Em Livingstone, na Zâmbia, a maior atração é Victoria Falls, que está entre as maiores quedas-d’água do mundo, porém há muitas opções de passeios e atividades por aqui. Eu escolhi fazer o safári com elefantes e explico todos os detalhes neste post.
Para começar, o grande barato deste programa é que você não apenas faz o passeio por cerca de uma hora nas costas de um desses gigantescos animais, mas aprende um pouco sobre a espécie, tem a oportunidade de tocá-los, de alimentá-los e de entender por que eles estão aqui, e não livres na natureza.
O meu companheiro de aventura é o Danny, macho dominante com cerca de 40 anos e quase quatro metros de altura. Ele foi resgatado durante o período de maior matança de elefantes que o continente já viveu, entre as décadas de 1960 e 1970.
É com ele que vou fazer o safári nas margens do Rio Zambeze e até ver de perto alguns leões que também vivem no Safari Par Excellence.

Eu alimentei e até me sentei em uma das patas do Danny.

Do alto dos quase quatro metros do macho dominante.
Minha aventura começa assistindo a um vídeo que conta um pouco da história do lugar, dos animais e explica os cuidados que devo ter durante o safári com elefantes, já que o passeio na savana africana reserva surpresas: outros animais podem aparecer pelo caminho e, por isso, os guias instruem sobre o que fazer e o que não fazer, de acordo com a reação dos elefantes.
Essa é uma atividade de risco, pois, mesmo sendo adestrados, os elefantes são selvagens. Ou seja, é impossível ter o controle completo sobre seu comportamento. Ah, é bom saber que todo o passeio é acompanhado por seguranças que vão à frente do grupo. Assim, evitam qualquer incidente.
Comigo vai Fabio Mujuta, um dos treinadores do acampamento. É ele quem conduz Danny, enquanto eu mal posso acreditar que estou cavalgando um elefante, o maior deles. A caminhada é tranquila, o movimento do bichão é generoso e sem solavancos. Sua pele é áspera, as orelhas são gigantes, e sua tromba quase quilométrica alcança facilmente a mão de Fabio para buscar a recompensa: um saboroso e crocante amendoim.
Todo o treinamento desses elefantes é baseado em um método positivo de recompensa. Ou seja, o animal presta atenção no comando, executa e, em troca, ganha um alimento que gosta. Essa é a maneira mais indicada para treinar esses tão inteligentes seres. E, além disso, como a maioria foi criada por humanos desde pequeno, eles já aprenderam a confiar nos seus treinadores.
Eu conversei com a veterinária que cuida dos animais e os acompanha. Ela me garantiu que todos os protocolos mundiais são cumpridos. Os elefantes fazem esse tipo de passeio duas vezes por dia: uma hora pela manhã, e uma hora à tarde. Na outra parte do tempo, eles ficam livres pela área do acampamento. É nesse momento que cruzam o Rio Zambeze, onde o alimento é mais farto. Além disso, o safári é feito obedecendo a um rodízio. Primeiro alguns animais descansam, enquanto outros fazem o passeio e, depois, os que fizeram o passeio descansam.

Parte do grupo de elefantes que vive no acampamento.

Um dos seguranças que acompanham o grupo.
Planeje o safári com elefantes
Quanto custa | O safári com elefantes custa USD 165. Esse valor inclui o traslado de ida e volta para seu hotel. A moeda zambiana é o kwacha, identificada pelo símbolo ZMW. Hotéis, restaurantes e muitos outros estabelecimentos não utilizam o câmbio oficial. Além disso, muitos elevam a taxa de troca da moeda ao seu próprio gosto. Portanto, prefira os caixas eletrônicos ou as lojas especializadas.
Quando ir | Esse passeio pode ser feito o ano todo, mas para evitar as chuvas é melhor ir na estação seca, que vai de abril a outubro.
Como chegar | O Safari Par Excellence fica a dez quilômetros do Centro de Livingstone. Comprando o passeio para fazer o safári com elefantes você tem direito a traslado de ida e volta para seu hotel.

A estrutura rústica do acampamento
Quem leva | Eu contratei os serviços da Acacia Africa, empresa especializada em passeio pela África, e paguei USD 880 por seis dias de viagem, incluindo guia, transporte, hospedagem e alimentação. Eles oferecem vários roteiros e aqui você encontra todas as opções e preços. Veja como foram todos os dias dessa incrível aventura.
Visto | Brasileiros precisam de visto para entrar na Zâmbia, entretanto o processo é simples e pode ser feito pela internet. Veja como solicitar o visto para a Zâmbia.
Tu pagou 880 dolares por todo o roteiro ? Africa do sul, Zambia e Botsuana? Muito top o relato
Isso, Izac.
Saí de Joanesbugo, na África do Sul, e fui até Livinsgstone, na Zâmbia por USD 880.
Um abraço.
Morro de vontade de “montar” num elefante. Deve ser umas das experiências mais libertadoras da vida!
É bem legal mesmo, Ludmila.
Eu montei o maior, com mais de quatro metros.
Dá um frio na barriga sim, mas é sensacional.
Um abraço.
Caraca, quem te filmou nesse vídeo?
Aquela imagem com os leões passando ficou irada!!!
Cara, lá onde tem os passeios eles fazem esse vídeo e te vendem por uma pequena fortuna. Essa é uma versão compacta que eu mesmo editei com base nas imagens que eles fizeram.
Cadê esse vídeo? Não achei, queria ver!
Oi Mariana,
Está no final do texto. 😉
Um abraço!
E quanto seria essa pequena fortuna?
Esse ano fiz snorkel em Acapulco, custava 100 pesos 1h com lancha e guia inclusos e se você quisesse 10 fotos eram apenas 300 pesos rsrs
To querendo ir nas cataratas Victoria em 2018 e aproveitaria pra fazer esse safári.
desde já, agradecido
Oi, Igor.
Não me lembro exatamente o valor. 🙁
Um abraço.
Tudo bem, muito obrigado, to pensando em pegar um tour desses que você pegou.
Um abraço.
Aproveite, Igor. 😉