Pesquisar
Close this search box.

Clima na Colômbia: melhores e piores épocas para viajar

Atualizado em 1 de abril de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Se você está pensando em curtir as praias banhadas pelo mar do Caribe ou, simplesmente, em explorar as cidades colombianas nas próximas férias, antes de planejar sua viagem, conheça melhor como é o clima na Colômbia e veja qual a melhor época para visitar cada uma de suas principais cidades.

Seguro viagem para a Colômbia

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Clima na Colômbia

A Colômbia tem duas estações climáticas bem definidas: o inverno é úmido e o verão, seco. Mas, devido às diferentes altitudes, as temperaturas variam de acordo com a região.

Na costa caribenha, a estação seca vai de dezembro a março. No sul, chove menos em junho e julho. A costa do Pacífico não tem exatamente uma estação seca.

As temperaturas não se alteram muito ao longo do ano no país. Em Bogotá, por exemplo, a média é de 14 graus, em Medellín, os termômetros marcam algo em torno de 24, e, em Cartagena e Santa Marta, a temperatura fica na casa dos 27 graus.

Na alta temporada – nos meses de junho, julho, dezembro e janeiro – tudo é mais caro, e as cidades ficam mais tumultuadas. Veja, então, as principais regiões e como varia o clima na Colômbia.

Bogotá

O clima de Bogotá é influenciado por sua altitude. O mês mais frio é julho e o mais quente é fevereiro, com média de 20 graus. Bogotá tem uma média de 180 dias de chuva por ano.

Em outubro chove muito – cerca de 20 dias –, e em janeiro as chuvas são menos frequentes – nove dias.

Os meses mais chuvosos são abril, maio, outubro e novembro, e os mais secos são janeiro, julho e agosto.

O nevoeiro é um fenômeno natural muito comum na cidade e acontece 220 dias por ano. Por esse motivo, muitos voos marcados para as primeiras horas do dia são cancelados ou atrasados.

O nível de umidade é estável ao longo do ano, sempre em torno dos 77%.

Particularmente, eu acho que Bogotá tem a pior qualidade de clima na Colômbia. Em um mesmo dia, a gente experimenta sol, chuva, frio e calor, e isso pode afetar nossa saúde.

Quando ir a Bogotá

Como as temperaturas variam pouco durante todo o ano, Bogotá pode ser visitada em qualquer estação.

A melhor época, entretanto, é uma das duas estações secas: a primeira entre dezembro e fevereiro, e a segunda, entre junho e setembro.

→ Onde ficar em Bogotá

O Festival Ibero-Americano de Teatro de Bogotá acontece a cada dois anos, sempre na Semana Santa. Durante 17 dias, as ruas da cidade viram cenários para espetáculos gratuitos.

Em agosto, os moradores aproveitam o Festival de Verão, que tem cerca de 200 atividades culturais e recreativas realizadas nos parques da cidade.

Em meados de setembro, acontece o Festival Jazz al Parque, lotando os espaços públicos de Bogotá com apresentações musicais.

Cáli

A temperatura média em Cáli é de 26 graus. Aqui, a Cordilheira dos Andes bloqueia as frentes de ar úmido provenientes do Oceano Pacífico, impedindo que a temperatura caia muito abaixo da média de 19 graus.

As estações secas vão de dezembro a fevereiro e de julho a agosto. As chuvas vão de março a maio e de setembro a novembro.

A precipitação média anual é de cerca de 1.000 milímetros na maior parte da área metropolitana de Cáli, e a umidade relativa do ar gira em torno dos 75%.

Quando ir a Cáli

A melhor época para conhecer Cáli é na estação seca, preferencialmente nos meses de dezembro a março.

→ Onde ficar em Cáli

Um evento imperdível que acontece em Cáli todo o mês de setembro é o Festival Mundial de Salsa, quando se reúnem dançarinos da cidade, do país e do exterior para apresentações, oficinas e debates.

Em agosto, acontece o Festival de Música do Pacífico.

Esse encontro é ideal para quem quer conhecer mais sobre as manifestações culturais da região de Cáli. No festival, grupos colombianos e estrangeiros interpretam músicas típicas do Pacífico.

Cartagena

A temperatura média em Cartagena é 28 graus. Durante todo o ano, o sol brilha forte por aqui, e o calor encobre qualquer estação.

Porém, o período mais quente e seco está entre os meses de dezembro e abril, quando raramente chove.

O período de maio a novembro é o mais chuvoso, sendo que, historicamente, outubro é o mês em que mais chove.

A cidade não tem mais que cem dias de chuva por ano, e a precipitação fica em torno de 1.000 mm.  Cartagena tem, em média, 2.600 horas de sol por ano e a temperatura do mar varia entre 27 e 29 graus.

Quando ir a Cartagena

A melhor época para conhecer Cartagena é entre os meses de dezembro e abril, quando praticamente nunca chove.

→ Onde ficar em Cartagena

No mês de janeiro, durante o Festival de Música Clássica de Cartagena, vários pontos da cidade viram palco para apresentações musicais das obras dos compositores mais conhecidos do mundo.

Todos os anos, em março, acontece o Festival Internacional de Cinema de Cartagena. Criado em 1960, o festival conta com produções de mais de 30 países.

Medellín

O clima de Medellín é equatorial de montanha, com baixa variação térmica. A temperatura é amena o ano inteiro, e os termômetros sempre marcam entre 16 e 28 graus, o que nos proporciona uma média de 22 graus.

Por isso, eu acho Medellín uma das melhores no quesito clima na Colômbia.

A temporada de chuva é longa e vai de março a novembro.

O mês mais chuvoso é outubro, quando as temperaturas mais variam.

Na temporada seca, que vai de dezembro a fevereiro, as temperaturas se mantêm entre os 17 e 28 graus, com pouca precipitação.

A recomendação é sempre ter um casaco ao alcance, já que as noites são mais frescas, usar protetor solar e óculos escuros.

Quando ir a Medellín

Como Medellín tem um clima agradável o ano todo, você pode visitar a cidade em qualquer período do ano.

Porém, a melhor época para uma viagem é na estação seca, entre dezembro e fevereiro. O mês de julho também pode ser bom.

→ Onde ficar em Medellín

Em agosto, acontece a famosa Feria de las Flores, uma poderosa exibição da grande variedade de flores e cores que existem na cidade.

Em dezembro, Medellín fica toda iluminada para o Natal e a cidade vive intensamente esse clima de fraternidade e alegria.

San Andrés

O clima em San Andrés é sempre quente e as temperaturas variam entre 26 e 29 graus.

Na ilha, predominam duas estações: verão e inverno. A estação das chuvas vai de maio a dezembro, mas o clima muda com muita frequência nesta região do globo.

Então, é errado imaginar que choverá todo o dia durante essa época.

Além de ficar de olho na movimentação do clima na Colômbia, você deve saber que, apesar de não ser afetada diretamente pelos furacões, que são comuns no Caribe, nos meses de agosto a outubro, em San Andrés, o clima pode ficar mais instável com ventos fortes e tempestades tropicais.

Quando ir a San Andrés

Não há uma estação ideal para desfrutar o melhor de San Andrés, que são as praias. O clima por aqui é estável durante o ano todo, com temperatura média de 27 graus.

Na metade do mês de setembro, acontece o Festival da Lua Verde.

Ele é uma expressão da cultura desta região do Caribe e, durante o evento, há apresentações musicais de países como Jamaica e Haiti. Também há palestras sobre música, exibição de documentários, mostras de danças típicas e da gastronomia local.

→ Onde ficar em San Andrés

No final do mês de novembro, acontecem as Festas do Padroeiro de San Andrés.

Nessas celebrações, há apresentações de dança e música, feiras gastronômicas e o Reinado Internacional del Coco, concurso que acontece há décadas e escolhe a Miss Coco Internacional, a mulher mais bela dos países caribenhos.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Colômbia. O prazo máximo de permanência no país é de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Você pode viajar com o passaporte, que tenha validade de seis meses, ou com a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda local é o peso colombiano, identificado pela sigla COP. Para sua viagem, leve dólares e troque nas casas de câmbio.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

As autoridades colombianas revogaram todas as restrições sanitárias implementadas durante a pandemia. No entanto, todos os viajantes ainda precisam preencher o CheckMig.

Formulário CheckMig

O CheckMig é um formulário online que serve como uma declaração de saúde obrigatória para qualquer pessoa que deseja viajar para a Colômbia. Ele deve ser preenchido tanto para entrada quanto na saída do país.

O formulário deve ser preenchida dentro de um período de 72 horas a 1h antes de atravessar a fronteira colombiana, a partir do site Migración Colombia.

→ Como preencher o CheckMig

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem o seguro viagem não é uma boa ideia.  Ainda que você esteja com a saúde em dia, é bom saber que terá atendimento médico e hospitalar na hora que mais precisar.

Além disso, o preço do seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele também garante que você estará amparado em situações como cancelamento da viagem, extravio de bagagem e muitas outras.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais sobre a Colômbia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Colômbia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

10 respostas

  1. Olá, Altier
    Meus pais estão querendo ir pra Colômbia (bogotá, cartagena e san andres) agora em abril (provavelmente primeira quinzena de abril). Sabe me informa se as chuvas são intensas?? ou daria pra arriscar??

  2. Estou indo semana que vem pra essa ilha maravilhosa..Obrigada por essas informações valiosas,cada vez estou mais animada.:-)

  3. Olá, Altier
    Quero passar minha lua-de-mel na Colômbia.
    Gostaria de saber se foi em agosto e setembro para lá? Ou se conhece alguém que foi.
    Temo pelas chuvas e tempestades tropicais.
    Maria Fernanda

  4. Olá, Altier!
    Estou planejando visitar a Colômbia no ano que vem. A minha ideia é viajar no mês de agosto. Pelas dicas do blog, tem alguns eventos marcados para esse mês. Esse fator é mais um atrativo para conhecer o país. Será um bom período para viajar e as dicas do blog ajudarão muito.
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12