Atualizado em 10 de agosto de 2016
Na República Dominicana, a minha experiência com feijão atingiu o seu ápice. Eu jamais imaginei que seria capaz de comer feijão doce, mas não tive como resistir e provei a deliciosa habichuelas con dulce.
Eu tenho amigos dominicanos e, desde sempre, eles me falavam desse prato. Mas eu confesso que, quando ouvi a respeito, a minha primeira reação foi de desprezo e de estranheza. Afinal de contas, para nós, brasileiros, o feijão tem um lugar certo no prato: sempre ao lado do arroz e com aquele tempero que a gente conhece muito bem.
Nessa exótica sobremesa, o feijão vermelho é preparado como um caldo grosso e, então, se juntam o açúcar, algumas uvas passas e um pouco de canela. Depois de pronto, acrescentam-se pequenos biscoitos doces sobre o prato. Quente ou frio, ele é muito saboroso.
Como você viu, aqui, na República Dominicana, os grãos do feijão vermelho ganham outro sabor e, para falar a verdade, não há uma receita única que seja seguida por todo o país. Cada família prepara a habichuelas com dulce de uma maneira, acrescentando ou eliminando algum ingrediente.
Porém, mesmo sendo modificada nas diferentes regiões do país, essa é uma forte tradição dominicana e faz parte de sua cultura, sendo consumida, especialmente, durante a Páscoa.