Como é o safári com elefantes na Zâmbia

12

Atualizado em 30 de maio de 2018

Em Livingstone, na Zâmbia, a maior atração é Victoria Falls, que está entre as maiores quedas-d’água do mundo, porém há muitas opções de passeios e atividades por aqui. Eu escolhi fazer o safári com elefantes e explico todos os detalhes neste post.

Para começar, o grande barato deste programa é que você não apenas faz o passeio por cerca de uma hora nas costas de um desses gigantescos animais, mas aprende um pouco sobre a espécie, tem a oportunidade de tocá-los, de alimentá-los e de entender por que eles estão aqui, e não livres na natureza.

O meu companheiro de aventura é o Danny, macho dominante com cerca de 40 anos e quase quatro metros de altura. Ele foi resgatado durante o período de maior matança de elefantes que o continente já viveu, entre as décadas de 1960 e 1970.

É com ele que vou fazer o safári nas margens do Rio Zambeze e até ver de perto alguns leões que também vivem no Safari Par Excellence.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

Eu alimentei e até me sentei em uma das patas do Danny.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

Do alto dos quase quatro metros do macho dominante.

Minha aventura começa assistindo a um vídeo que conta um pouco da história do lugar, dos animais e explica os cuidados que devo ter durante o safári com elefantes, já que o passeio na savana africana reserva surpresas: outros animais podem aparecer pelo caminho e, por isso, os guias instruem sobre o que fazer e o que não fazer, de acordo com a reação dos elefantes.

Essa é uma atividade de risco, pois, mesmo sendo adestrados, os elefantes são selvagens. Ou seja, é impossível ter o controle completo sobre seu comportamento. Ah, é bom saber que todo o passeio é acompanhado por seguranças que vão à frente do grupo. Assim, evitam qualquer incidente.

Comigo vai Fabio Mujuta, um dos treinadores do acampamento. É ele quem conduz Danny, enquanto eu mal posso acreditar que estou cavalgando um elefante, o maior deles. A caminhada é tranquila, o movimento do bichão é generoso e sem solavancos. Sua pele é áspera, as orelhas são gigantes, e sua tromba quase quilométrica alcança facilmente a mão de Fabio para buscar a recompensa: um saboroso e crocante amendoim.

Todo o treinamento desses elefantes é baseado em um método positivo de recompensa. Ou seja, o animal presta atenção no comando, executa e, em troca, ganha um alimento que gosta. Essa é a maneira mais indicada para treinar esses tão inteligentes seres. E, além disso, como a maioria foi criada por humanos desde pequeno, eles já aprenderam a confiar nos seus treinadores.

Eu conversei com a veterinária que cuida dos animais e os acompanha. Ela me garantiu que todos os protocolos mundiais são cumpridos. Os elefantes fazem esse tipo de passeio duas vezes por dia: uma hora pela manhã, e uma hora à tarde. Na outra parte do tempo, eles ficam livres pela área do acampamento. É nesse momento que cruzam o Rio Zambeze, onde o alimento é mais farto. Além disso, o safári é feito obedecendo a um rodízio. Primeiro alguns animais descansam, enquanto outros fazem o passeio e, depois, os que fizeram o passeio descansam.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

Parte do grupo de elefantes que vive no acampamento.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

Um dos seguranças que acompanham o grupo.

Planeje o safári com elefantes

Quanto custa | O safári com elefantes custa USD 165. Esse valor inclui o traslado de ida e volta para seu hotel. A moeda zambiana é o kwacha, identificada pelo símbolo ZMW. Hotéis, restaurantes e muitos outros estabelecimentos não utilizam o câmbio oficial. Além disso, muitos elevam a taxa de troca da moeda ao seu próprio gosto. Portanto, prefira os caixas eletrônicos ou as lojas especializadas.

Quando ir | Esse passeio pode ser feito o ano todo, mas para evitar as chuvas é melhor ir na estação seca, que vai de abril a outubro.

Como chegar | O Safari Par Excellence fica a dez quilômetros do Centro de Livingstone. Comprando o passeio para fazer o safári com elefantes você tem direito a traslado de ida e volta para seu hotel.

Como é o safári com elefantes na Zâmbia

A estrutura rústica do acampamento

Quem leva | Eu contratei os serviços da Acacia Africa, empresa especializada em passeio pela África, e paguei USD 880 por seis dias de viagem, incluindo guia, transporte, hospedagem e alimentação. Eles oferecem vários roteiros e aqui você encontra todas as opções e preços. Veja como foram todos os dias dessa incrível aventura.

Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar na Zâmbia, entretanto o processo é simples e pode ser feito pela internet. Veja como solicitar o visto para a Zâmbia.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

12 Comentários

Escreva um comentário