Conheça melhor a cidade de Pisa

0

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Pisa, além de ser a cidade natal do famoso gênio da física Galileu Galilei, é mundialmente conhecida por sua famosa torre inclinada, a Torre de Pisa. Ela fica na Piazza dei Miracoli – Praça dos Milagres, em português. Isso eu já contei em: Uma cidade muito além da Torre de Pisa.

Cortada pelo Rio Arno, Pisa, fica na região da Toscana. A cidade tem pouco mais de 85 mil habitantes e vale muito a pena ser visitada. De clima pacato e acolhedor, caminhar pelas ruas da cidade é um dos grandes atrativos. Principalmente tendo em vista suas belas paisagens e arquitetura.

A primeira parada na cidade é a Piazza dei Cavalieri – Praça dos Cavaleiros, em português. A praça foi palco de importantes decisões políticas durante a Idade Média. Por isso, aqui é possível ver importantes construções da cidade, além de um dos prédios da Universidade de Pisa. Com isso, posso dizer que o lugar está cheio de histórias sobre e, por isso, aproveite para conhecer um pouco mais de Pisa.

A praça está sempre repleta de turistas e jovens estudantes da universidade durante o dia e à noite. Ela é acessível tanto a pé quanto de ônibus. Eu não recomendo que venha de carro, já que achar vaga para estacionar é um pouco difícil.

Conheça melhor a cidade de Pisa

A Praça do Cavaleiro em Pisa.

O rio e a cidade

Caminhar pelas margens do Rio Arno foi um dos meus passeios favoritos na cidade. Você não pode deixar de fazer isso. Ainda mais quando o sol está se pondo e o visual fica ainda mais encantador. A arquitetura que margeia o rio é impressionante, sem contar as cores das construções que fazem o local ficar mais bonito ainda.

Este é o mesmo rio que atravessa a cidade de Florença e já teve muita importância econômica para a Itália , tratando-se de transporte. Ainda assim, após muitos anos, ele ganhou mais uma importância, o de embelezar as cidades por onde passa.

[pano file=”https://www.penaestrada.blog.br/panoramicas/pisa-dois/panoramica/panoramica.html” width=”100%” height=”400″ title=”Praça São Pedro” alt=”Praça São Pedro”]

Outro local bastante aconchegante em Pisa é a Piazza Vittorio Emanuele II. A praça recebe esse nome em homenagem ao primeiro rei da Itália, conhecido também como Pai da Pátria. Ela fica em frente à estação de trem Pisa Central. Este é um dos importantes pontos comerciais da cidade e dá para passar algumas horas por aqui. Especialmente quem quer aproveitar os cafés e a feira com comidas da culinária italiana.

Essa é uma praça bastante frequentada pelos moradores locais e recomendo que você aproveite para desfrutar de um momento bem relaxante por aqui. A praça possui alguns bancos e é bastante confortável ficar por aqui observando o vai e vem dos turistas e a rotina dos moradores.

Conheça melhor a cidade de Pisa

No pôr do sol tudo fica ainda mais lindo.

Arte e natureza

Algo que me chamou bastante atenção em Pisa foi um mural que fica praticamente ao lado da Piazza Vittorio Emanuele II. Pintado pelo artista americano Keith Haring, a obra Tuttomondo – Todo mundo, em português – traz uma mensagem de paz entre seres humanos de todo o mundo.

Pintada em 1989, são 30 figuras que representam a harmonia e a interação da sociedade. Esse é, sem dúvida, outro grande destaque da cidade e merece ser visto.

Por fim, outro lugar que quero recomendar em Pisa é o Giardino Scotto – Jardim Scotto, em português. Perfeito para as crianças, para um piquenique ou até mesmo para ler um livro. Isso porque, o parque é bastante agradável, calmo e cercado de muito verde. Durante o verão acontece cinema ao ar livre e várias outras atividades.

Conheça melhor a cidade de Pisa

O Tuttomondo é uma mensagem de paz às nações.

Conheça melhor a cidade de Pisa

Eu aproveitei para registrar o momento.

Planeje sua viagem a Pisa

Quanto custa | A entrada na Torre de Pisa custa EUR 18 e a visita dura cerca de 30 minutos. A visita à Catedral é gratuita. Para conhecer o Batistério você tem que pagar EUR 5.

Quando ir | A Torre de Pisa abre das 9h às 18h, a Catedral funciona das 10h às 18h  e o Batistério, das 9h às 18h. Dá para visitar Pisa o ano todo. Durante a primavera, de março a maio, e o verão, de junho a agosto, a cidade fica mais atraente, porque você pode aproveitar os dias mais longos e ensolarados para, quem sabe, fazer um piquenique no gramado da praça.

Quem leva | Um passeio guiado por estes patrimônios é ideal para quem quer conhecer melhor os detalhes das construções e de suas histórias. Você pode contratar um passeio com a Viator, a maior agência de passeios especializados do mundo e que tem ótimos profissionais. Consulte os preços e faça sua reserva.

Como chegar | Pisa fica a 355 quilômetros de Roma e a 83 de Florença. A viagem de Roma a Pisa pode ser feita de trem, desembarcando na estação Pisa S. Rossore. De ônibus, uma das empresas que faz esse trajeto é a Flixbus. O Aeroporto San Giusto (PSA), que fica em Pisa, é um dos mais movimentados da Toscana. Compre agora sua passagem aerea.

Onde ficar | Pisa é uma cidade pequena, ainda assim você terá muitas opções de hospedagem. Entretanto, nos períodos de alta temporada, é ideal fazer a reserva com antecedência para garantir uma boa localização e melhores preços. Veja as melhores opções de hospedagem em Pisa.

Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na Itália por até 90 dias. Porém, é preciso apresentar o passaporte com até seis meses de validade e o seguro viagem. Consulte os preços e faça sua reserva.

SOBRE O AUTOR

André Pain

Administrador atuando como auditor contábil em uma multinacional e viajante nas horas vagas, meu sonho de criança era conhecer o mundo. Hoje, meu maior prazer é ver isso se realizar toda vez que embarco para um novo destino.

Escreva um comentário