Escala em Zurique? Aproveite para conhecer o centro

2

Atualizado em 19 de julho de 2018

A Suíça nunca esteve entre os meus destinos favoritos para viajar na Europa, até que descobri que teria uma escala em Zurique com duração de oito horas. Isso despertou meu interesse pela cidade e, apesar de corrido, esse tempo foi o suficiente para me deixar encantado e impressionado com tanta beleza.

Minha viagem começou no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) com destino final em Malta, mas com uma longa parada no Aeroporto Internacional de Zurique (ZRH). Quando vi que teria muito tempo no aeroporto, a primeira coisa que fiz foi pesquisar a distância entre o terminal aéreo e centro da cidade.

Escala em Zurique: aproveite para conhecer o centro

Dá para conhecer o centro se tiver uma longa escala em Zurique.

Nessa hora, tive uma grata surpresa, pois seria possível – e muito fácil – conhecer um pouco da cidade durante minha escala em Zurique.

É claro que, para fazer isso em uma escala, o tempo precisa ser muito bem administrado e o roteiro muito bem planejado, pois é preciso retornar ao aeroporto com tempo hábil para passar pela imigração e então embarcar no próximo voo.

Escala em Zurique: aproveite para conhecer o centro

Apesar de nunca imaginar isso, gostei muito de Zurique.

Siga as placas que dá certo

Logo que passei pela imigração, ainda um pouco perdido com tanta informação, eu segui as placas que indicavam a saída do aeroporto. Depois, identifiquei onde estava a estação de trem: é só seguir as placas com a palavra bahn, que significa trem em alemão, e pronto. Ali, eu poderia comprar um bilhete e seguir para o centro da cidade.

Escala em Zurique: aproveite para conhecer o centro

Você pode comprar o tíquete do trem nas máquinas da estação.

A estação de trem, que fica ao lado do aeroporto, se chama Zürich Flughafen, e para chegar ao centro o seu destino deve ser a estação Zürich HB –  viagem dura cerca de 15 minutos. O bilhete do trem custa CHF 12, e para comprá-lo – com a moeda local, o franco suíço (CHF), ou com seu cartão de crédito -, você pode utilizar as máquinas espalhadas pela estação. Para ver os horários do trem, acesse o site do transporte público de Zurique.

Como não existem catracas no trem, é importante guardar o seu bilhete, pois, às vezes, passam alguns fiscais e você pode precisar mostrá-lo.

Escala em Zurique: aproveite para conhecer o centro

A estação fica ao lado do aeroporto.

Um pouco do centro de Zurique

Ao chegar à estação, recomendo dar uma volta para conhecê-la, pois ela é grande e linda. Depois disso, siga para a rua Bahnhonfstrasse, que é a principal do centro de Zurique. Eu decidi caminhar por essa rua apreciando a arquitetura e observando o vai e vem dos suíços e dos turistas, que lotavam o centro da cidade naquele sábado de temperatura agradável.

Escala em Zurique: aproveite para conhecer o centro

Eu aproveitei para caminhar pelas ruas do centro.

Depois, segui caminhando até a rua Uraniastrasse. Aqui perto, do lado esquerdo, fica uma parte mais antiga e charmosa da cidade, que é o Centro Histórico.

Escala em Zurique: aproveite para conhecer o centro

Às margens do rio Limmat fica o Centro Histórico.

Eu recomendo que você pegue a rua Rennweg e caminhe pelas estreitas e belas ruelas com lojas, restaurantes e casas coloridas. Quando chegar ao final da rua, verá que, do lado esquerdo, existe uma escada. Suba os degraus e se encante com a vista do Parque Lindenhof. Daqui, você consegue ver parte da cidade além de estar aos pés do rio Limmat: é simplesmente incrível.

Depois de visitar o parque, desça até o rio e caminhe pelas margens até chegar à ponte que nos leva às igrejas Saint Peter e Fraumünster. Confesso que eu não tive tempo suficiente para visitar as duas, mas ambas são lindas e merecem boas fotos.

Escala em Zurique: aproveite para conhecer o centro

A bela igreja Fraumünster.

Após caminhar pelas margens do rio, decidi retornar para a estação de trem do centro da cidade, mas, antes, passei novamente pelas ruelas admirando outros lindos prédios, casas e pequenas praças da linda Zurique.

Escala em Zurique: aproveite para conhecer o centro

As tradicionais construções da Suíça.

Aproveite sua escala em Zurique

Como já disse, o tempo só me permitiu um passeio rápido, que, certamente, foi bem melhor do que ficar mofando no aeroporto. Mas, eu acho que só vale a pena se você tiver mais de cinco horas de escala em Zurique.

Escala em Zurique: aproveite para conhecer o centro

Fachada da estação de trem do centro de Zurique.

Quando planejei meu passeio, estimei que gastaria duas horas entre sair do avião e chegar ao centro e, depois, mais duas horas para sair da estação de trem do centro e chegar ao portão de embarque para o próximo voo.

Eu passei apenas cerca de três horas no centro de Zurique, mas garanto que valeu muito a pena. Conheci alguns brasileiros que passaram por aqui e, mesmo tendo uma escala longa, não saíram do aeroporto por medo de se atrasar ou por não falar alemão ou francês. Depois de ter feito o que fiz, eu posso garantir que é muito fácil aproveitar sua escala em Zurique.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

André Pain

Administrador atuando como auditor contábil em uma multinacional e viajante nas horas vagas, meu sonho de criança era conhecer o mundo. Hoje, meu maior prazer é ver isso se realizar toda vez que embarco para um novo destino.

2 Comentários

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.