Cinco dicas para explorar uma nova cidade

0

Atualizado em 18 de junho de 2018

Não é à toa que, quando vamos falar de viagem, pensamos sobre sair da zona de conforto. Nem sempre é fácil explorar uma nova cidade, se jogar no mundo e conversar com pessoas diferentes. Porém, existem algumas coisas que a gente pode fazer que facilitam essa experiência.

Se essas regras valem para quem vai viajar de férias, imagine para quem está de mudança para um novo país ou vai fazer um intercâmbio no exterior.

Então, para começar, você precisa descobrir o equilíbrio entre seguir o roteiro e deixar as coisas fluírem naturalmente.

O planejamento faz parte de qualquer viagem, principalmente quando vamos explorar uma nova cidade, mas, mais importante do que isso, é estar aberto a novas experiências, pois largando o itinerário pré-estabelecido é que a gente descobre um mundo novo.

Dicas para explorar uma nova cidade

Cinco dicas para explorar uma nova cidade

Digite o que precisa, e o Google Maps lhe mostra as opções perto de você.

1. Abuse do Google Maps

A gente já conta com o Google Maps para muita coisa, mas, na hora de explorar uma nova cidade, ele vai bem além de nos mostrar como chegar a um determinado lugar. É que, no aplicativo, há um botão chamado Explore, que nos mostra os lugares mais visitados da cidade, de acordo com o maior número de avaliações.

Sem contar que, só de digitar algo que você quer no campo de busca do Google Maps, como aulas de yoga, por exemplo, ele vai mostrar as melhores opções daquela região.

2. Peça dicas no hostel

O aspecto mais especial dos hostels, que os diferencia tanto dos hotéis, é o contato com os outros hóspedes. É verdade que, às vezes, o contato acaba sendo demais. Afinal, dividir um dormitório com mais dez pessoas não é para qualquer um. Porém, vale a pena tirar vantagem dessa comunidade incrível.

São essas pessoas que têm as melhores dicas do que fazer de diferente, de festivais pouco divulgados, de competições esportivas locais e de restaurantes desconhecidos. Tanto os outros viajantes quanto a equipe que trabalha no hostel – que sempre é formada por viajantes – guardam os melhores segredos para explorar uma nova cidade.

Cinco dicas para explorar uma nova cidade

Aprenda a explorar o Instagram para ter ótimas dicas de uma cidade nova.

3. Explore o Instagram

É provável que você já esteja bem familiarizado com o Instagram, mas, na hora de explorar uma nova cidade, dá para aproveitar bem mais dele.

Para começar, seguir perfis de viajantes ajuda muito, tanto na inspiração, quanto para conhecer cantinhos diferentes. Antes mesmo de viajar, fique atento a quem já foi para o lugar que você vai e salve as fotos que gostou. Depois, você poderá consultar tudo quando quiser.

Além disso, no campo de busca do app, você pode clicar no botão Lugar e digitar o nome da cidade para aonde vai. Isso ajuda muito a descobrir cantinhos diferentes para visitar naquele destino.

Cinco dicas para explorar uma nova cidade

O Pinterest tem sido uma ótima ferramnte de planejamento de viagem.

4. Não esqueça do Pinterest

Os viajantes já descobriram outros jeitos de usar o Pinterest, além de tutoriais que nem sempre dão certo. Digitando o nome do seu destino o aplicativo mostra não só belíssimas fotos, mas vários guias e curiosidades.

E, ao clicar nas fotos que lhe interessam, você é levado diretamente para o blog com o post que tem as informações que você quer. Isso sem contar que dá para salvar tudo em pastinhas e checar quando quiser.

5. Entre para a comunidade

Eu sempre procuro grupos de viajantes em sites e redes sociais quando estou planejando uma viagem. Muitas vezes, eu uso o CouchSurfing, um programa que reúne pessoas apaixonadas por viagem do mundo inteiro.

Nele, além de descolar uma hospedagem gratuita, eu pego dicas valiosas, principalmente dos lugares menos conhecidos. Ah, e o melhor é que isso não custa nada.

Ah! Também dá para explorar uma nova cidade usando o Facebook. Assim que as passagens estiverem compradas, corra lá na rede social e procure grupos sobre aquele destino. Você encontra comunidades de pessoas oferecendo dicas, tirando dúvidas e até marcando de se encontrar na viagem.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.