Cinco motivos para conhecer a Colômbia

23

Atualizado em 29 de setembro de 2017

No começo de 2015, eu escrevi uma matéria dizendo que a Colômbia seria um dos destinos mais procurados do ano. E, mesmo com a crise, o número de brasileiros que desembarcaram no país cresceu absurdamente. Isso aconteceu porque há muitos motivos para conhecer a Colômbia.

Como eu previa, nada foi surpresa, já que o país é completo e tem opções para todos os tipos de viajantes: praias caribenhas, montanhas cobertas por vegetação nativa, grandes metrópoles, a maior floresta tropical do mundo e incontáveis rios. Sem falar, é claro, no altamente receptivo e agradável povo colombiano.

Se você ainda precisa de motivos para conhecer a Colômbia, anote aí as minhas dicas:

1. Mar do Caribe

caribe

Em Cartagena ou em San Andrés, os seus dias serão de completa felicidade. As praias de areia clarinha e de água azul são ideais para que você curta o sol e o verão. Nessas duas cidades, há opções para todos os gostos: das praias mais calmas às mais badaladas.

Porém, o melhor é que o Caribe daqui é muito barato quando comparamos com outros países. Se quiser saber mais sobre os preços daqui, você deve ler: San Andrés, o Caribe que você pode pagar e Quanto custa viajar para Cartagena.

2. Passagens aéreas baratas

viva

As promoções de passagens aéreas partindo do Brasil para Colômbia têm sido mais frequentes nos últimos meses. Além disso, eu descobri que com a Viva Colombia, empresa local que opera rotas nacionais e internacionais, dá para voar pagando muito, muito pouco. Veja todas as dicas em Como é voar Viva Colombia.

3. Câmbio camarada

peso

Se em tempo de alta do dólar viajar para o exterior tem lhe assustado, com a Colômbia isso é diferente. A conversão é praticamente um por um e isso alivia bastante o nosso bolso. Além do mais, mesmo nos destinos mais caros – como Cartagena – é fácil encontrar boas opções de hospedagem e alimentação, por exemplo.

4. Cultura e história

Cinco motivos para conhecer a Colômbia

A Igreja San Pedro Claver, em Cartagena, é considerada a mais importante esteticamente.

A Colômbia guarda com carinho suas heranças. No Centro Histórico de Bogotá, na Cidade Murada de Cartagena, ou nos caminhos coloniais de Cáli, a história do país saltará aos seus olhos. E tem ainda museus muito bem cuidados e uma cultura riquíssima, fruto da miscigenação de várias etnias.

5. Um povo adorável

Cinco motivos para conhecer a Colômbia

Uma das palenqueras que encontrei em Cartagena.

O colombiano é um povo alegre por natureza. Em todas as cidades por onde passei, eu fui recebido com simpatia e com um sorriso no rosto. Em Medellín, uma das maiores cidades do país, eu pude contar com a ajuda de desconhecidos para chegar a um ou a outro ponto turístico. Em Bogotá, eu fiz amizades que certamente cultivarei para sempre. E, em Cartagena, o que me marcou foi a simpatia e o colorido da palenqueras, mulheres que vendem doces e frutas nas ruas.

VEJA OUTROS POSTS DA COLÔMBIA

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

23 Comentários

  1. Avatar

    Olá, vou pra Cartagena em julho, farei escalas em Lima, Medelin e Cali.Estou na dúvida sobre o cartão internacional de vacinação, pois tenho lido informações divergentes. Afinal há ou não a necessidade da vacina contra a febre amarela?

  2. Avatar
    Ronald Barbosa Dantas on

    Altier, boa noite!

    Parabéns pelo blog!!!

    Estou programando uma viagem à Colômbia e seu roteiro está sendo parte fundamental no planejamento da minha viagem. rs. Não estou com tanta disponibilidade de tempo e aí surgem minhas dúvidas. Vamos a elas: consigo fazer Cerro de Monserrate e Catedral do Sal no mesmo dia? Em seguida eu seguiria todo seu roteiro retirando Cáli por falta de tempo. Ou vc sugere “apertar” Cartagena, Medellin e San Andres de forma q não deixasse de ir a Cáli?

    Muito obrigado desde já.

    Abs, Ronald

    • Altier Moulin

      Oi Ronald,

      Bacana poder lhe ajudar na viagem. Olha, eu acho que você deve aproveitar mais Bogotá e Cartagena, deixando Cáli para a próxima.
      Dá pra fazer o Monserrate e a Catedral de Sal no mesmo dia se você estiver de carro, mas é corridão e não aconselho.

      Aproveite! Um abraço.

  3. Avatar

    Altier, muito massa o teu blog!

    Estou planejando uma viagem para a Colômbia em julho e a minha maior fonte de pesquisa foi o Pé na Estrada! É muito bom quando a gente encontra um blog com o qual a gente se identifica.

    Obrigada pelos relatos super claros!

  4. Avatar
    Rafael Libório on

    Olá, Altier, beleza?
    Estou planejando ir a Colombia em Dezembro com um amigo.Pretendemos ficar por volta de 15 dias.
    A princípio iriamos a San Andrés, mas seria interessante conhecer tbm Cartagena, Medellín e Bogotá.
    Nesse tempo será que dá pra conhecer um pouco de cada ou fica muito corrido?
    Obrigado pelo blog, vc tá de parabéns!

  5. Avatar

    Muito bom!!! Vou para a Colômbia dia 31/out e volto dia 25/nov. Vou passar por Bogotá, Medellín, Cartagena e San Andrés. Estou seguindo seu roteiro e usei tudo sobre para fazer o meu. Muito obrigado.

  6. Avatar

    Oi no próximo ano eu quero ir pra Cali na Colômbia mas eu não trabalho com cartão de crédito só dinheiro em espécie ou débito em conta mas gostaria de saber se as taxas é são muito caras?

  7. Avatar

    Olá, muito bom site!
    Gostaria de saber quanto custa em média cada refeição (café da manha, almoço e janta) num padrão normal, sem esbanjo, voce poderia me dizer algo sobre? Fica mais caro em regiões mais turisticas como a parte litoranea ou é meio padronizado?
    Em relação a vida noturna, como é? As entradas nos clubs são pagas?
    Muito obrigado.

  8. Avatar
    Elaine Caprecci on

    Olá vamos a Cartagena dia 19 a 27 de outubro, estou preocupada com o clima, pois vi que é o mês que mais chove, podemos adiantar para setembro, já q vamos em família. Qual seria melhor mês para irmos, setembro ou outubro?

  9. Avatar

    Altier, Altier, Altieeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrr!
    Desculpe o exagero! hehehehehe
    A Colômbia é demais! Que lugar maravilhoso, incrível, legal, agradável! Voltei muito empolgado e excitado!
    Fiquei no país de 13 a 30 de agosto/2018. Fiz nessa ordem o trajeto Bogotá-Calí-Medellín-Cartagena.
    Segue um breve balanço da minha viagem.
    Melhores comidas típicas: Bogotá
    Melhores arepas: Medellín
    Cidade com pessoas mais amáveis: Cartagena
    Cidade melhor relação custo-benefício: Medellín
    Cidade mais cara: Cartagena
    Tu sabe me dizer porque os brasileiros não incluem Calí quando vão a Colômbia? Achei a cidade muito legal e interessante. Eles não sabem o que estão perdendo!
    Como assim tu foi a Medellín e não foi na Piedra del Peñol? hehehehe. É muito legal e o pueblo de Guatapé é muito bonitinho. Tu tem que ir!
    Só tenho que agradecer ao blog. Devido as informações aqui contidas se deve o sucesso da minha viagem. Passei dias maravilhosas e conheci pessoas incríveis!
    Altier, continue viajando trazendo novidades e experiências. Proporcione que mais pessoas tenham experiências de viagem como as que eu tive!
    Se eu puder atualizar algumas informações mais recentes sobre a Colômbia posso colaborar humildemente se for possível.
    Muito obrigado!

Escreva um comentário