Conheça o Projeto Tamar em Vitória

0

Atualizado em 13 de outubro de 2017

Embora muitos ainda não saibam, existe  uma estação do Projeto Tamar em Vitória. Essa iniciativa, que surgiu na década de 1980, com o objetivo de preservar espécies de tartaruga-marinha que habitam o litoral brasileiro, é referência mundial e desenvolve incríveis projetos de educação ambiental, como é o caso do Centro de Visitantes de Vitória.

Para receber a estação, uma área de 15 mil metros quadrados foi revitalizada. No início de 2017, ela foi reformada e, agora, o espaço do Projeto Tamar em Vitória está ainda melhor. Uma das novidades é um tanque de onde temos uma visão privilegiada das tartarugas, podendo observá-las através de janelas embaixo da água.

Conheça o Projeto Tamar em Vitória

A entrada do Projeto Tamar em Vitória.

Aqui, você também pode percorrer um roteiro que ensina sobre a preservação das tartarugas marinhas no Brasil, entender a biologia das espécies e visitar espaços temáticos como o da Foz do Rio Doce e da Ilha da Trindade, principais locais de desova das tartarugas no Espírito Santo.

A visita ao Projeto Tamar

Em cada ponto que você passa durante a visita, um biólogo da equipe está à disposição para esclarecer dúvidas e curiosidades. Aqui, podemos ver todos os estágios do crescimento desses animais, enquanto caminhamos em uma agradável área verde repleta de placas com informações sobre as tartarugas e avisos de preservação. É muito importante respeitar o meio ambiente e a natureza.

Logo na entrada, existe uma exposição de representação de tartarugas em tamanho real. Aqui, o aprendizado fica mais fácil já que podemos ter uma noção do tamanho e porte desses animais. Cada um com sua devida espécie indicada.

Conheça o Projeto Tamar em Vitória

Representação das tartarugas em tamanho real.

Em seguida, eu visito um pequeno tanque com dois mil litros de água salgada, onde vive o único filhote de tartaruga-cabeçuda dali. Ela está sozinha no tanque e uma bióloga explica que, o número de filhotes daquele tanque depende da desova e da necessidade delas de ter assistência. Nesse mesmo tanque, a equipe colocou pequenas tartarugas de mentira, simulando a desova dos animais.

Se você quiser ter um contato mais direto com esses bichinhos simpáticos, aproveite o horário em que elas são tratadas: diariamente, às 16h, os tratadores alimentam as tartarugas com algas e peixes, e você pode ajudá-los. É uma ótima opção para crianças.

O tanque das tartarugas

Depois disso, sigo para a mais nova atração do Projeto Tamar em Vitória: o tanque. Apesar do nome, não imagine de forma grosseira um simples tanque com tartarugas dentro. Essa novidade foi muito bem pensada e, confesso que se tornou minha parte preferida.

De longe, você percebe que se trata de algo grande, mas a medida que me aproximei, vi que não estava indo ver as tartarugas de cima, e sim de baixo. Aqui, o visitante pode caminhar em um túnel com janelas que dão para dentro do tanque.

Conheça o Projeto Tamar em Vitória

As tartarugas de um ângulo privilegiado.

Foi incrível ver as tartarugas desse novo ângulo, tão próximo e tão real. Elas nadam com tanta tranquilidade e delicadeza que acabei ficando hipnotizada por alguns minutos.

Quando finalmente me desligo e sigo em frente, posso observar os animais do jeito que estamos mais acostumados a ver, de cima. Admiro as mesmas tartarugas que me hipnotizaram, agora da parte superior. São cinco animais, de três espécies diferentes, vivendo juntos.

Conheça o Projeto Tamar em Vitória

Uma das tartarugas que vive no tanque.

Conheça o Projeto Tamar em Vitória

São cinco animais, de três espécies diferentes.

O Projeto Tamar em Vitória também tem uma área para eventos, bem grande e arborizada. Aqui, as crianças vão se divertir bastante, porque, além de ficarem maravilhadas com as tartarugas, perto da área de eventos existe um parquinho com brinquedos de madeira.

Continuei a caminhar para conhecer a área em cima da colina dentro da área do Tamar. No caminho passei por várias atrações e curiosidades. A primeira era uma exibição de cinco tartarugas em tamanho real. A maior delas é a tartaruga de couro, que pode chegar a pesar 700 quilos e tem mais de dois metros de altura.

Conheça o Projeto Tamar em Vitória

Modelos em tamanho real. A primeira pode ter mais de dois metros de altura.

Conheça o Projeto Tamar em Vitória

O esqueleto encontrado nos Estados Unidos.

No Projeto Tamar de Vitória também podemos ver um esqueleto de uma tartaruga que viveu há 70 milhões de anos, e foi encontrado nos Estados Unidos. O tamanho é impressionante.

No topo da colina você se depara com um mirante e uma enorme árvore cheia de pássaros que cantam livremente enquanto você caminha. Aqui, fique a vontade para sentar em um dos banquinhos e relaxar enquanto sente o vento e aproveita a bela vista da terceira ponte.

Depois disso, curta sua descida e gaste o tempo que quiser observando os animais.

O Projeto Tamar em Vitória faz parte do circuito turístico e cultural da Enseada do Suá. Se puder, aproveite para almoçar uma moqueca no Horto Mercado e para visitar o Memorial da Paz, a orla da Praça e a Cruz do Papa.

Planeje sua visita ao Projeto Tamar em Vitória

Quanto custa | O valor do ingresso é R$ 14. Crianças com menos de seis anos não pagam. Estudantes e idosos pagam meia-entrada, R$ 7.

Quando ir | O Centro de Visitantes funciona de terça a domingo, das 8h30 às 17h. Chegue antes das 16h, quando as tartarugas são alimentadas, e você poderá assistir e até mesmo ajudar os tratadores nessa tarefa.

Como chegar | O Projeto Tamar de Vitória fica na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Enseada do Suá. O ponto de referência mais fácil para se localizar é a Praça do Papa.

Do Centro de Vitória, siga pela Avenida Beira-mar até a Enseada do Suá, entrando pelo Horto Mercado. Siga pelo estacionamento em frente à Capitania dos Portos e depois vire à direita no prolongamento do estacionamento ao lado do restaurante.

Partindo da Praia de Camburi, ou Terceira Ponte, passe em frente ao Shopping Vitória, siga no sentido Centro. Entre no retorno do início da Praia do Suá que possibilita entrar no Horto Mercado e siga pelo estacionamento em frente à Capitania dos Portos, depois vire à direita no prolongamento do estacionamento ao lado do restaurante. Ônibus municipais e intermunicipais são boas opções já que existem paradas em frente à Praça do Papa.

Você também pode usar o Uber, que funciona perfeitamente na cidade.

Onde ficar | Vitória tem muitas boas opções de hospedagem. Os melhores bairros são Jardim da Penha, Praia do Canto e Jardim Camburi. Se quiser ficar em uma área mais bucólica e histórica, prefira o Centro, embora esta região seja mais deserta à noite. Se precisar, veja hotéis em promoção e outras informações em: Opções de hostel em Vitória e Vila Velha.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Aline Passos

Estudante de jornalismo e apaixonada por lugares que ainda não conheço, sempre me encantei por culturas e costumes diferentes, e é isso que eu mais quero explorar. Hoje, quando viajo, tento me manter presente, aproveitar o momento e não deixar nada passar.

Escreva um comentário

Inline
Inline