Cinco destinos literários onde as histórias viram realidade

0

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

O mundo é um livro e, quem não viaja, lê apenas uma página. Levando essa famosa frase ao pé da letra, que tal se jogar em alguns destinos literários? Conhecer lugares que inspiraram histórias, que transformaram gerações e que, antes, eram apenas fantasia. É isso que lhe aguarda em cada um desses cantos do mundo.

Muitos filmes e séries transformam os lugares em que foram gravados em pontos turísticos. O Senhor dos Anéis, na Nova Zelândia, Lost, no Havaí e, bem, o Harry Potter ganhou até um parque próprio, mas você pode visitar as locações originais na Inglaterra.

É fácil visualizar quando a tela da televisão ajuda, mas se tratando de livros, a imaginação vai mais longe. O site Lonely Planet fez uma lista de lugares que estavam apenas em seu imaginário e que podem ser vistos ao vivo nesses destinos literários que transformam as páginas em realidade.

Descubra alguns destinos literários

Cinco destinos literários onde as histórias viram realidade

Foto: Jason Jones Travel Photography/ Getty Images

País de Gales – Rei Arthur

Ninguém sabe se de fato existiu um rei Arthur, mas suas aventuras encantam muita gente até hoje. A cidade de Camelot, onde se passa a história do jovem rei, não existe no mapa, porém, o País de Gales tem orgulho em apontar Caerleon como a locação de diversas aventuras do treinamento do jovem cavaleiro. Aqui, você caminha por trilhas de natureza exuberante e rica.

Cinco destinos literários onde as histórias viram realidade

Foto: Igor Grochev/ Shutterstock

Finlândia – Moomin

Não são muitos os brasileiros que conhecem a família Moomin, criaturinhas fofas que lembram hipopótamos e vivem nos contos de fadas da Finlândia. Independentemente da sua familiaridade com a história deles, uma desculpa para visitar essa terra encantadora nunca é demais, não é mesmo?

Cinco destinos literários onde as histórias viram realidade

Foto: BlueOrange Studio/ Shutterstock

Ilhas do Caribe – Ilha do Tesouro

O Caribe não precisa de muita propaganda para ser seu próximo destino, mas que tal deixar essa viagem mais interessante? O clássico infanto-juvenil de Robert Louis Stevenson chega mais perto da realidade nas Ilhas Virgens Britânicas ou na Isla de Coco, na Costa Rica. Talvez você não aviste nenhum navio pirata, mas com certeza caminhar pelas florestas e relaxar na praia, vai parecer um conto de fadas.

Cinco destinos literários onde as histórias viram realidade

Foto: dicksingh/ Getty Images

Índia – Mogli

História transformada em filme pela Disney, Mogli fez parte da infância de muita gente. Se a África é o primeiro lugar que vem a mente quando você pensa em animais selvagens, pense novamente. Para fugir dos roteiros tradicionais e conhecer mais lugares incríveis do mundo, descubra o Parque Nacional de Ranthanbhorne, no Rajastão, o maior estado da Índia. Aqui, você pode avistar quase todos os animais do filme e se sentir na própria selva.

Cinco destinos literários onde as histórias viram realidade

Foto: Kriangkrai Thitimakorn/ Shutterstock

Himalaya – Tintin

As aventuras de Tintin acontecem em vários lugares, mas Tintin no Tibet é uma ótima desculpa para ir atrás das montanhas sagradas desse lado do mundo. Visitar o Nepal e o Tibet vai te transformar por dentro e por fora. Lugares como estes são muito espirituais e energéticos, e aqui, você pode alimentar seu lado aventureiro fazendo a rota de trekking para o acampamento base do Everest. Não se preocupe, não é para subir até o cume, esse caminho para o acampamento já é aventura o suficiente e, sem dúvida, muito melhor do que passar o dia no hotel.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário