Começa a temporada de baleias no Brasil

0

Atualizado em 6 de julho de 2018

Já começou a temporada de baleias no litoral brasileiro. De julho a novembro, duas espécies, a franca e a jubarte, retornam para as águas quentes depois de passarem um tempo na Antártica. É aqui que elas acasalam e têm filhotes, nos presenteando com um verdadeiro espetáculo.

A baleia jubarte aparece com mais frequência na costa da Bahia e do Espírito Santo, e se você ainda não teve a oportunidade de admirar essas majestosos gigantes do oceano, vale a pena se programar para isso.

Na capital capixaba, dá para ver as jubartes a poucos quilômetros de navegação. A embarcação sai do Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi, e eu mostro tudo isso em: Observação de baleias em Vitória.

Começa a temporada de baleias no Brasil

A avistamento de jubartes em Vitória.

No litoral da Bahia, o melhor lugar para curtir a temporada de baleias é em Abrolhos, o lugar preferido desses animais.

O Parque Nacional Marinho de Abrolhos fica a cerca de 70 quilômetros da costa, e é formado por cinco ilhas. Aqui, você pode fazer o passeio de um dia ou de três, dormindo bem pertinho das jubartes. Eu mostro isso em: Como é avistar baleias em Abrolhos.

Começa a temporada de baleias no Brasil

Abrolhos é o local preferido da espécie.

Começa a temporada de baleias no Brasil

Elas chegam para se reproduzir no litoral brasileiro.

A Rota da Baleia franca

a baleia franca é mais vista no litoral de Santa Catarina – elas não sobem mais do que isso. Eu já visitei as cidades da Rota da Baleia Franca, que é cheia de encantos, e realmente o diferencial deste lugar é que a baleia chega tão perto da praia que você nem precisa entrar no mar.

A Rota da Baleia Franca, como o nome indica, foi criada porque, nesses meses, dezenas de baleias francas visitam o sul do Brasil. As francas escolhem as enseadas de LagunaGaropaba e Imbituba  para terem seus filhotes e amamentaram por causa da temperatura mais amena, mas também porque, em águas mais rasas, seus predadores naturais, como as orcas e os tubarões, não chegam.

Começa a temporada de baleias no Brasil

A baleira franca só é vista no sul do país.

A baleia franca vive cerca 80 anos e há registros de animais que nasceram aqui e que, depois, voltaram para ter seus filhotes em águas brasileiras. Eu conto mais da minha experiência com esses mamíferos em: O avistamento de baleias em Santa Catarina.

Começa a temporada de baleias no Brasil

Mais dócil, ela chega bem perto da praia.

A temporada de baleias no Brasil

A temporada de baleias no Brasil vai de julho a novembro, mas o pico é entre agosto e outubro, quando um número maior de indivíduos está em nosso litoral. Embora não seja possível prever ou identificar exatamente os motivos, o número de baleias jubarte tem aumentado, já as baleias franca têm chegado em menor quantidade.

Independente de onde e quando for fazer seu passeio, lembre-se de que é preciso respeitar os espaços dos animais e que somente empresas autorizadas podem fazer o avistamento com turistas.

Foto de capa: Rota da Baleia Franca

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário