Cinco destinos para viajar no Brasil

0

Atualizado em 3 de julho de 2015

Com a alta da moeda americana, muitos viajantes têm revisto seus planos de viajar para o exterior. Há, ainda, aqueles que não haviam se programado e que, agora, não sabem o que fazer. Nesse cenário de elevação do câmbio – isso interfere nos preços da passagem, do hotel e em todos os outros gastos de uma viagem – uma boa opção é viajar pelo Brasil, que sempre tem um cantinho que ainda não conhecemos.

Para te ajudar, eu listei cinco destinos para viajar no Brasil e que vão lavar a sua alma sem que você gaste muito e passe o resto do ano apertado. São destinos de várias regiões do país e que combinam paisagens fantásticas com o jeitinho especial que só os brasileiros têm para receber nós turistas. Então, aproveite as minhas sugestões e faça já a sua mala. As suas férias esperam por você.

Cinco destinos para viajar no Brasil

Corumbau, Bahia

Localizado estrategicamente entre o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e o Parque Nacional do Descobrimento, ambos dentro da área reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, esse lugarzinho tem ainda outros atrativos que despertam o desejo de todo aquele que curte natureza, tranquilidade e destinos que ainda não foram invadidos pelo turismo de massa.

Aqui, onde a areia avança em direção ao mar formando o que se chama de Ponta de Corumbau, o sol sempre dá as caras e parece celebrar a alegria e a simpatia do povo que vive nessas terras. O Rio Corumbau, com suas águas de cor forte e escura, marca a fronteira entre Prado e Porto Seguro e deságua preguiçosamente no mar que parece resistir, sem sucesso, à força da natureza. Veja todos os posts de Corumbau.

destinos para viajar no Brasil

Ponta de Corumbau: a areia avança pelo mar em uma incrível paisagem.

vila-naia-08

O Rio Corumbau que desagua preguiçosamente no mar.

destinos para viajar no Brasil

As águas fortes e escura do rio.

Chapada dos Guimarães e Nobres, Mato Grosso

No coração do Brasil a natureza esculpiu as formas que resultaram na Chapada dos Guimarães, um dos lugares mais bonitos que já visitei no país. O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é considerado um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco, no Brasil. Ele fica no estado de Mato Grosso, a 115 quilômetros de Cuiabá.

São mais de 32 mil hectares de terra protegida com um relevo peculiar cheio de paisagens fascinantes, trilhas perfeitas para quem gosta de aventura e cachoeiras de água gelada para espantar o calor do Cerrado.

Ainda em Mato Grosso, a 145 quilômetros de Cuiabá, está o distrito de Bom Jardim, em Nobres. Se Bonito, no Mato Grosso do Sul, já tem fama internacional por suas águas cristalinas onde podemos nadar e usufruir da companhia de peixes nativos da região, Bom Jardim dá seus primeiros passos rumo ao estrelato do ecoturismo brasileiro.

O Aquário Encantado, a principal atração da região, fica na Fazenda Recanto Ecológica Lagoa Azul, a 12 quilômetros da sede de Bom Jardim. Esse pequeno lago no meio da floresta tem cor azul devido ao magnésio que é abundante por aqui. Ele chega a ter seis metros de profundidade e, por causa do calcário presente nas rochas de onde brota a água, ela fica sempre clara e, com os raios solares, ainda mais cristalina. Veja todos os posts da Chapada dos Guimarães e de Nobres.

destinos para viajar no Brasil

Os paredões da Chapada dos Guimarães.

foto-3

A Cachoeira Véu de Noiva.

destinos para viajar no Brasil

Mergulho no Aquário, em Bom Jardim.

aquario-encantado-09

A Lagoa Azul é um dos principais atrativos do distrito.

Cânion Fortaleza, Rio Grande do Sul

O Parque Nacional da Serra Geral, que fica a 23 quilômetros do centro de Cambará do Sul, é a morada do Cânion Fortaleza, considerado um dos mais bonitos do Brasil. Com mais de sete quilômetros de extensão e dois de largura, essa fantástica obra da natureza chega a uma altura de 1.240 metros acima do nível do mar.

Olhando para esses paredões que se formaram durante o processo que resultou na formação dos continentes como hoje conhecemos e que chegam a ter 980 metros, fica fácil entender origem do seu nome: eles realmente parecem uma imensa muralha que brota da terra.

Aqui, as principais trilhas são a do mirante, onde é possível ver a grandiosidade do cânion e, em dias claros, parte do litoral gaúcho; a da Cachoeira do Tigre Preto onde despencam as águas do Rio Segredo; e a trilha da Pedra do Segredo, um bloco de rocha de cinco metros de altura e 30 toneladas que está equilibrado em uma base de apenas 50 centímetros. Veja todos os posts do Cânion Fortaleza.

destinos para viajar no Brasil

Vista do majestoso cânion.

DSC_0054

A Pedra do Sino.

destinos para viajar no Brasil

Os paredões chegam a 980 metros de altura.

Foz do Iguaçu, Paraná

Paraná é um estado abençoado pelas belíssimas Cataratas do Iguaçu e eu estou certo de que pelos menos uma vez na vida você já desejou aparecer por aqui. Mas, se isso ainda não aconteceu, eu espero que aconteça logo.

Aqui, as águas do Rio Iguaçu formam um conjunto de 275 cachoeiras que escorrem por penhascos com até 82 metros de altura, o que equivale a um prédio de aproximadamente 27 andares. As famosas Cataratas do Iguaçu ficam dentro de uma área ambientalmente protegida que tem mais de 1.700 quilômetros quadrados em território brasileiro e argentino.

Tanta beleza já lhe rendeu grande reconhecimento mundial. As Cataratas são consideradas Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, e, além disso, essas quedas d’água foram eleitas uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza em concurso mundial realizado pelo New7Wonders. Aqui, não deixe de fazer o Macuco Safari e chegue bem perto das Cataratas.

Foz é conhecida internacionalmente não apenas pela beleza das Cataratas do Iguaçu, mas também pela monumental Usina Hidrelétrica de Itaipu e pelas famosas oportunidades de compras em Ciudad del Este, no Paraguai. Na verdade, a cidade que une Brasil, Paraguai Argentina é o destino de muita gente durante o ano todo. Veja todos os posts de Foz do Iguaçu.

Cataratas-do-iguaçu-9

Vista das Cataratas do Iguaçu.

destinos para viajar no Brasil

São 295 quedas d’água.

Cataratas-do-iguaçu-1

O Macuco Safari é um passeio que te leva pra bem perto das cachoeiras.

Fortaleza, Ceará

Fortaleza é uma das cidades brasileiras mais procuradas por turistas nacionais e internacionais, graças a suas belas praias e agitada vida noturna. Infelizmente, devido à proximidade com o porto, quase todas as praias urbanas estão impróprias para banho, mas isso não é motivo para descartar o destino do mapa, afinal de contas, as praias próprias para banho são de tirar o fôlego.

A Praia do Futuro, por exemplo, é uma delas. São 25 quilômetros de areia fofa e águas limpas, com a vantagem de barracas que oferecem duchas, cadeiras de praia e delícias da gastronomia regional.

Mas, além das praias e do famoso Beach Park, Fortaleza é uma cidade histórica e com diversas atrações culturais. Para conhecer um pouco mais sobre a cultura da cidade e de nosso país, vale à pena, por exemplo, visitar o Palácio da Luz, construído no final do século XVIII; a Fortaleza Nossa Senhora de Assunção é lugar onde a história da cidade teve seu inicio e a fonte de inspiração para o nome da capital cearense; Farol de Mucuripe, o velho olho do mar, como era conhecido, foi construído em 1840 e serviu como guia para embarcações até 1957, quando foi desativado. Atualmente, o local abriga o museu da cidade; e o Palacete do Ceará, que foi inaugurado em 1914, e hoje é a sede de uma agência da Caixa Econômica Federal. Veja todos os posts de Fortaleza.

destinos para viajar no Brasil

A Praia do Futuro é uma das preferidos dos turistas.

O Beach Park é considerado o melhor parque aquático do país.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário