Lugares para curtir o carnaval longe da folia

4

Atualizado em 20 de novembro de 2017

Ter uns dias de folga no calendário é sempre bom, mas nem todo mundo gosta da bagunça carnavalesca, não é mesmo? Afinal, ficar pulando no meio da pipoca não é para qualquer um. Mas, não se preocupe, porque também dá para aproveitar o carnaval longe da folia.

Se você não quer ver o confete caindo, mas não vai deixar um feriado passar de bobeira, se prepare para escolher seu destino e colocar o pé na estrada. No Brasil, existem muitas opções de lugares tranquilos para aproveitar muito e começar o ano oficial do brasileiro revigorado.

Onde curtir o carnaval longe da folia

Carnaval longe da folia

Domingos Martins, Espírito Santo

Domingos Martins é a queridinha dos capixabas que gostam de curtir o clima das montanhas. A cidade fica a 40 quilômetros da capital, Vitória, e é um dos destaques dessa região serrana.

A paisagem natural do lugar é de tirar o fôlego e o clima é bem ameno – com noites geladinhas – lembrando um pouco a Europa. Assim não dá para resistir, não é mesmo?

E não é porque o lugar é tranquilo que você não encontra atividades. Em Domingos Martins vocês pode curtir as piscinas naturais da Cascata do Galo, fazer rapel, rafting ou bóia-coss no Parque Estadual de Pedra Azul, ou até esticar a road trip e conhecer as cidades vizinhas, como Marechal Floriano e Araguaia.

Não deixe de experimentar o biscoito crispim e tomar o licor de jenipapo em um dos diversos restaurantes das famílias de imigrantes italianos e alemães que vivem na região.

Carnaval longe da folia

Foto: ICMBio

Serra da Canastra, Minas Gerais

Se você quer curtir o carnaval longe da folia sem nem pensar em se fantasiar, aproveite para ficar mais perto da natureza. No Parque Nacional da Serra da Canastra você nem vê a agitação carnavalesca, e sim paisagens belíssimas.

O programa por aqui é mergulhar em diversas cachoeiras, caminhar pelas trilhas, conhecer o Parque e dá até para participar de um safári fotográfico e tentar observar animais locais, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará.

Carnaval longe da folia

Punta del Diablo, Uruguai

Menos famosa que a queridinha Punta del Este, esta outra punta do Uruguai também tem seus encantos. Por receber menos atenção do turismo, a infraestrutura é um pouco menor, mas talvez isso seja o ideal para quem quer curtir o carnaval longe da folia.

O que você encontra por aqui são diversas praias paradisíacas, belas paisagens e uma atmosfera leve e descontraída, perfeita para relaxar. A Playa de la Viuda é a mais famosa da região, e vai agradar muito os surfistas.

Se subir na prancha não é para você, não se preocupe, as outras praias com certeza irão lhe agradar. Além disso, nada como apreciar um belo pôr do sol entre os barquinhos de pesca, certo?

Carnaval longe da folia

Ilha do Cardoso, São Paulo

A Ilha do Cardoso é para quem quer se desligar do carnaval mesmo. Digo se desligar porque, aqui, o celular não pega e energia elétrica é luxo. Mas, apreciar as belezas naturais deste paraíso compensa, e você nem vai lembrar do seu celular.

A capital paulista fica a 260 quilômetros daqui e, quase todo território da região está dentro de um parque estadual protegido. Ou seja, é beleza natural mesmo que você vai encontrar. Escolha uma das diversas piscinas naturais para curtir a preguiça, se exercite nas trilhas ecológicas e passe o seu carnaval longe da folia, bem zen.

Carnaval longe da folia

Bonito, Mato Grosso do Sul

Se você é leitor do blog há um tempo, sabe que eu sou fã desse lugar. Bonito vai muito além do nome, e as belezas daqui irão lhe deixar sem fôlego. Este é um destino para passar o carnaval admirando a natureza do nosso país.

Nada melhor do que mergulhar em diversas cachoeiras, fazer flutuação no Rio Sucuri, conhecer grutas e praticar arvorismo para esquecer completamente da bagunça carnavalesca.

Carnaval longe da folia

Jalapão, Tocantins

Outro dos meus paraísos queridinhos do Brasil, o Jalapão é um destino perfeito para curtir o carnaval longe da folia. Aqui, você consegue fugir de qualquer bagunça e aproveitar dias imersos em pura natureza.

Neste refúgio da sociedade você conhecer a rica fauna da região, visitar dunas douradas, riachos, cachoeiras e lagoas. O acesso pode ser um pouco difícil e exigir um veículo 4×4, mas acredite, vale a pena.

Para lhe dar mais um incentivo para conhecer este lugar – como ser precisasse – eu montei o melhor roteiro de viagem para o Jalapão.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

4 Comentários

  1. Avatar

    Nesse momento tudo que preciso é uma viagem assim, sozinha, junto a natureza… como é difícil desprender-se dessa selva que nos amarra com seus tentáculos.. vou surpreender a mim mesma, essa é minha meta ! Valeu as dicas que por acaso caiu sob meus olhos..

  2. Avatar

    Lugares sensacionais Altier.
    Sugiro para você conhecer e quem sabe também puder incluir em seus posts, a região Bragantina (Represa Jaguary, Pedra Bela com a Tirolesa) e Sul de Minas (Extrema, Camanducaia, Munhoz, etc).

    Esta é a região aonde vivo e temos ótimos lugares com aquele toque de tranquilidade ou de agito.
    Fica o convite ok…. Parabéns.

Escreva um comentário