Colonia del Sacramento: a joia do Uruguai

6

Atualizado em 23 de dezembro de 2016

O mundo descobriu Colonia del Sacramento, de fato, a partir de 1995 quando a Unesco declarou o seu centro histórico um dos Patrimônios da Humanidade. Porém, os portugueses já a conheciam há séculos e fizeram dela uma joia às margens do Rio da Prata.

O centro histórico de Colonia del Sacramento começa a poucos metros da estação portuária onde chegam os barcos que fazem a travessia desde Buenos Aires. O caminho é emoldurado por árvores centenárias e há lojas espalhadas por todos os lados. Em cada esquina, as construções antigas aparecem e vão contando a história da cidade.

Colonia del Sacramento

O começo do Centro Histórico.

Colonia del Sacramento

Indispensável: o mapa que vai te guiar por Colonia.

O que fazer em Colonia del Sacramento

Calle de los Suspiros | Na cidade, as construções do tempo colonial são muitas. O bairro histórico abriga diversas casas e monumentos bem preservados. Aproveite o dia para caminhar pelas ruas de pedra e viaje no tempo. Na verdade, tudo vai começar na Puerta de la Ciudadela, um dos cartões postais do bairro histórico. Caminhando poucos metros, você vai encontrar a Calle de los Suspiros, a mais famosa rua da cidade e que dá acesso à Plaza Mayor 25 de mayo.

Colonia del Sacramento

A Puerta de la Ciudadela.

A Calle de Los suspiros.

A Calle de los Suspiros.

Colonia del Sacramento

O farol.

Farol | Continue caminhando e chegue ao Farol para ver a cidade do alto dos seus 118 degraus. Antigo e bem conservado, nele é possível tirar ótimas fotos.

Iglesia Matriz | A Iglesia Matriz de Colonia del Sacramento tem uma história muito interessante que data dos tempos de luta entre espanhóis e portugueses pelo domínio da cidade. Devido a esse fato, algumas paredes são construídas com pedras portuguesas enquanto outras têm um estilho espanhol.

Museo Portugués | Já o Museo Portugués é relativamente pequeno quando visto de fora, mas surpreende pelo bom acervo de mapas, roupas militares e dados  da época colonial e da escravidão.

Comida

Colonia várias opções de restaurantes de comida típica. Escolha o que mais lhe interessar e experimente o famoso Chivito, um sanduíche geralmente coberto com maionese e servido com batatas fritas e salada .

Como chegar a Colonia del Sacramento

Partindo de Buenos Aires de buque, chega-se à cidadezinha depois de uma hora de viagem. A Buquebus tem partidas diversas vezes ao dia e o ticket no buque mais rápido custou $316 – ida e volta. A viagem é segura e confortável.

Colonia del Sacramento

Partida de Buenos Aires.

Colonia del Sacramento

O confortável buque que nos leva a Colonia del Sacramento.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

6 Comentários

  1. Avatar

    Na verdade, eu acabei de fazer uma simulação no site da Buquebus saindo de Colonia para Buenos Aires no dai 30/04 e voltando dia 02/05 para 01 pessoa, está dando $2840 pesos uruguaios, o que equivale a uns R$300,00. É esse mesmo o preço? rsrs

  2. Avatar

    Ei Altier!!!

    Parabéns pelo seu blog!!! É muito bom e com dicas excelentes!!!

    Queria tirar uma dúvida: vou estar em Montevidéu em Maio e pretendo passar dois dias em Buenos Aires.
    Como faço para ir de Montevidéu a Bas?
    Queria passar o dia em Colonia del Sacramento e de lá seguir para Bas no fim da tarde. O que me sugere fazer?
    Li que é possível pegar um ônibus da COT na rodoviária de Tres Cruces em Montevideu e ir para Colonia bem cedo, passar o dia e no fim da tarde pegar o Ferry da Buquebus que te leva para Bas.
    E na volta, fazer o mesmo ao contrário. É dessa maneira mesmo?
    Como vou em Maio, já me recomenda comprar os tickets da Buquebus pelo site?
    Tenho olhado e os preços estão na faixa de $500 a $675 com taxas. Tá meio salgado, não? rs Somente do Ferry para Bas.

    Obrigada.

    Um abraço

    • Altier Moulin

      Oi Fernanda, obrigado pelo elogio e por nos acompanhar.

      De Montevideo a Buenos Aires, você pode pegar um ferry da Buquebus (http://www.buquebus.com.uy/), como você está cotando. O preço está um pouco mais salgado por dois motivos: 1. a temida inflação na Argentina e 2. a Buquebus comprou a sua principal concorrente, a Seacat, e agora domina, ainda mais, o mercado.

      Se for parar em Colonia – o que eu sugiro -, a viagem de ônibus de Montevidéu para Colônia dura cerca de duas horas e o ônibus sai do terminal Três Cruces. Um táxi do aeroporto até lá deve custar mais ou menos R$ 30. Pense na hipótese de dormir uma noite na cidade que a noite ganha outro charme.

      Acho que vale a pena comprar as passagens com antecedência se já tiver tudo planejado. Na volta, talvez um voo seja mais barato e rápido. Analise.

      Um abraço!

Escreva um comentário