Cuca Alemã

0

Atualizado em 28 de dezembro de 2016

No sul do país, onde a colonização alemã foi mais intensa, muitas receitas trazidas pelos imigrantes ultrapassaram os limites do tempo e permanecem na mesa das famílias por várias gerações. Uma dessas saborosas heranças é a cuca alemã, um tipo de bolo coberto com sabores diversos que você não pode deixar de experimentar.

A cuca, originalmente, era coberta por uma farofa crocante feita basicamente com farinha, manteiga e açúcar. Mas, aqui no Brasil, a receita ganhou inúmeros complementos, outras coberturas – como morango, leite condensado, requeijão, coco, uva, framboesa e até de bombom, como a da foto acima – e até recheios.

CLIQUE E VEJA A RECEITA ORIGINAL

Ingredientes para a massa

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
6 colheres de açúcar
1 colher de fermento flechmann
2 colheres de banha
Raspas de limão
250 ml de leite morno
2 ovos
1 pitada de sal

Modo de preparo

Misture o fermento com uma colher de açúcar e metade do leite e deixe levedar por 30 minutos. Depois, misture os outros ingredientes com o fermento e, então, misture em uma tigela com a farinha (a massa fica pegajosa). Coloque em uma forma untada com auxílio de uma colher e deixe crescer. Regue com a farofa e leve para assar por aproximadamente 30 minutos.

Farofa para cobertura

1 xícara e 1/2 de farinha
1 xícara e 1/2 de açúcar
1 colher de chá canela em pó
2 colheres de banha

Modo de preparo

Misture os ingredientes com as pontas dos dedos e coloque em cima da massa.

Eu experimentei a cuca pela primeira vez em Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. No Lisaruth, uma loja especializada nessa iguaria, eu encontrei deliciosas cucas de maça, leite condensado com coco e muito mais. No Cucas Gressler, também há muitas boas opções para o seu paladar.

Foto: Padaria Bublitz