Atualizado em 19 de abril de 2018
O velho ditado já diz que todos os caminhos levam a Roma. Mas, para fazer esses caminhos e de fato chegar a Roma, você pode escolher entre avião, ônibus, trem e até carro. Como você já pode imaginar, existem muitas opções para visitar a cidade histórica mais famosa do mundo.
A capital da Itália recebe um grande fluxo de turistas em qualquer época do ano. Mas, é no verão que as coisas esquentam, literalmente. Para saber a melhor época de visitar a cidade, eu sugiro que você leia: Quando ir a Roma. Mas, independentemente da estação do ano, os grandes monumentos, o charme das ruelas, as fontes e a deliciosa culinária não irão lhe decepcionar.
Como chegar a Roma
Avião | Roma é servida por dois aeroportos: o aeroporto de Fiumicino, Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci (FCO) e o Aeroporto Ciampino (CIA). O primeiro é o mais importante da Itália. Para chegar aqui direto do Brasil, sua única opção é voar com a Alitalia, saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro.
O Fiumicino fica a cerca de 30 quilômetros do centro da capital enquanto o Ciampino está a 15. Ainda assim, este segundo é o aeroporto secundário da cidade, por onde chegam os voos das companhias low cost da Europa. Para quem já esta no continente, aproveitar as promoções da RyanAir, Vueling, EasyJet e outras, é uma boa ideia.
Ônibus | Você também pode chegar a Roma de ônibus. Mas, eu já lhe adianto que, como em outros países europeus, o ônibus, apesar de mais barato, só vale a pena para quem está próximo. Ou, para quem tem tempo de sobra no roteiro.
Se você estiver pelas redondezas, o transporte é vantajoso. As viagens para o Termini, principal terminal rodoviário e ferroviário da cidade, são constantes e baratas. Mas, quem estiver distante da capital, viajar de ônibus pode ser cansativo e, com certeza, demorado. Isso faz com que nem o custo baixo valha a pena, dependendo do seu tempo de viagem.
Trem | Na Europa, existem trens de alta velocidade que conectam diversas cidades do continente. Partindo de Florência, por exemplo, você chega a Roma em menos de duas horas e, saindo de Milão, são três.
Eu aconselho você a consultar as tarifas e comprar as passagens com antecedência. Para fazer a viagem valer a pena, é bom conseguir preços mais em conta. Trem muitas vezes é um transporte caro. Você pode checar os preços e disponibilidade no site do RailEurope.

O trem da RailEurope cruza paisagens incríveis. Foto: Divulgação.
Carro | Chegar a Roma de carro é a opção perfeita para quem está curtindo uma road trip pelo país e com tempo de sobra para fazer paradas estratégicas nas cidades pelo caminho. Além disso, outra coisa que muitas pessoas fazem é alugar um veículo e desbravar regiões de vinhedos nas redondezas.
Mas, se você é desses que ama botar o pé na estrada, é importante saber que o trânsito no centro da capital italiana é um pouco caótico. O que pode ser agressivo para quem não está acostumado. Isso sem contar na dificuldade em encontrar lugar para estacionar. Ou seja, você pode até usar o carro para chegar até aqui, mas, uma vez em Roma, abuse dos pés e do transporte público.
Foto de capa: Divulgação.