Habichuelas con dulce 

0

Atualizado em 10 de agosto de 2016

Na República Dominicana, a minha experiência com feijão atingiu o seu ápice. Eu jamais imaginei que seria capaz de comer feijão doce, mas não tive como resistir e provei a deliciosa habichuelas con dulce.

Eu tenho amigos dominicanos e, desde sempre, eles me falavam desse prato. Mas eu confesso que, quando ouvi a respeito, a minha primeira reação foi de desprezo e de estranheza. Afinal de contas, para nós, brasileiros, o feijão tem um lugar certo no prato: sempre ao lado do arroz e com aquele tempero que a gente conhece muito  bem.

Nessa exótica sobremesa, o feijão vermelho é preparado como um caldo grosso e, então, se juntam o açúcar, algumas uvas passas e um pouco de canela. Depois de pronto, acrescentam-se pequenos biscoitos doces sobre o prato. Quente ou frio, ele é muito saboroso.

RECEITA DE HABICHUELA CON DULCE

Ingredientes

4 xícaras de feijão vermelho cozido
6 xícaras da água do feijão cozido
2 xícaras de leite de coco
3 xícaras de leite
½ colher de chá de sal
1 xícara de açúcar
½ xícara de passas
2 paus de canela
10 cravos-da-Índia
250 gramas de batata-doce
1 xícara de biscoitos de leite

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho na noite anterior. Ferva o feijão em bastante água até ficar muito macio. Espere esfriar até a temperatura ambiente. Bata a água e o feijão no liquidificador e, depois, coe para tirar pedaços maiores que não foram triturados.

Coloque o feijão, o leite de coco e a metade do leite em uma panela e cozinhe em fogo médio. Quando começar a ferver, adicione o restante do leite, o sal, a açúcar, as passas, a canela, os cravos e a batata-doce descascada e cortada em cubos, e cozinhe em fogo médio por dez minutos mexendo regularmente para evitar que o caldo grude no fundo da panela.

Depois, deixe esfriar até a temperatura ambiente e leve à geladeira por, pelo menos, uma hora. Para servir, coloque os biscoitos sobre o caldo do feijão.

Como você viu, aqui, na República Dominicana, os grãos do feijão vermelho ganham outro sabor e, para falar a verdade, não há uma receita única que seja seguida por todo o país. Cada família prepara a habichuelas com dulce de uma maneira, acrescentando ou eliminando algum ingrediente.

Porém, mesmo sendo modificada nas diferentes regiões do país, essa é uma forte tradição dominicana e faz parte de sua cultura, sendo consumida, especialmente, durante a Páscoa.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário