Dólar na fatura do cartão de crédito vai mudar

0

Atualizado em 29 de novembro de 2018

O Banco Central do Brasil divulgou uma notícia que pode ser muito interessante para nós, viajantes. É que a partir de 2020, a cotação do dólar na fatura do cartão de crédito deverá ser o do dia da compra.

Hoje, a maioria das empresas e dos bancos utiliza a cotação do dia do fechamento da fatura, e é justamente isso que – quase sempre – nos dá um susto quando usamos a função crédito nas viagens ao exterior.

A nova medida só entra em vigor em março de 2020, já que o Banco Central precisa definir como isso será feito e, claro, as empresas terão um prazo para se adaptar. Mas, pelo menos, as coisas parecem mudar numa direção melhor para o nosso bolso.

Dólar na fatura do cartão

Só para você ter uma ideia, este ano, entre agosto e setembro, o dólar variou de R$ 3,70 para R$ 4,20. Ou seja, quem gastou lá fora e chegou de viagem teve um belo furo no orçamento. Por outro lado, o contrário acontece quando o dólar cai.

É importante lembrar que, independentemente do país onde você estiver fora do Brasil, os seus gastos serão convertidos para o dólar. Como você já sabe, a moeda americana é a referência para transações comerciais.

Então, se você for para Argentina, por exemplo, e gastar em pesos, no fechamento de sua fatura, este valor será convertido em dólares e, depois, em reais. Complicado, né? Mas esta é uma regra mundial.

De toda forma, a mudança no critério da cotação do dólar na fatura do cartão nos dará mais tranquilidade, pois as surpresas infelizes não mais existirão.

Não custa lembrar que a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) não teve alteração: você continuará pagando 6,38% para o governo toda vez que usar o cartão no exterior.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário