Cinco carnavais ao redor do mundo

1

Atualizado em 3 de fevereiro de 2016

Se você é um folião nato e já coleciona muitas viagens pelo Brasil em busca do carnaval perfeito, pense se não é a hora de conhecer outros carnavais ao redor do mundo. Pra lhe ajudar nesta tarefa, eu selecionei cinco diferentes opções que acontecem no começo do ano para você se programar.

De Veneza a Aruba, os estilos são diferentes, mas a alegria e as experiência serão, sem dúvidas, inesquecíveis.

Cinco carnavais ao redor do mundo

Desfile das escolas de samba no Rio. Foto: Joseph King

Rio de Janeiro, Brasil

Foliões e escolas de samba se preparam o ano inteiro para o mais famoso carnaval do mundo. No Rio de Janeiro, a grande festa acontece na Marquês de Sapucaí onde milhares de pessoas assistem aos desfiles dos carros alegóricos e das belas fantasias.

Todos os anos, o carnaval do Rio atrai mais de quatro milhões de pessoas, entre elas muitos turistas estrangeiros. Além dos desfiles, dá pra aproveitar os blocos que tomam as ruas da cidade antes e depois do feriado oficial, que em 2016 vai de 5 a 10 de fevereiro.

Cinco carnavais ao redor do mundo

A Bela do carnaval de Barranquilha. Foto: divulgação

Barranquilha, Colômbia

O Carnaval de Barranquilla, na Colômbia, é o mais famoso do país, tanto que foi reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Os festejos por aqui começaram oficialmente no dia 16 de janeiro e seguem pelas semanas seguintes, mas os dias mais concorridos são entre 4 e 9 de fevereiro.

Nesses dias, blocos e grupos folclóricos enchem a cidade de um intenso colorido. Nas ruas, gente com todos os tipos de trajes, dançam e celebram junto com turistas os dias mais alegres do ano.

Cinco carnavais ao redor do mundo

A tradição de New Orleans. Foto: Mardi Gras

New Orleans, Estados Unidos

O Carnaval de New Orleans acontece apenas em um dia, na terça-feira, e é uma das festas mais coloridas e famosas dos Estados Unidos. Esta cidade, que é uma verdadeira mistura de culturas e tradições, mostra nesse período o melhor de sua herança francesa e africana. Aqui, o barato é curtir a festa na Bourbon Street, a mais emblemática da cidade que fica no estado de Louisiana.

Cinco carnavais ao redor do mundo

As tradicionais máscaras de Veneza. Foto: Venice Four

Veneza, Itália

O carnaval de Veneza é famoso pelas máscaras que dão a ele um certo ar de mistério e romantismo. Somando a isso os trajes elegantes e a beleza cênica da cidade, os dias de festas aqui parecem perfeitos. As celebrações duram dez dias e é uma delícia para os residentes, mas especialmente para os turistas que se entregam aos desfiles, concertos e outras atividades. É um sonho visitar Veneza durante o Carnaval.

Cinco carnavais ao redor do mundo

As ruas de Aruba viram uma festa durante o carnaval: Foto: Foto Castor

Aruba

Aruba, esse paraíso do Caribe, não é famosa apenas por suas praias de areia branca banhada pelo mar cristalino verde e azul, mas também por seu carnaval. A maior festa do ano aqui dura um mês é as ruas viram verdadeiras festas com desfiles e apresentações musicais. Em 2016, o carnaval de Aruba vai até 15 de fevereiro.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

1 comentário

  1. O Carnaval de Veneza é sensacional e tive a oportunidade de visitar esta cidade durante o meu intercâmbio na Itália. É realmente uma festa bastante peculiar e cheia de charme. Durante o meu intercâmbio em Florença, eu também conheci outras cidades como Pisa e Roma e foi muito legal. (Este comentário foi editado porque continha link).

Escreva um comentário