Como é o safári com elefantes na Zâmbia

Atualizado em 5 de fevereiro de 2015 – 3 min de leitura

Em Livingstone, na Zâmbia, a maior atração é Victoria Falls, que está entre as maiores quedas-d’água do mundo, porém há muitas opções de passeios e atividades por aqui. Eu escolhi fazer o safári com elefantes e explico todos os detalhes neste post.

Para começar, o grande barato deste programa é que você não apenas faz o passeio por cerca de uma hora nas costas de um desses gigantescos animais, mas aprende um pouco sobre a espécie, tem a oportunidade de tocá-los, de alimentá-los e de entender por que eles estão aqui, e não livres na natureza.

O meu companheiro de aventura é o Danny, macho dominante com cerca de 40 anos e quase quatro metros de altura. Ele foi resgatado durante o período de maior matança de elefantes que o continente já viveu, entre as décadas de 1960 e 1970.

É com ele que vou fazer o safári nas margens do Rio Zambeze e até ver de perto alguns leões que também vivem no Safari Par Excellence.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

Eu alimentei e até me sentei em uma das patas do Danny.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

Do alto dos quase quatro metros do macho dominante.

Minha aventura começa assistindo a um vídeo que conta um pouco da história do lugar, dos animais e explica os cuidados que devo ter durante o safári com elefantes, já que o passeio na savana africana reserva surpresas: outros animais podem aparecer pelo caminho e, por isso, os guias instruem sobre o que fazer e o que não fazer, de acordo com a reação dos elefantes.

Essa é uma atividade de risco, pois, mesmo sendo adestrados, os elefantes são selvagens. Ou seja, é impossível ter o controle completo sobre seu comportamento. Ah, é bom saber que todo o passeio é acompanhado por seguranças que vão à frente do grupo. Assim, evitam qualquer incidente.

Comigo vai Fabio Mujuta, um dos treinadores do acampamento. É ele quem conduz Danny, enquanto eu mal posso acreditar que estou cavalgando um elefante, o maior deles. A caminhada é tranquila, o movimento do bichão é generoso e sem solavancos. Sua pele é áspera, as orelhas são gigantes, e sua tromba quase quilométrica alcança facilmente a mão de Fabio para buscar a recompensa: um saboroso e crocante amendoim.

Todo o treinamento desses elefantes é baseado em um método positivo de recompensa. Ou seja, o animal presta atenção no comando, executa e, em troca, ganha um alimento que gosta. Essa é a maneira mais indicada para treinar esses tão inteligentes seres. E, além disso, como a maioria foi criada por humanos desde pequeno, eles já aprenderam a confiar nos seus treinadores.

Eu conversei com a veterinária que cuida dos animais e os acompanha. Ela me garantiu que todos os protocolos mundiais são cumpridos. Os elefantes fazem esse tipo de passeio duas vezes por dia: uma hora pela manhã, e uma hora à tarde. Na outra parte do tempo, eles ficam livres pela área do acampamento. É nesse momento que cruzam o Rio Zambeze, onde o alimento é mais farto. Além disso, o safári é feito obedecendo a um rodízio. Primeiro alguns animais descansam, enquanto outros fazem o passeio e, depois, os que fizeram o passeio descansam.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

Parte do grupo de elefantes que vive no acampamento.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

Um dos seguranças que acompanham o grupo.

Planeje o safári com elefantes

Quanto custa | O safári com elefantes custa USD 165. Esse valor inclui o traslado de ida e volta para seu hotel. A moeda zambiana é o kwacha, identificada pelo símbolo ZMW. Hotéis, restaurantes e muitos outros estabelecimentos não utilizam o câmbio oficial. Além disso, muitos elevam a taxa de troca da moeda ao seu próprio gosto. Portanto, prefira os caixas eletrônicos ou as lojas especializadas.

Quando ir | Esse passeio pode ser feito o ano todo, mas para evitar as chuvas é melhor ir na estação seca, que vai de abril a outubro.

Como chegar | O Safari Par Excellence fica a dez quilômetros do Centro de Livingstone. Comprando o passeio para fazer o safári com elefantes você tem direito a traslado de ida e volta para seu hotel.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

A estrutura rústica do acampamento

Quem leva | Eu contratei os serviços da Acacia Africa, empresa especializada em passeio pela África, e paguei USD 880 por seis dias de viagem, incluindo guia, transporte, hospedagem e alimentação. Eles oferecem vários roteiros e aqui você encontra todas as opções e preços. Veja como foram todos os dias dessa incrível aventura.

Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar na Zâmbia, entretanto o processo é simples e pode ser feito pela internet. Veja como solicitar o visto para a Zâmbia.

Como solicitar o visto para Zâmbia

Como solicitar o visto para Zâmbia

País ainda pouco visitado por brasileiros, a Zâmbia é casa das gigantescas Victoria Falls, que estão entre as maiores quedas-d’água do...

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

12 Comentários

  1. Izac Chapiewski

    Tu pagou 880 dolares por todo o roteiro ? Africa do sul, Zambia e Botsuana? Muito top o relato

    Responder
    • Altier Moulin

      Isso, Izac.

      Saí de Joanesbugo, na África do Sul, e fui até Livinsgstone, na Zâmbia por USD 880.

      Um abraço.

      Responder
  2. Ludmila

    Morro de vontade de “montar” num elefante. Deve ser umas das experiências mais libertadoras da vida!

    Responder
    • Altier Moulin

      É bem legal mesmo, Ludmila.
      Eu montei o maior, com mais de quatro metros.
      Dá um frio na barriga sim, mas é sensacional.

      Um abraço.

      Responder
    • Altier Moulin

      Cara, lá onde tem os passeios eles fazem esse vídeo e te vendem por uma pequena fortuna. Essa é uma versão compacta que eu mesmo editei com base nas imagens que eles fizeram.

      Responder
      • Mariana

        Cadê esse vídeo? Não achei, queria ver!

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi Mariana,

          Está no final do texto. 😉

          Um abraço!

          Responder
      • IGOR MOTA

        E quanto seria essa pequena fortuna?
        Esse ano fiz snorkel em Acapulco, custava 100 pesos 1h com lancha e guia inclusos e se você quisesse 10 fotos eram apenas 300 pesos rsrs
        To querendo ir nas cataratas Victoria em 2018 e aproveitaria pra fazer esse safári.
        desde já, agradecido

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi, Igor.

          Não me lembro exatamente o valor. 🙁

          Um abraço.

          Responder
          • Igor Renato

            Tudo bem, muito obrigado, to pensando em pegar um tour desses que você pegou.
            Um abraço.

          • Altier Moulin

            Aproveite, Igor. 😉

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *