Cinco destinos para curtir um vinho no inverno

0

Atualizado em 17 de julho de 2018

Para quem gosta de saborear um bom vinho no inverno, um dos programas mais gostosos é fazer as malas e se mandar para um dos destinos onde o friozinho deixa tudo ainda mais atraente. E como amamos viajar, o que não falta são cidades cheias de vinícolas para gente aproveitar.

Por isso, eu reuni algumas regiões onde você pode ter uma experiência completa: paisagens incríveis, neve caindo na janela e um vinho saboroso sobre a mesa. São destinos aqui no Brasil e, também, na Argentina, no Chile e no Uruguai.

Destinos para curtir um vinho no inverno

Cinco destinos para curtir um vinho no inverno

O que não falta são cidades cheias de vinícolas para gente aproveitar.

Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado é uma das mais belas cidades da Serra Gaúcha e o mais importante destino de inverno do Brasil. Nesta época, a cidade fica ainda mais charmosa e cheia de turistas.

Todo ano, acontece, também, o Festival de Cinema na cidade, que tem uma grande influência da cultura alemã, apesar de ter, também, muitas paisagens que lembram a Suíça e a Itália.

Na produção de vinho, a mesa é farta. O moinho colonial e a natureza encantadora transformam uma viagem para Gramado em uma vivência inesquecível. Há vários hotéis em Gramado que proporcionam essa experiência, mas eu também selecionei alguns restaurantes ótimos para você conhecer. Veja em: Onde comer na Serra Gaúcha.

São Roque, São Paulo

Não é por acaso que São Roque, a pouco mais de 40 minutos de São Paulo, é famosa por ser a Terra do Vinho. Como herança de Portugal e da Itália, os imigrantes que chegaram por aqui, no final do século 19, deixaram uma rica tradição na produção de vinhos, com vinícolas espalhadas pela Estrada do Vinho – um roteiro muito conhecido por quem é apaixonado pela bebida.

Atualmente, são as pequenas propriedades produtoras de vinho as principais atrações turísticas de São Roque. Um ponto muito positivo daqui é que da para fazer um bate-volta da capital paulista em qualquer final de semana para curtir um vinho no inverno.

Mendonza, Argentina

Já a cidade de Mendonza, na Argentina, tem vinho e neve – será que existe algo mais perfeito? O lugar é ideal para quem quer curtir um vinho no inverno e ainda ostentar nas redes sociais.

Cheia de charme e paisagens incríveis, a região tem vinícolas, uma deliciosa culinária e muita história. Então, se vai para a terra dos hemanos, vale a pena dar uma esticada até aqui.

Cinco destinos para curtir um vinho no inverno

Carmelo é um excelente lugar para saborear um vinho no inverno.

Carmelo, Uruguai

Eu conheci Carmelo na última vez que fui ao Uruguai e me apaixonei pela cidade. Ela não faz parte de nenhum roteiro famoso eu já bastante explorado, e acho que foi por isso que tudo me surpreendeu.

A cidade é pequena, fica na margem do rio da Prata e seu estilo de vida leve e tranquilo é um convite a fazer caminhadas despretensiosas por parques coloridos e a passar um dia em um dos vinhedos da região. Eu conto mais da cidade em: Carmelo: conheça a nova queridinha do Uruguai.

Santiago, Chile

Quem é que nunca ouviu falar da qualidade do vinho chileno? Bem pertinho de Santiago, existem várias vinícolas de alta qualidade que oferecem degustação a visitantes, como as vinícolas Santa Cruz, Montes e Concha y Toro. Quem adora um bom vinho não pode perder a oportunidade.

O mais legal é que dá para harmonizar os vinhos daqui com a especialidade da culinária da cidade: frutos do mar, mas, claro, há muitas opções, como eu conto em:  Onde comer em Santiago do Chile.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário