Costumes e comidas do Egito: curiosidades e dicas para sua viagem

77

Atualizado em 5 de julho de 2021

Costumes e comidas do Egito

Eu fiquei no Egito por dez dias e, embora seja pouco tempo, deu para perceber o quão peculiar e rica é sua identidade, manifestada no dia a dia pelos costumes e comidas do Egito.

Ele é um daqueles países que nos ensina a  sobreviver ao choque cultural  a que todo viajante está sujeito.

Só pra você ter ideia, eu me senti um analfabeto no centro Cairo, onde placas e cardápios escritos em árabe insistiam em me mostrar que esse é um lugar diferente, especial.

Essa é a minha primeira vez em um país árabe. Minha viagem começa pelo Cairo e passa por Luxor, Aswan e Abu Simbel.

Como todos sabemos, a Primavera Árabe – uma onda revolucionária de manifestações e protestos políticos que aconteceu nos países árabes entre 2010 e 2012 – deixou fortes marcas no Egito. A capital é onde, ainda hoje, emergem os protestos que afetam todo o país.

Às vésperas de completar dois anos da queda do ditador Hosni Mubarak, eu visitei a Praça Tahrir. Ela é o principal ponto de encontro dos manifestantes, e lá, pude andar entre as tendas que ainda abrigam revolucionários.

Como resultado da mudança de governo e da desestabilização política, o país parece viver uma desordem generalizada. Obras estão paralisadas, as ruas ainda mais sujas, semáforos não têm manutenção e o trânsito é cada vez mais caótico. Nos cafés e nas casas, muitos manifestam o seu descontentamento com a revolução.

Costumes e comidas do Egito

Alguns acreditam que os protestos já não têm mais sentido e que o país está pior do que era durante os últimos anos do governo Mubarak.

Costumes do Egito

No Egito,  você será muito assediado.  Turistas parecem cifrões ambulantes, e eles tentarão fazer de tudo para tirar de você algumas libras. Nas ruas, nos hotéis, nos restaurantes, nos monumentos e nos mercados eles vão se aproximar, sorrir, falar algumas palavras de boas vindas e, em seguida, lhe oferecer algo.

Outro costume que você vai perceber rapidamente ao visitar o Egito é a mania e a obsessão que eles têm por gorjetas. Sim, em quase todos os casos você se sentirá coagido a dar algumas libras a mais por um serviço prestado. No táxi, no hotel, na lavanderia e até mesmo o seu guia vai te pedir claramente que você contribua com algo além do que você normalmente pagaria. Em alguns casos, a recusa poderá causar constrangimentos.

Costumes e comidas do Egito

Celebridade por alguns dias

Entretanto, há outras tantas características que compensam todo o desgaste que você pode passar até que entenda que está em um país totalmente diferente.

Os árabes, especialmente os egípcios, são extremamente hospitaleiros e se orgulham pela riqueza cultural que têm. Aproveite para conversar um pouco mais com quem tiver oportunidade. Eles são capazes de desenvolver um diálogo como se já lhe conhecesse há anos.

Evite, porém, tocar em dois temas polêmicos: Israel e Estados Unidos.

Costumes e comidas do Egito

Egípcios adoram ser fotografados. E essa paixão aumenta ainda mais se estiverem ao lado de um turista. Portanto, não estranhe se alguém lhe abordar nas ruas ou nos monumentos pedindo para tirar uma foto com você. As crianças, em especial, adoram ser clicadas com desconhecidos. Isso aconteceu comigo algumas vezes e eu me diverti com a situação.

Como a lei islâmica no Egito é mais branda – se é que posso dizer isso –, as mulheres se vestem de maneiras muito diferentes. Há aquelas que usam roupas ocidentais – calça jeans e camiseta –, e outras que mantêm a tradição da burca, sendo que apenas em uma ocasião eu vi mulheres usando o traje completo, que cobre inclusive os olhos.

Costumes e comidas do Egito

O que vi muitas vezes eram mulheres usando a shayla, o famoso véu.

Em nenhuma ocasião eu cruzei por mulheres usando saias ou shorts curtos – nem mesmo turistas. Mostrar a barriga e os ombros também é abominado. Então, se você for mulher e estiver vindo para cá, é melhor colocar na mala aqueles trajes mais comportados.

Comidas do Egito

Comer em um país com hábitos tão diferentes pode ser um desafio. Contudo, sempre vale a pena se arriscar e se surpreender com sabores diferentes. Comer pão árabe recheado com feijão e ovo, por exemplo, foi uma dessas deliciosas surpresas.

É verdade que ler o cardápio em alguns restaurantes será a hora mais difícil de escolher suas comidas no Egito. Por isso, escolha lugares mais turísticos onde o menu é traduzido para o idioma britânico e os garçons podem entender o seu inglês.

O Zööba, no Cairo, é um desses locais onde você vai ser bem atendido, comer muito bem e sem estresse.

Costumes e comidas do Egito

Eu experimentei um delicioso Koshary, um prato que mistura macarrão, arroz, lentilha, grão de bico, cebola e alho, com um molho de tomate levemente apimentado.

Parece estranho, mas eu lhe garanto que sua opinião não será a mesma depois de comer um dos mais famosos prato da culinária egípcia.

Costumes e comidas do Egito

Onde ficar no Cairo

Os bairros mais indicados para ficar no Cairo, sem erro, são Zamalek, Downtown e Garden City.

Quando visitei a capital do Egito, eu fiquei na parte histórica da cidade, bem perto da Praça Tahir e do Museu Egípcio do Cairo.

→ Onde ficar no Cairo

Esta parte é onde o coração da cidade parece bater mais forte, mas é nela, também, que a confusão é maior. De qualquer forma, não há como conhecer o Cairo sem fazer parte disso tudo.

No Zamalek e no Garden City, regiões mais nobres à beira do Rio Nilo, estão os resorts famosos, ideais para quem pode e quer curtir a cidade com mais conforto.

Você também tem a opção de ficar em um hotel com vista para as pirâmides. Só que eles ficam bem longe do Centro do Cairo e isso pode exigir muitos deslocamentos. 

Então, para resumir, há três áreas principais para ficar no Cairo:

  1. No Centro, nos arredores da Praça Tahrir;
  2. Perto do Nilo, nos bairros mais modernos;
  3. Na área das pirâmides, em Guiza.

Na lista abaixo, você encontra excelentes opções nas áreas mais interessantes da cidade, inclusive na área das pirâmides.

THE SQUARE BOUTIQUE HOTEL

O The Square Boutique Hotel é uma das melhores opções do Centro Histórico do Cairo e ficar nele é uma experiência no mínimo curiosa. É que ele funciona no quarto andar de um edifício velho, que parece um cortiço.

Onde ficar no Cairo

Mas, apesar do aspecto “esquisito” por fora, o hotel é muito arrumadinho, tem quartos bem resolvidos, super limpos e práticos. Outros pontos de destaque são o ótimo custo-benefício e os funcionários, que são muito prestativos.

TAHRIR PLAZA SUITES

O Tahrir Plaza Suites – Museum View – tem uma localização excelente, próxima de pontos de ônibus, metrô e táxi e para chegar ao Museu Egípcio do Cairo é só atravessar a rua.

Onde ficar no Cairo

O café da manhã é bom e servido nos quartos. A equipe é sempre muito simpática e atenciosa e eles organizam tudo – passeios e traslados – para que você conheça o melhor do Cairo.

STEIGENBERGER HOTEL EL TAHRIR CAIRO

O Steigenberger Hotel El Tahrir Cairo é outro que fica no Centro, e é muito elogiado pela estrutura dos quartos – conforto das camas, dos ótimos travesseiros e do chuveiro delicioso – , pelo café da manhã excelente e pelos funcionários, muito competentes, gentis e atenciosos.

Onde ficar no Cairo

O restaurante serve pratos da culinária internacional a preços bem justos, então dá para comer sem medo de ser feliz. E ainda tem uma loja do Mc Donald’s e da FKC pertinho, dá para ir a pé. É um hotel com ótimo custo-benefício para quem não quer gastar muito e, mesmo assim, ter conforto e segurança.

THE NILE RITZ-CARLTON

O The Nile Ritz-Carlton é um clássico – e um clássico sempre será um clássico. Imponente, com uma vista soberba para o Rio Nilo e para o Centro da cidade, ele é uma das opções mais fantástica e completas do Cairo.

Onde ficar no Cairo

Quartos amplos, super limpos –  seguindo o padrão mundial da rede – áreas comuns bem cuidadas, atendimento profissional e luxo na medida certa. É um hotel para quem quer fazer da passagem pelo Cairo uma viagem inesquecível.

STEIGENBERGER PYRAMIDS CAIRO

Na categorias dos hotéis que têm vista para as Pirâmides, o Steigenberger Pyramids Cairo é um dos melhores. A piscina dá de cara para elas e a maioria dos quartos tem uma visão espetacular dessas maravilhas que nos encantam.

Os quartos são ótimos, a limpeza é criteriosa em todas as áreas do hotel e o atendimento é muito bom. A comida é gostosa, com muita variedade e, por isso tudo, vale o que cobra.

Onde ficar no Cairo

MARRIOTT MENA HOUSE

Carregando o nome de umas das maiores redes de hotel do mundo, o Marriott Mena House é sua melhor escolha na área das pirâmides. Eu acho que ele é o que tem a melhor estrutura e com uma vista realmente privilegiada.

Onde ficar no Cairo

Como você pode imaginar, tudo é de primeira. Dos lençóis às frutas do café da manhã, do sabonete do banheiro ao atendimento na recepção. É um hotel para contratar de olhos fechados, sem medo de se decepcionar.

Faixas de preços no Cairo

Agora que você já viu quais são as minhas sugestões para escolher onde ficar no Cairo, vamos dar uma olhada nos preços.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade e  você só precisa clicar nos pins azuis para ver os detalhes. 



Booking.com

INFORMAÇÕES BÁSICAS
Visto | Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.
Documentos | É necessário apresentar o passaporte e o seguro viagem é obrigatório.
Dinheiro| A moeda local é a libra egípcia (EGP). Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país: veja como usar seu dinheiro no Egito.
Vacinas | A vacina contra covid-19 não é obrigatória (veja abaixo), mas é necessário estar vacinado contra febre amarela: veja como solicitar o certificado.

INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19

De acordo com as informações da Autoridade de Turismo do Egito, antes de viajar para o país, você precisa estar preparado para apresentar os seguintes comprovantes:

  1. Seguro viagem com cobertura para covid-19, exigido para todos os viajantes, vacinados ou não – faça uma cotação do seguro viagem.
  2. Certificado de vacinação que tenha um QR Code válido – veja como solicitar o certificado internacional de vacinação contra covid;
  3. Resultado negativo do teste RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) realizado no máximo 72 horas antes da partida do seu voo para o Egito – exigido de viajantes que não estiverem com o esquema vacinal completo;
  4. Formulário de declaração de saúde fornecido pela companhia aérea ou no aeroporto de chegada.

Testes de detecção de covid-19 estão disponíveis em nos aeroportos internacionais do Egito e custam, em média, USD 30, o RT-PCR.

As vacinas recebidas devem ser aprovadas pelo Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Autoridade de Medicamentos do Egito, e você deve ter recebido a segunda dose para vacinas que requerem duas doses (Moderna, AstraZeneca, Sputnik V, Sinovac e Sinopharm) ou a primeira dose para vacinas que requerem apenas uma dose (Johnson & Johnson e Sputnik light) pelo menos 14 dias antes de entrar no Egito.

Todos os viajantes estão sujeitos a exames de saúde na chegada, como verificações de temperatura e avaliação visual. Outros testes de saúde podem ser necessários para aqueles que apresentam sintomas gripais.

SEGURO VIAGEM

Devido à pandemia de covid-19,  o Egito tornou o seguro de viagem um requisito para todos os visitantes internacionais.  Sem ele, você poderá ser impedido de entrar no país.

Os dados da apólice do seguro viagem serão necessários para preencher o formulário de declaração de saúde, exigido para entrar no país.

Não há requisitos mínimos de cobertura para o seguro de viagem, exceto que a duração da cobertura seja equivalente ao período que você planeja ficar no país.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.