, dentro da Lagoa, a sensação era completamente outra. Mas, confesso que, mesmo assim, aproveitei bastante e curti demais este lugar.

A Lagoa Azul não é muito funda, então, dá para mergulhar tranquilamente, fazer esnórquel, nadar e simplesmente relaxar. É um destino ideal para pessoas de todas as idades, já que o acesso é fácil e estrutura da ilha está preparada para receber os turistas.

Seria aqui o paraíso?

Durante o passeio à ilha de Comino, aproveitei para caminhar um pouco nas trilhas de pedras e apreciar a bela paisagem.

Eu fiquei, aqui, durante, aproximadamente, quatro horas, o que acho que foi tempo suficiente para curtir bastante a ilha, nadar, tirar fotos, caminhar e até relaxar em uma das cadeiras de praia disponíveis para aluguel.

Uma curiosidade sobre Comino e a Lagoa Azul é que, aqui, foram gravadas algumas cenas dos filmes Ao Sabor das Ondas e O Conde de Monte Cristo.

Essa é a Lagoa Azul.

Planeje seu passeio para a ilha de Comino

Quanto custa | O passeio de um dia pela ilha de Comino custa EUR 25, e crianças de cinco a 17 anos pagam EUR 17. Menores de cinco anos não pagam. Na ilha, você pode fazer várias atividades, como andar de caiaque, por EUR 10.

Ilha de Comino: o passeio na Lagoa Azul

O ônibus que me levou para o passeio.

Quem leva | Quando estiver em Malta, não deixe de visitar a ilha de Comino e a Lagoa Azul. A agência Hello Malta Tours me ofereceu um serviço de excelente qualidade e com certeza é uma das melhores empresas para fazer passeios em Malta.

O basrco da Hello Malta Tours.

Quando ir | A melhor época para visitar Malta e fazer este passeio é no meio do ano, de junho a agosto. Como é verão da Europa, os preços ficam mais altos e tudo fica mais lotado. Mas, é nesta época que a água está menos gelada. Eu estive na Ilha de Comino no início de maio e a água estava muito fria.

Onde ficar | Sugiro que você fique hospedado nas cidades de St Julians ou Sliema. St Julians é moderna, para os padrões de Malta, e tem diversos restaurantes, bares, boates e um excelente número de hotéis e hostels: eu fiquei no PV Hostel. O acesso fácil ao transporte público também é uma das vantagens para quem se hospeda aqui. Veja opções de hospedagem em St Julians.

Já a cidade de Sliema tem uma orla maravilhosa. Quem se hospeda aqui, além de estar perto da agitação de St Julians, poderá curtir os bares e restaurantes que têm uma vista incrível para o mar Mediterrâneo. A tranquilidade de Sliema faz dela um lugar único em Malta. Veja opções de hospedagem em Sliema.

Ilha de Comino: o passeio na Lagoa Azul

A opções de atividades que você pode fazer aqui.

Como chegar | A forma mais simples de chegar à ilha de Comino e à Lagoa Azul é reservando um passeio com a Hello Malta Tours. Ela vai cuidar de tudo para o seu passeio, e você só vai se preocupar em curtir a viagem.

Não há voos diretos do Brasil para Malta e, por isso, você terá que fazer escala em outro país europeu: eu fiz na Suíça, como mostro em: Escala em Zurique? Aproveite para conhecer o centro. O Aeroporto Internacional de Gudja (MLA) é o principal do país, mas também é possível chegar á ilha a bordo de um cruzeiro.

Essencial sobre Malta

Visto e documentos | Brasileiros não necessitam de visto para visitar o país, mas é preciso apresentar o passaporte. Se quiser estudar e trabalhar, você terá que ter uma autorização para isso. Para saber mais, leia: Visto para Malta agora permite estudo e trabalho.  Nenhuma vacina específica é obrigatória.

Seguro viagem | O seguro viagem é obrigatório em Malta. Sem ele, você pode ser impedido de entrar no país. Além disso, com o seguro, você tem garantia de que terá atendimento médico de urgência. Eu indico a Seguros Promo, que tem um sistema muito bom para comparar os preços de várias seguradoras. Eu sempre compro com eles.

Dinheiro | A moeda de Malta é o euro identificado pela sigla EUR e pelo símbolo €. O real não é aceito por aqui, já o dólar pode ser trocado com facilidade nas casas de câmbio.

Veja todos os posts de Malta

Minha viagem teve o patrocínio de Hello Malta Tours.

SOBRE O AUTOR

André Pain

Administrador atuando como auditor contábil em uma multinacional e viajante nas horas vagas, meu sonho de criança era conhecer o mundo. Hoje, meu maior prazer é ver isso se realizar toda vez que embarco para um novo destino.