Atualizado em 13 de março de 2018
Quem estiver de viagem programada para a Colômbia tem que ser vacinado contra a febre amarela. Desde abril, a vacina era apenas indicada para regiões com ocorrência da doença. Agora, passou a ser obrigatória para todos os turistas brasileiros, independentemente da cidade para onde estão viajando.
O comunicado foi emitido pelo Ministério da Saúde e Proteção Social colombiano. Ficou determinado que as companhias aéreas solicitem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) no momento do check-in, antes do embarque, como instrui a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Essa regra vale para todos os brasileiros que estiverem viajando para a Colômbia, independentemente do país onde o voo fará conexão. Se você já estiver fora do Brasil e decidir visitar as terras colombianas, também será preciso apresentar o CIVP. Entretanto, para viagens dentro do país, não será necessário apresentar o comprovante de vacinação.
Com base nesta nova regra, as companhias aéreas poderão negar o embargue de passageiros que não apresentarem o certificado de vacinação de febre amarela como, agora, é exigido.
Casos particulares
Alguns casos são exceções. Dentre eles, crianças menores de um ano de idade, mulheres grávidas, pessoas com doenças graves decorrentes de imunodeficiência ou com mais de 60 anos, entre outros casos. Estes não precisarão apresentar o comprovante de vacinação. De qualquer forma, é muito importante confirmar as exigências aplicadas pela companhia aérea no momento da compra da passagem.
Veja um trecho do comunicado oficial emitido governo colombiano.
“A fim de manter a segurança sanitária nacional, e tendo em conta a alta mobilidade da população das repúblicas do Brasil, do Peru e de outros países com circulação de febre amarela, e no contexto do atual do surto de febre amarela, foram realizadas várias reuniões intersetoriais que levaram o país a se preparar para um possível surto da doença. Como resultado deste trabalho, se expediu um comunicado conjunto com a Aerocivil, 014 de 2017, que define as diretrizes para o controle da febre amarela e requisitos de certificação internacional”.
A vacina deve ser tomada, pelo menos, dez dias antes da viagem. A solicitação do comprovante internacional é feito na Anvisa. A vacina e o CIPV são gratuitos. Para saber mais, leia: Como solicitar o certificado de vacinação.
Foto: Universidad de Navarra
12 Comentários
Olá, para ir de carro tbm preciso tomar a vacina? ?
Sim, Tieli.
Esta regra vale independentemente da forma que você chegue ao país.
Um abraço.
Olá… Em conexão no país tbm é necessário? Ficarei apenas 2h30 lá!
Sim, Marcio.
Sem o comprovante de vacinação, você será impedido de entrar no avião.
Um abraço.
Tomei a vacina dia 09 e viajo dia 16 . Será que irão negar impedir minha entrada?
Provavelmente sim, Diogo.
Já tirou o certificado internacional?
Um abraço.
Tiro amanhã. Mas hoje achei minha carteirinha de vacinação antiga. Já fui imunizado em 2008. Ufa.
Melhor, Diogo.
Boa viagem!
Um abraço.
oi boa tarde!! qual tempo máximo aceitável para tomar a vacina da febre amarela para poder entrar na colombia? aí diz pelo menos 10 dias, mas teria problema se fosse um mes antes ?
Oi, Márcio.
Não há um tempo máximo, apenas mínimo. Ou seja, você tem que ter tomado a vacina há, pelo menos, 10 dias para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação.
Um abraço.
Vacina obrigatória para ir para colombia
Não entendi, Roberta. 🙂