Pesquisar
Close this search box.

25 comidas típicas do Egito para comer em sua viagem pelo país

Atualizado em 8 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Comidas típicas do Egito

A culinária árabe é famosa no mundo inteiro e com certeza há muitos pratos que você já conhece – e ama –, e as comidas típicas do Egito são uma bela forma de experimentar os sabores do mundo árabe com um toque bem característico do país.

→ Não viaje sem o seguro viagem

Quando estiver viajando pela terra dos faraós, você será apresentado a muitos destes pratos e, mesmo que não prove todos, eu tenho certeza de que você vai gostar das texturas, dos aromas e dos temperos.

Além disso, tem o conforto que eles nos proporcionam só por saber que estamos experimentando pratos com uma longa história – alguns deles aprovados até por faraós e outros que viraram polêmica.

Comidas típicas do Egito

Nesta lista, você vai conhecer um pouco das comidas típicas do Egito e algumas histórias que deixarão sua mesa muito mais rica.

1. Ful Medames

A comida de rua mais popular no Egito é o ful medames, uma pasta de favas – um tipo de feijão – temperada com alho e azeite que é encontrada em, praticamente, todas as esquinas das principais cidades.

Nos restaurantes o prato complementa o cardápio, mas também é muito usado como recheio de sanduíches que a gente pode comprar em um saquinho para levar nos passeios pagando um preço super camarada.

2. Tamiya

Outra comida de rua egípcia básica é o tamiya, um bolinho feito com purê de feijão – em vez de grão de bico, que é usado em outras partes do Mediterrâneo – e salsinha.

Comidas típicas do Egito

Ele pode ser confundido com o tradicional faláfel, mas além de ser feito com favas, o bolinho é modelado em forma de discos redondos e achatados.

3. Koshari

Um dos mais famosos pratos egípcios o koshari é uma mistura de arroz, lentilhas e macarrão coberto com cebola frita e um molho de tomate picante. Ele costumava ser vendido apenas em carrinhos nas ruas e muito popular por ser uma refeição rápida, barata e fácil de encontrar.

Com o tempo, foi introduzido no cardápio dos restaurantes e agora é normalmente consumido em restaurantes especializados, que servem apenas este prato – é uma uma das comidas típicas do Egito que eu mais gosto.

4. Molokhia

O molokhia – também conhecido como mulukhiyah – é considerado por muitos o prato nacional do Egito, consumido na maioria das casas e muito usado para introduzir os vegetais na dieta das crianças durante seus primeiros anos. Ele é uma sopa feita de corchorus, uma planta conhecida como juta, que também é muito presente na culinária de países como Tunísia, Quênia, Haiti e Filipinas.

Comidas típicas do Egito

A versão egípcia é feita com as folhas da planta picadas finamente cozidas em caldo de galinha com alho refogado, coentro e temperos. Como o ful medames e koshari, é uma comida típica do Egito que está presente nas casas e nos restaurantes. Apesar de ser um dos pratos preferidos dos egípcios, é difícil gostar dele de primeira.

Este prato tem uma história muito curiosa: o imperador al-Hakim proibiu seus súditos de comerem o molokhia porque acreditava que ele era afrodisíaco, mas seu sucessor, o califa al-Zahir permitiu o consumo do prato novamente. Apesar disso, os drusos, que ainda têm Al-Hakim com figura importante e quase divina, continuam a respeitar a proibição e não comem molokhia até hoje.

5. Shawarma

O shawarma é um sanduíche de pão árabe com recheio de cordeiro ou frango assado em grelha giratória na horizontal – você já deve ter visto essas assadeiras.

À medida em que a carne é assada, ela é cortada e misturada em uma frigideira com tomate picado, cebola e salsinhaa antes de ser enrolada no pão e embrulhada em papel para levar.

6. Kofta Kebab

Carne moída bem temperada, montada em um espetinho como se fosse uma salsicha e grelhada. Esse é o kofta – cafta, em português –, umas das comidas típicas do Egito que a gente encontra em vários outros países árabes.

O kofta está entre as refeições favoritas dos egípcios. Normalmente é acompanhado de uma salada simples de tomate picado com pepino e pão árabe.

7. Tahini

O Tahini – ou tahina – é uma rica pasta de sementes de gergelim muito típica do Egito e de outros países árabes. Geralmente é temperado com alho e serve de complemento para outros pratos, como recheio de faláfel, por exemplo, mas também pode ser consumido com pratos doces.

Comidas típicas do Egito

O primeiro registro do taine – este é o nome do prato em português – foi feito em um livro de receitas do século 13 como ingrediente do hummus kasa.

8. Hamaam

Uma iguaria tradicional egípcia, o hamaam é feito com um tipo de pombo que é criado em todo o Egito para consumo da população – o que acontece em vários outros países da África. Geralmente são feitas assadas, recheados com arroz bem temperado ou freek, que são grãos de trigo.

9. Konafa

Os egípcios são grandes fãs desse bolinho frito e encharcado em uma calda de nozes. Ele é um tipo de baklava feito com uma base de creme e uma crosta crocante de massa vermicelli – um macarrão egípcio tipo cabelo de anjo.

Comidas típicas do Egito

10. Aish baladi

O aish baladi – ou eish baladi – é a versão egípcia do pão pita, que também é conhecido como pão libanês, árabe ou sírio, e é um alimento básico no Oriente Médio. Ele é feito com farinha de trigo integral cozida em temperaturas extremamente quentes.

Comidas típicas do Egito

Como é comido em todas as refeições, o pão é assado várias vezes no dia para que a gente sempre encontre pão fresco.

11. Feteer Meshaltet

Uma das mais tradicionais comidas típicas do Egito, o fiteer é um pão multicamadas leve e escamoso feito de massa esticada na espessura de papel e dobrada várias vezes.

É servido recheado com carne picada ou queijo ou simplesmente pincelado com samneh, que é uma manteiga clarificada – ainda pode ser servido polvilhado com açúcar de confeiteiro.

12. Baba Ganoush

Dizem que o baba ganoush sugiu no Líbano, mas ele é um prato que você vai encontrar com frequência nos cardápios dos restaurantes egípcios.

Comidas típicas do Egito

É um creme de berinjela assada, azeite, alho, taine – a pasta de gergelim – e limão, geralmente consumido com pão.

13. Homus

Homus é um dos pratos mais comumente servidos em restaurantes do Oriente Médio. A palavra homus significa grão de bico em árabe e, na verdade, é uma abreviação do prato hummus bil-tahina, que significa homus com taine. Este molho simples e tipicamente suave, tem cinco ingredientes essenciais: grão de bico, taine, azeite, suco de limão e alho.

Não se sabe quando o homus começou a ser consumido no Egito, mas um pote de grão de bico e cabeças de alho foi encontrado no túmulo do faraó Tutancâmon. Então, da para imaginar que ele já faz parte do hábito alimentar desse povo há alguns milênios.

14. Fattah

O fattah egícpio é feito com carne de cordeiro ou de boi bem temperada, cozida e servida sobre uma cama de arroz e pão pita torrado, acompanhado de molho de tomate fresco temperado com alho. É um comida típica egípcia consumida em ocasiões de festa, especialmente em Eidul Adha, festival muçulmano que acontece depois do haje, a peregrinação a Meca.

O fattah também é servido em casamentos, no ramadã – quando a maioria dos muçulmanos pratica o seu jejum – e na celebração de um novo bebê. Ele é muito comum em outros países do Oriente Médio com nomes e ingredientes diferentes.

15. Mahshi

O mahshi é um ótimo prato para viajantes vegetarianos. Ele é feito com legumes cozidos, normalmente pimentões, abobrinhas ou berinjelas, recheados com arroz temperado com ervas aromáticas e acompanhado por um molho.

Comidas típicas do Egito

16. Besarah

O besarah é um creme verde preparado com salsa, dill, alho-poró, feijão moído, especiarias, pimenta verde e cebola frita por cima. É uma refeição leve e também perfeita para vegetarianos.

Comidas típicas do Egito

17. Kebdah Alexandrina

Esta prato é uma das comidas típicas do Egito que saiu das casa e foi para as ruas, e isso significa que você vai encontrá-lo nos almoços de família e nas lanchonetes das esquinas – especialmente na cidade de Alexandria.

Ele pode ser feito com fígado bovino, temperado com pimenta, alho e cebola, ou com linguiça, que costuma ser cozida de diversas formas – incluindo sanduíches de barraquinhas de rua – sempre acompanhado com molho de tomate e pimenta.

18. Shakshuka

O shakshuka – ou shakshouka – é um dos pratos da culinária do norte da África mais conhecidos internacionalmente – suas origens são, muito provavelmente, da Tunísia. É um prato delicioso e simples, feito em uma frigideira e muito aromatizado com ervas e especiarias como salsa, hortelã, coentro, páprica e cominho.

Comidas típicas do Egito

A palavra shakshuka em árabe significa misturado, o que nos permite fazer uma ligação com o mexido brasileiro, muito comum em algumas regiões do nosso país, mas o shakshuka é normalmente consumido no café da manhã ou brunch, mas pode ser apreciado a qualquer hora do dia.

19. Eggah

O eggah é uma omelete assada grossa e densa muito popular no Egito e pode ser recheado com vários ingredientes, como abobrinha, espinafre, cebola frita, tomate, berinjela, pimentão verde e alho-poró.

Comidas típicas do Egito

Ele é muito consumido no café da manhã, mas pode ser degustado a qualquer hora do dia, seja como aperitivo ou prato principal com pão pita, salada e outros pratos tradicionais egípcios.

20. Sayadiyah

Um prato que se cozinha principalmente em cidades costeiras como Suez, Portsaid e Alexandria, o sayadiyah é feito de peixe branco, como robalo ou anchova, e cozido com arroz amarelo, cebola, especiarias e molho de tomate.

É uma refeição típica egípcia para ser saboreada e apreciada durante sua viagem, mas dificilmente você encontrará o prato no interior do país, já que é uma especialidade das cidades banhadas pelo Mediterrâneo.

21. Hawawshi

Esse pão é muito tradicional no Egito. Ele se parece com o pão pita e geralmente é recheado com carne picada, cebola e pimenta. Hawawshi é, talvez, o mais básico prato da culinária egípcia caseira.

22. Mahalabiya

O mahalabiyaé um pudim de leite sedoso, também chamado de muhallebi em algumas regiões do Egito, e é uma sobremesa rica e cremosa muito popular em toda a nação árabe.

Feita com apenas quatro ingredientes é fácil de colocar rapidamente na mesa – talvez por isso ela seja uma das comidas típicas do Egito mais consumidas.

23. Kanafeh

Outra sobremesa que eu recomendo que você experimente no Egito é o Kanefeh, um bolo preparado com massa de sêmola, semelhante ao macarrão cabelo de anjo do Brasil.

Comidas típicas do Egito

A massa é assada juntamente com manteiga e um creme de queijo e, depois de pronta, é embebida em calda e coberta por amêndoas.

24. Umm Ali

Esta é uma sobremesa obrigatória, mesmo se você pisar no Egito por alguns minutos. O umm ali, que significa a mãe de Ali, é feito de camadas de massa folhada embebidas em leite e misturadas com nozes, passas, flocos de coco e açúcar e depois assadas.

Comidas típicas do Egito

A massa cozida com o leite quente, complementada com vários ingredientes diferentes, torna este prato uma experiência gastronômica inesquecível.

25. Basbousa

Saborosa sobremesa que ultrapassou fronteiras, a basbousa é de origem otomana. Encontrado em diferentes países como uma das muita variações de baklava, é adorado por pessoas de todo o mundo, mas o nome desta iguaria muda de país para país.

Comidas típicas do Egito

A versão egípcia costuma ser fina, umedecida em calda doce, macia por dentro e coberta com amêndoas.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto, mas o pedido pode ser feito na chegada ao Egito.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do Egito é a libra egípcia, identificada pela sigla EGP. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. Veja como usar seu dinheiro no Egito.

Vacinas

É obrigatório apresentar o Certificado de Vacinação e Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. Veja como solicitar o certificado pela internet.

Informações sobre covid-19

Não há mais restrições de entrada para viagens ao Egito. Portanto, não é necessário apresentar testes, comprovante de vacinação, fazer quarentena e preencher formulários de saúde.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para o Egito, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Os planos TRAVEL ASSIST 30 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 e AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA) têm cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: eles são os preferidos dos viajantes.

GTA 36 SLIM AFRICA, ÁSIA E OCEANIA é um dos seguros mais baratos e também uma boa cobertura para despesas médicas e hospitalares.

Veja mais dicas do Egito

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Egito.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Pode sim, Paulinete.
    Há inúmeras formar de fazer isso.
    Por meio de um banco ou pelo Paypal, por exemplo.
    Um abraço.

  2. Boa noite. Gostaria de um informação. Uma pessoa do Egito pode enviar com facilidade dinheiro para uma pessoa do Brasil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *