Dicas para esquiar pela primeira vez

8

Atualizado em 13 de julho de 2015

Uma grande parte dos brasileiros é mesmo louca para ver e brincar na neve. Por isso, muitos de nós aproveitam as férias de julho para conhecer destinos aqui pertinho – como Chile e Argentina – que têm quantidades mais que suficientes desses encantadores floquinhos brancos para esquiar pela primeira vez.

Acumuladas no decorrer da estação mais fria do ano, verdadeiras montanhas de neve nos esperam para estrear em um dos esportes mais praticados por aqui. Mas vamos combinar que naturalmente nós brasileiros não temos jeito pra coisa e muitas vezes nem sabemos como proceder e quais os cuidados devemos ter. Por isso, eu listei algumas dicas pra você se virar e mandar bem na neve.

Dicas para esquiar pela primeira vez

Roupas e equipamentos | O mais importante é a qualidade e não a quantidade. É altamente recomendável que você utilize roupas específicas para esquiar. Calças, meias e casacos impermeáveis não devem ser ignorados ou substituídos. Também é de extrema importância a utilização de equipamentos de segurança, como o capacete. Mesmo que a pista aparentemente não seja perigosa, esse é um acessório obrigatório. Também fique atendo ao tamanho dos equipamentos, pois eles devem estar perfeitamente ajustados.

Instrutor | Não vá se achando o sabe tudo e faça uma aula com um instrutor. Ele vai lhe dar uma noção de como praticar o esporte e evitar quedas. Em algumas estações como a de Huilo Huilo, no Chile, todas as atividades de neve têm guias e equipe técnica disponíveis para lhe ajudar.

Ambientação e Equilíbrio | Antes de começar a esquiar é importante se adaptar aos equipamentos e à neve. Faça um reconhecimento da área caminhando já com as botas de esqui. O equilíbrio e o posicionamento são as chaves para você aprender a esquiar. Portanto, mantenha os joelhos sempre flexionados e incline o corpo para frente, utilizando os bastões como auxílio.

Freio e Curvas | Agora que você já teve noções de posicionamento e já está ambientado com a neve, é bom saber frear. Um dos movimentos básicos é conhecido como cunha, em que as pontas dos pés são viradas para dentro. Basta abrir bem as pernas e fechar os esquis para dentro sem cruzá-los. Fazer curvas no esqui é relativamente fácil, mas tudo depende da velocidade em que você está: quanto mais devagar, mais fácil. Para fazer uma curva mais rápida a dica é inclinar o corpo para o mesmo lado da curva.

Olhe por onde anda | Esquiar requer muitos cuidados porque a neve pode encobrir pedras e troncos, por exemplo. Por isso, é muito importante ficar atento ao caminho que você está percorrendo. Então, nada de ficar olhando para o equipamento ou para o chão. Olhe para frente, pois assim será mais fácil para desviar de algum obstáculo.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Ivan De Aquino on

    Boa noite amigo. Gostaria de saber se em julho carro, tipo Corolla, consegue trafegar na estrada de San Carlos de Bariloche até Ushuaia.

    • Oi Abigail,

      Não, não há transporte público até lá. A cachoeira fica numa área mais remota dentro do Parque e só se chega lá em veículos 4×4.

      Um abraço.

        • Oi Lessa,

          Para entrar no Chile, nós brasileiros podemos usar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela esteja em bom estado de conservação e que tenha sido emitida há pelo menos dez anos.

          Um abraço.

Escreva um comentário