Igreja e Residência Reis Magos em Nova Almeida

2

Atualizado em 20 de fevereiro de 2018

Quem chega ao município de Serra, a 20 quilômetros de Vitória, geralmente vem atraído pelas águas calmas de praias como as de Manguinhos e Jacaraípe. Entretanto, quem pisa nessa terra não precisa se limitar ao banho de mar. Aqui, no distrito de Nova Almeida, encontrei uma atração que data ainda do período colonial e que está muito bem conversada: a Igreja e Residência Reis Magos.

Ela foi construída a poucos metros da Praia Grande, sobre um pequeno monte a 40 metros de altura. Já lhe adianto que a vista daqui de cima é incrível. Essa edificação tem estilo colonial com fortes traços da arquitetura jesuíta e é rodeada por palmeiras centenárias que compõem um cenário atraente e bucólico.

Igreja e Residência Reis Magos

Fachada da Igreja e Residência Reis Magos.

Igreja e Residência Reis Magos

Pátio: a primeira visão que temos ao entrar no prédio.

Igreja e Residência Reis Magos

Vista parcial de Praia Grande.

Igreja e Residência Reis Magos

O altar da igreja.

Detalhes do passado

O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1943. Restaurada recentemente, a igreja e a antiga residência dos jesuítas tem ainda dois anexos. Neles funcionaram o fórum e a cadeia municipal. Passear por esses corredores, observar os poucos móveis que ainda permanecem intactos e tocar as paredes feitas de rochas coralíneas e óleo de baleia quase nos leva de volta ao tempo em que padres e tupiniquins tentavam estabelecer uma relação amigável.

Das janelas do segundo andar, na parte frontal da igreja, vejo uma imensa área gramada onde as palmeiras brotam imperiosas. É aqui que todos os anos, no dia 26 de dezembro, acontece a tradicional Puxada do Mastro, uma festa em homenagem a São Benedito que é embalada pelos tambores das bandas de Congo. De terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada franca.

Igreja e Residência Reis Magos

Os corredores do segundo andar.

Igreja e Residência Reis Magos

O anexo onde funcionou a cadeia municipal.

Igreja e Residência Reis Magos

O contra-luz das janelas.

* A viagem a Nova Almeida foi um convite do Governo do Estado e do Sebrae/ES durante o Encontro Nacional de Blogueiros no Espírito Santo que aconteceu entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2013. Utilize a hashtag #descubraoes para acessar fotos, vídeos e outros conteúdos publicados no instagram e no facebook.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário