Colonia del Sacramento: a joia do Uruguai

6

Atualizado em 2 de fevereiro de 2022

O mundo descobriu Colonia del Sacramento, de fato, a partir de 1995 quando a Unesco declarou o seu centro histórico um dos Patrimônios da Humanidade. Porém, os portugueses já a conheciam há séculos e fizeram dela uma joia às margens do Rio da Prata.

O centro histórico de Colonia del Sacramento começa a poucos metros da estação portuária onde chegam os barcos que fazem a travessia desde Buenos Aires. O caminho é emoldurado por árvores centenárias e há lojas espalhadas por todos os lados. Em cada esquina, as construções antigas aparecem e vão contando a história da cidade.

Colonia del Sacramento

O começo do Centro Histórico.

Colonia del Sacramento

Indispensável: o mapa que vai te guiar por Colonia.

O que fazer em Colonia del Sacramento

Calle de los Suspiros | Na cidade, as construções do tempo colonial são muitas. O bairro histórico abriga diversas casas e monumentos bem preservados. Aproveite o dia para caminhar pelas ruas de pedra e viaje no tempo. Na verdade, tudo vai começar na Puerta de la Ciudadela, um dos cartões postais do bairro histórico. Caminhando poucos metros, você vai encontrar a Calle de los Suspiros, a mais famosa rua da cidade e que dá acesso à Plaza Mayor 25 de mayo.

Colonia del Sacramento

A Puerta de la Ciudadela.

A Calle de Los suspiros.

A Calle de los Suspiros.

Colonia del Sacramento

O farol.

Farol | Continue caminhando e chegue ao Farol para ver a cidade do alto dos seus 118 degraus. Antigo e bem conservado, nele é possível tirar ótimas fotos.

Iglesia Matriz | A Iglesia Matriz de Colonia del Sacramento tem uma história muito interessante que data dos tempos de luta entre espanhóis e portugueses pelo domínio da cidade. Devido a esse fato, algumas paredes são construídas com pedras portuguesas enquanto outras têm um estilho espanhol.

Museo Portugués | Já o Museo Portugués é relativamente pequeno quando visto de fora, mas surpreende pelo bom acervo de mapas, roupas militares e dados  da época colonial e da escravidão.

Comida

Colonia várias opções de restaurantes de comida típica. Escolha o que mais lhe interessar e experimente o famoso Chivito, um sanduíche geralmente coberto com maionese e servido com batatas fritas e salada .

Como chegar a Colonia del Sacramento

Partindo de Buenos Aires de buque, chega-se à cidadezinha depois de uma hora de viagem. A Buquebus tem partidas diversas vezes ao dia e o ticket no buque mais rápido custou $316 – ida e volta. A viagem é segura e confortável.

Colonia del Sacramento

Partida de Buenos Aires.

Colonia del Sacramento

O confortável buque que nos leva a Colonia del Sacramento.