Como ir de Londres a Paris pelo Canal da Mancha

0

Atualizado em 18 de abril de 2018

Desde que descobri que estavam construindo um túnel que ligaria Londres a Paris pelo Canal da Mancha, e que um trem iria passar por baixo do oceano para unir essas duas incríveis cidades, comecei a sonhar em fazer essa travessia. Então, na minha última viagem pela Europa, eu escolhi fazer esse percurso num trem de alta velocidade.

CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE O EUROTÚNEL

O Eurotúnel – channel tunnel, em inglês – é uma linha férrea com pouco mais de 50 quilômetros que liga o Reino Unido à França, passando sob o Canal da Mancha, no Estreito de Dover.

São quase 38 quilômetros debaixo do mar, sendo que no ponto mais baixo, o túnel atinge 75 metros de profundidade. A construção começou em 1988, foi inaugurada em maio de 1994 e custou de 4,650 bilhões de libras esterlinas.

A empresa que faz essa travessia é a Eurostar. Eles começaram a operar, inicialmente, viajando entre Londres e Bruxelas e, depois, entre Londres e Paris. Eu comprei o tíquete com antecedência, no site da empresa, e ele custou EUR 116.

O trem parte da Estação Saint-Pancras, em Londres, que é um luxo só e fica bem perto do hotel onde eu estava. Ao chegar aqui, você deve pegar um corredor à esquerda, que nos leva até os balcões da Eurostar. Aqui, você vai validar o tíquete nos tótens da empresa, que ficam antes da inspeção por raio-X.

Como ir de Londres a Paris pelo Canal da Mancha

A estação, em Londres, de onde partem os trens para Paris.

Como ir de Londres a Paris pelo Canal da Mancha

Os modernos e confortáveis veículos que vão de Londres a Paris pelo Canal da Mancha.

De Londres a Paris pelo Canal da Mancha

Logo depois de passar pelo raio-X e pelo detector de metais – procedimento semelhante ao de qualquer aeroporto -, você vai passar pela imigração.

É como se você tivesse na fronteira com Paris ou Bruxelas. No meu caso, só recebi o carimbo de saída de Londres, já que tinha visto de entrada na Comunidade Europeia por que tinha entrado por Dublin, uns dias antes.

Como ir de Londres a Paris pelo Canal da Mancha

É importante saber a plataforma de onde sairá o seu trem de Londres a Paris pelo Canal da Mancha.

Após esses trâmites, você chega a um saguão enorme, onde fica esperando para saber de qual plataforma seu trem vai sair. Daqui, além dos trens que vão de Londres a Paris pelo Canal da Mancha, partem comboios para a Eurodisney e Bruxelas.

Como ir de Londres a Paris pelo Canal da Mancha

Há partidas para Paris, Bruxelas e para a Eurodisney.

O lugar é muito bonito e agradável. Possui alguns restaurantes interessantes, entre eles o meu favorito: Prêt à Manger, que tem ótimas opções de comida e é muito barato.

Eu fiquei um tempo aguardando, porque eles recomendam chegar com antecedência de 45 minutos a uma hora. Com isso, descobri que alguns trens possuem internet e entretenimento a bordo, e que com um óculos de realidade virtual, crianças e adultos podem vivenciar uma experiência em 3D de estar dentro realmente do oceano.

Infelizmente, meu trem não tinha esses atrativos, mas eu pude experimentar um pouquinho ali mesmo na estação. Como essas atrações são pagas à parte, eles fazem propaganda antes de você embarcar.

Conforto e alimentação

O trem é muito confortável. Eu fiquei na segunda classe, mas os bancos eram muito bons e possuíam tomadas para carregar o celular. No vagão ao lado, havia um restaurante com diversas opções de comidas e bebidas, e você pode pagar com euros ou libras. Eles também oferecem, no restaurante, a possibilidade de comprar tíquetes para o metrô de Paris.

Reserve já o seu hotel em Paris e garanta os melhores preços.

Você pode achar engraçado, mas eu achei o banheiro do trem um charme à parte.

Como ir de Londres a Paris pelo Canal da Mancha

Detalhe do charmoso banheiro.

A viagem no trem de alta velocidade durou um pouco mais de duas horas. O trajeto da estação até o Canal da Mancha demorou, mais ou menos, uma hora.

A travessia de Londres a Paris pelo Canal da Mancha, em si, não foi tão legal quanto eu imaginava: você entra em um túnel escuro e pronto. Seria muito mais divertido se eles tivessem feito o túnel envidraçado, como um aquário.

A chegada em Paris é na Estação Gare du Nord. Na descida, não é preciso passar por imigração nem fazer nada, porque a imigração foi feita lá em Londres, lembra? Então, é só aproveitar Paris.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Ana Giulian

Servidora federal e fotógrafa nas horas vagas, sempre gostei de conhecer lugares e culturas diferentes. Comecei a desbravar o mundo pela Itália e, depois, fui parar na China. Os próximos destinos são desconhecidos, mas a meta é desbravar os cinco continentes.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.