Pesquisar
Close this search box.

Comidas da República Dominicana: principais pratos da culinária local

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Comidas da República Dominicana

As comidas da República Dominicana são muito saborosas, variadas e, em alguns aspectos, se aproximam da culinária brasileira.

O pescado com coco, por exemplo, é muito semelhante à moqueca baiana e capixaba, e o pastel en hoja se parece com a saborosa pamonha goiana, com a diferença de que o milho é substituído pela mandioca e enrolado em folha de bananeira.

Também é comum encontrar os chicharrones de pollo e o pica-pollo, que são pedaços de frango frito. Até o moro, que é o casamento perfeito entre o arroz e o feijão em um estiloso mexido, nos lembra da comida de casa.

As peculiaridades da comida dominicana começam a ser percebidas nas ruas.

Comidas da República Dominicana

Nas esquinas, você será convidado a experimentar o limonzilho, uma frutinha verde, pequena e que nasce em cachos. Sua casca forte abriga um caroço revestido por uma polpa amarelada de sabor cítrico capaz de viciar gradativamente.

Comidas da República Dominicana

Veja algumas comidas da República Dominicana que experimentei durante minha viagem.

Mofongo

Um dos itens mais encontrados na mesa do dominicano é o plátano, que corresponde à nossa banana-da-terra, mas que, geralmente, é frita ainda verde.

Amassada com alho, essa mistura dá origem ao mofongo, que é servido tradicionalmente com carne de porco. Essa saborosa iguaria pode ser comida no almoço, no jantar ou em uma refeição rápida.

Yaniqueque

Este tipo de pão frito é encontrado facilmente nas barraquinhas de fritura que abundam nas praias de Boca Chica, Barahona e Guayacenes, por onde passei.

Fresquinho e ainda quente, ele é uma saborosa opção para matar a fome no meio da tarde.

Habichuelas con Dulce

Este foi o prato que mais me causou estranheza: ele nada mais é do que feijão doce.

Do feijão vermelho é preparado um caldo grosso onde os grãos desaparecem e, então, se juntam o açúcar, algumas uvas passas e um pouco de canela.

Comidas da República Dominicana

Depois de pronto, acrescentam-se pequenos biscoitos doces sobre o prato. Quente ou frio, ele é uma delícia e é muito consumido durante as festas de fim de ano.

Sanduíche do Barra Payan

Sentar-se nos bancos do balcão deste tradicional bar é uma autêntica experiência dominicana.

Servindo o mesmo sanduíche há mais de 50 anos, desde sua fundação, o bar ocupa um humilde ponto na Rua 30 de Marzo, em Santo Domingo.

A seleção de sucos de frutas tropicais é um atrativo à parte. Bom mesmo é o Payan Especial, um sanduíche de pão francês, com tomate, presunto, peito de frango e dois tipos de queijo.

Parece simples, não é mesmo? Então, aguarde até você experimentar o sabor dessa iguaria local.

Dulces

O tradicional dulce de leche ganha várias versões: recheado de laranja, frutas secas, goiabada e tantas outras opções eles são um verdadeiro convite à gula.

Na Casa del Dulce, na Zona Colonial, você vai encontrar todo e qualquer tipo de doce local. Além disso, a sessão de bebidas também é muito variada e os preços são justos.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na República Dominicana por até 90 dias.

Documentos

Você precisar apresentar o passaporte com validade de seis meses. Carteira de identidade não é aceita.

Dinheiro

A moeda oficial é o peso dominicano, representado pela sigla RD$. A melhor opção é levar dólares. 

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória, independentemente do motivo da viagem e da idade do viajante.

Informações sobre covid-19

Desde 23 de abril de 2022, não é necessário apresentar o comprovante de vacinação para covid-19 nem testes RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) negativos para entrar na República Dominicana. Testes aleatórios também estão suspensos.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como mergulhar de cilindro ou praticar outros esportes de aventura – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da República Dominicana

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da República Dominicana.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

32 respostas

  1. Interessantíssimo, vou tentar a “pamonha” de mandioca rsss, se der certo vou insistir na culinária nordestina a produção de mandioca sergipana é alta e a demanda baixa …quem sabe isso vira um atração local e de quebra ajuda na formação de renda e diminuição da vulnerabilidade social….Grata por ter compartilhado sua experiência.

  2. Gostei muito do seu relato sobre a culinária local, era exatamente o que eu procurava
    Meu marido está indo para esta cidade e precisamos saber o que vamos encontrar por lá.
    Estou preocupada com terremotos.
    Deus guarde esse povo
    Obg.

  3. Obrigada pelas dicas.
    Estou indo à República Dominicana no final de ano com um amigo meu. Curti e sou viciada em comida e obrigada pelas dicas.
    Se poder, pode da outras dicas só pra ajudar uma brasileira que vai pela primeira vez neste país?

  4. Estou encantada com a culinária da República Dominicana.
    Achei esse feijão doce exótico, mas parece ser delicioso.
    Eu pretendo ir à República Dominicana em breve, assim como a Costa Rica.
    Se você tiver alguma informação da culinária desse país também, agradeço muitíssimo.

  5. Essas informações me ajudaram bastante. Tenho um trabalho pra fazer sobre as comidas da RD e esses relatos vão me ajudar bastante, que maravilha!!!!!

  6. Feijão doce!!!
    Obrigado pelas informações, eu achei exatamente o que precisava. Conhecer os variados tipos de comida.

  7. Oi Paola,

    Obrigado por me acompanhar e também por entender que nem sempre dá para esclarecer todos os detalhes em um único post. Aliás, o meu objetivo era mesmo que ele servisse de aperitivo. 🙂

    Um abraço!

  8. Gente! Adorei…

    Não tive o prazer de conhecer ainda… Mas é uma de minhas metas pessoais.
    Altier, creio que as críticas são realmente boas quando são construtivas, para que possamos melhorar algo…
    Mas a pessoa só se deu o trabalho de “olhar” a tua publicação, sim com certeza ela só olhou… E ainda escreve: MUITA POUCA INFORMAÇÃO. É para acabar com qualquer um.

    Só o que posso te dizer, é que adorei teu post. Com certeza podes aprimora-los… Mas aos poucos não é mesmo?!?
    Abraço.

  9. Oi Alexandrina,

    Não entendi a sua colocação: tem pouca informação em que sentido? Talvez ela não tenha a informação que você procura, mas tem as informações que eu tinha para escrevê-la.

    Além disso, eu fiz uma série de posts sobre a República Dominicana justamente porque tinha informações demais para colocar em apenas um. Sugiro que você leia os outros posts.

    De qualquer forma, obrigado por dedicar o seu tempo para ler os meus relatos e obrigado também por sua opinião. Ela é realmente importante para mim.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3