Como é observar baleias em Cumuruxatiba

2

Atualizado em 27 de outubro de 2017

Chego a Cumuruxatiba apenas para fazer o passeio de observação de baleias jubarte, espécie que está presente em todos os oceanos e que chega ao Brasil entre os meses de julho e outubro para se reproduzir nas águas quentes dos trópicos. A minha escolha não foi por acaso, a contemplação de baleias em Cumuruxatiba é mais simples, já que nesse trecho de mar a rota das baleias fica mais próxima da praia e não é preciso navegar por muito tempo.

Porém, quando vi as praias de Cumuruxatiba, logo pensei que minha experiência aqui não seria nada interessante: depois de dirigir alguns quilômetros por uma estrada sem calçamento, uma longa faixa de lama me separava em um mar acinzentado e sem muita vida. De cara, tive uma péssima impressão do vilarejo e tudo parecia estar errado. Até o sol da Bahia tinha sumido. Mas ainda bem que todos podemos perceber que nem tudo é como imaginamos e, assim, sermos surpreendidos.

Reserve já o seu hotel em Cumuruxatiba e garanta os melhores preços.

Cumuru, como é chamada pelos mais chegados, fica a 30 quilômetros de Prado, um dos municípios da Costa das Baleias, no sul da Bahia. Pequena, essa vila de pescadores ganhou fama nas últimas décadas, mas o turismo de massa está longe de colocar os pés aqui. Um dos motivos talvez ainda seja a precária infraestrutura: ruas sem calçamento, serviços de telefonia escassos e pagar com cartão de crédito ainda não é tão simples.

Como é observar baleias em Cumuruxatiba

Antes: com a maré baixa, a lama aparece e o cenário é frustrante.

Como é observar baleias em Cumuruxatiba

Depois: a maré sobe, o sol aparece e tudo fica lindo.

Como é observar baleias em Cumuruxatiba

Quando a maré ainda não está totalmente alta aparecem esses recifes.

Como é observar baleias em Cumuruxatiba

Nesses recifes, pescadores catam polvo e outros frutos do mar.

Mas se por um lado há aspectos a serem melhorados, por outro a beleza de Cumuruxatiba salta aos olhos. Lembra daquela primeira impressão que tive? Ela desapareceu assim que a maré subiu e que a praia ocupou seu devido lugar. Com o céu mais azul, embarco sob as instruções do comandante Ademir para ver baleias em Cumuruxatiba.

Depois das primeiras explicações, navegamos por uma hora até entrar na rota migratória das baleias jubarte. Esses imensos mamíferos podem pesar 40 toneladas e medir 16 metros. Nessa época de reprodução, cerca de nove mil baleias percorrem o litoral brasileiro. Enquanto alguns casais trocam afagos amorosos, bebês recém-nascidos experimentam seus primeiros dias de vida antes de voltar para as águas congelantes da Antártida.

Apesar de simples, observar baleias em Cumuruxatiba exige alguns cuidados. O primeiro deles é escolher uma empresa credenciada e que possua uma embarcação adequada. A contemplação de baleias só pode ser feita se a empresa estiver cadastrada no Instituto Baleia Jubarte e se obedecer às regras estabelecidas pelos órgãos de proteção ambiental. Além disso, é preciso tentar não enjoar com o balanço do mar.

Se você estiver em um dia de sorte, além das majestosas baleias, pode ser que aviste golfinhos, tartarugas e aves marinhas. Apesar de ter visto várias jubartes, nenhuma delas se mostrou completamente: nada de saltos, nada de mostrar a cauda. Respeitando a vontade dessas grandalhonas, voltamos para a Praia do Pier, onde estão os vestígios do atracadouro aonde chegavam os caminhões cheios de cacau para abastecer os barcos no tempo em que Cumuruxatiba vivia da riqueza do ouro verde.

Como é observar baleias em Cumuruxatiba

A bela jubarte: pra gente ter uma visão de como ela realmente é. Foto: Christopher Michel

Como é observar baleias em Cumuruxatiba

Mãe e filhote nadam lado a lado  durante a observação de baleias em Cumuruxatiba.

Como fazer a observação de baleias em Cumuruxatiba

Quanto custa | A Aquamar (73 8843-0875) opera há 13 anos é uma das empresas pioneiras na Bahia e tem grande experiência na observação de baleias em Cumuruxatiba. O passeio custa R$ 80 e dura cerca três horas. Na embarcação é oferecido um lanche simples.

Onde Ficar | Há muitas pousadas e hotéis nesta região da Bahia, mas em alta temporada é importante fazer as reservas com antecedência para garantir os melhores lugares e preços. Veja todas as opções de onde ficar em Cumuruxatiba.

[bdotcom_bm bannerid=”22990″]

Como chegar | Cumuruxatiba fica a 30 quilômetros de Prado e a viagem é feita por estrada sem calçamento, mas que está em bem conservada. O aeroporto mais próximo ainda é o de Porto Seguro, a 210 quilômetros. O aeroporto de Teixeira de Freitas, depois de inaugurado, será a melhor opção.

De ônibus, a São Geraldo tem partidas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Goiânia com conexão em Teixeira de Freitas ou Itamaraju com Expresso Brasileiro. A Águia Branca tem ônibus partindo de Vitória e Salvador também com conexões.

De carro, na rodovia BR-101, o acesso à cidade é feito pelo trevo de Teixeira de Freitas ou por Itamaraju, no sentido sul e norte, respetivamente.

Como é observar baleias em Cumuruxatiba

A estrada que precisamos encarar para chegar aqui.

Minha viagem teve o patrocínio de Vila Naiá e da Avis.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Avatar

    Quando fiz o passeio não tive tanta sorte, aviste apenas uma casal durante a 1 hr de passeio ! Mais o passeio valeu pela beleza do lugar ! Super indico ! Otimo artigo !