Atualizado em 15 de maio de 2018
Não é novidade que eu sou apaixonado por esse país, por tudo o que tem e por sua história. O que talvez você não saiba é que há várias boas – e econômicas – companhias aéreas da África do Sul que deixam sua viagem incrivelmente mais possível.
A infraestrutura de transporte aéreo daqui é boa, tanto que viagens para qualquer parte do país são totalmente viáveis e, até certo ponto, baratas. Os aeroportos, modernizados para a Copa do Mundo, têm recebido investimentos nos últimos anos e melhorado bastante.
Além disso, Joanesburgo, a principal porta de entrada do país, tem um moderno sistema metroviário, chamado Gautrain, que interliga o aeroporto internacional O. R. Tambo (JNB) aos principais bairros da cidade.
Principais aeroportos do país
Os três principais aeroportos internacionais são o Aeroporto Internacional O R Tambo (JNB), em Joanesburgo, o Aeroporto Internacional de Cape Town (CPT) e o Aeroporto Internacional King Shaka (DUR), em Durban.
Além disso, há 90 aeroportos regionais, incluindo o Aeroporto Internacional Kruger Mpumalanga, em Nelspruit, e o aeroporto Skukuza, que dão acesso ao Parque Nacional Kruger, onde você pode fazer um safári.
Os principais aeroportos domésticos ficam em Bloemfontein, Port Elizabeth, East London, George, Kimberley, Polokwane e Pietermaritzburg. Para consultar informações atualizadas de cada aeroporto, consulte airports.co.za.
Companhias aéreas da África do Sul
Um número considerável de empresas aéreas internacionais voa para a África do Sul e, daqui, para a maior parte do mundo, sendo que a South African Airways (SAA) é a empresa nacional e opera voos regulares para o Brasil.
A British Airways é uma companhia internacional muito popular no país.
Há várias companhias aéreas de baixo custo que ligam as principais cidades: Mango Airlines, FlySafair, Kulula, FastJet e SA Express.
A Kulula, que pertence à British Airways, tem voos baratos, mas com restrições no atendimento e na segurança, embora os incidentes envolvendo suas aeronaves sejam realmente raros.
Quando voei com a Kulula, algo muito engraçado aconteceu: as atendentes me entregaram o cartão de embarque com o nome de outra pessoa e eu só fui perceber quanto estava entrando no avião. Então, eles mudaram meu assento e o nome com caneta mesmo e me orientaram a embarcar. Mas, quando entrei na aeronave, tinha outra pessoa no lugar que me indicaram. Enfim, foi meio confuso.
A Mango, que é do grupo da South African Airways, começou a operar em 2006 e voa entre os principais aeroportos do país. Um dos mais comemorados títulos conquistados pela empresa é o de maior pontualidade nos voos domésticos.
Eu não voei com a Mango, mas tenho boas referências dela. Além disso, essa companhia tem preços realmente interessantes, mas é preciso comprar com antecedência e prestar atenção nas tarifas de bagagem.
Companhias low cost da África do Sul
Companhia aérea | Site |
Mango Airlines | https://www.flymango.com/ |
FlySafair | https://www.flysafair.co.za/ |
Kulula | http://www.kulula.com/ |
FastJet | https://www.fastjet.com/en |
SA Express | http://www.flyexpress.aero/ |