Como chegar a Abu Simbel

2

Atualizado em 27 de julho de 2018

O principal motivo que nos faz chegar a Abu Simbel é visitar os templos da região, famosos mundialmente por sua beleza e pela saga de serem transferidos de lugar, antes que o lago de uma hidrelétrica os inundasse. Isso, eu conto com mais detalhes em: Como visitar os templos de Abu Simbel.

Mesmo que apenas uma visita aos templos pareça pouco, não se engane com essa definição simplória de roteiro. Afinal, conhecer essas obras faraônicas foi algo tão incrível e impressionante, para mim, que eu indico todo o esforço.

Como chegar a Abu Simbel no Egito

A entrada do principal templo de Abu Simbel.

Antes de chegar a Abu Simbel, é preciso chegar a Aswan. A cidade fica a 950 quilômetros do Cairo, no sul do país. Esse trajeto é todo no meio do deserto do Saara, com temperaturas que, no verão, chegam aos 50 graus.

Os templos de Abu Simbel ficam na fronteira do Egito com o Sudão e, justamente por esta ser uma região de conflitos, eu já lhe adianto que não é permitido que estrangeiros viagem de carro até os templos por questão de segurança.

Como chegar a Abu Simbel no Egito

Essas construções são o principal motivo de chegar a Abu Simbel.

Como chegar a Abu Simbel

Avião | O primeiro passo é chegar ao Cairo, capital do Egito. Não existe voo direto do Brasil para cá, ou seja, será preciso fazer escala em outro país. Depois , você vai do Cairo até o Aeroporto de Aswan-Daraw (ASW), que é um dos mais importantes do país.

As principais companhias aéreas são a EgyptAir, KLM, British Airways, Lufthansa e Air France, mas você também encontra trechos feitos por empresas árabes, como a Qatar e a Emirates.

Também dá para chegar a Aswan de trem, como eu mostro em: Como é o trem para Luxor e Aswan.

Depois de cehgar a Aswan, você pode voar para o Aeroporto de Abu Simbel (ABS). No desembarque, você encontra muitos táxis esperando levá-lo aos templos. Você vai precisar de, pelo menos, um dia para fazer tudo isso.

Como chegar a Abu Simbel no Egito

Estrada que corta o maior deserto do mundo.

Micro-ônibs | De Aswan, partem os micro-ônibus que levam, diariamente, centenas de turistas para visitar Abu Simbel. Foi esta opção que eu escolhi. Como a viagem é feita em comboio – medida adotada pelo governo depois dos atentados terroristas de 1997 –, é necessário acordar bem cedo, por volta das três da manhã, para aguardar que a polícia autorize – e acompanhe – a viagem.

Não há muitas empresas que operam essa linha e  a forma mais fácil de conseguir uma passagem é na recepção do hotel. A volta de Abu Simbel para Aswan começa às 16h.

Ônibus | Outra opção é usar o ônibus público. Ele sai da estação rodoviária de Aswan às 8h e você consegue chegar a Abu Simbel por volta das 11h30. A passagem custa EGP 30, mas o grande problema é que a volta é ás 13h. Isso significa que você terá que fazer a visita correndo ou pernoitar por aqui. Se preferir, pode voltar em um táxi compartilhado, que custa cerca de EGP 40.

Como chegar a Abu Simbel no Egito

O lago artificial que quase inundou os templos.

Cruzeiro | Quanto estava em Abu Simbel, vi que muitos turistas chegaram de um navio que faz o roteiro pelo Nilo. Se você gosta de tranquilidade e não se importa em visitar os lugares em pouco tempo, esta pode ser uma boa opção. Há várias empresas que fazem roteiros por aqui. Você pode dar uma olhada neste site.

Veja todos os posts de Abu Simbel

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.