Cinco belas paisagens do Canadá

6

Atualizado em 29 de agosto de 2017

O Canadá é segundo maior país do mundo, perdendo em tamanho apenas para a gigantesca Rússia. Com essa dimensão de dar inveja a continentes inteiros, as paisagens do Canadá nos oferecem uma diversidade encantadora. Banhado por dois oceanos, cortado por uma imensa cordilheira e com um inverno rigoroso – principalmente nas pradarias, mais ao norte –, ele tem também rios de beleza estonteante, cidades modernas, vida silvestre abundante e um verão que, de tão curto, é aguardado por meses.

Assim é o Canadá que conheci, e a primeira visão que tive desse mundo foi da janela do apartamento onde morei, em Vancouver. De um lado, eu avistava a English Bay e, do outro, a Grouse Mountain, uma famosa montanha de picos gelados. Se durante o inverno ela é o destino ideal para quem quer esquiar por suas pistas, no verão é um convite para caminhadas, trilhas e escaladas. Apesar disso tudo, bom mesmo é saber que ela está sempre ali, pertinho, olhando para nós.

Cinco belas paisagens do Canadá

A Grouse Moutain e parte da Lion’s Bridge. Foto: Tylor Ingram

Ainda na província de British Columbia, eu conheci Whistler, cidade que celebrou com Vancouver os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010. Aqui, a atração principal é o Blackcomb Mountain, um pico que se ergue entre a cadeia de montanhas como se quisesse superar toda beleza que vemos no horizonte.

Cinco belas paisagens do Canadá

Vista das montanhas de Whistler.

Cinco belas paisagens do Canadá

A Blackcomb Mountain.

Já no estado de Alberta, o cenário parece ter sido tirado de filme. Montanhas de cumes nevados, florestas de pinheiros por todo lado e lagos de águas azuis que parecem tingidas artificialmente. Estou em Rocky Mountain, um conjunto de parques naturais considerados Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Esse lugar, se não for a própria perfeição, está muito perto dela. Por aqui tudo é calmo, limpo e bem organizado. Assim, fica fácil contemplar a bela natureza e avistar animais selvagens caminhando livremente a uma distância segura.

Cinco belas paisagens do Canadá

O Peyto Lake, no Parque Nacional de Banff.

Paisagens do Canadá

Urso negro caminha às margens do Rio Cafe.

Já do outro lado do país, encontro paisagens mais urbanas, e nem por isso menos encantadoras. Toronto, a megalópole canadense, tem no céu o desenho de grandes prédios e a CN Tower, majestade que reina soberana por aqui. Construída às margens do Lago Ontário, é navegando por ele que temos uma visão privilegiada da cidade.

Cinco belas paisagens do Canadá

A paisagem de Toronto e a majestosa CN Tower.

Um pouco mais ao leste, está Quebec. Ela é muito diferente de todas as outras cidades do Canadá. A começar pelo fato de que ainda mantém a muralha que cerca a parte mais antiga da cidade. Construída pelos franceses na tentativa de impedir o avanço do exército britânico, a muralha resistiu, mas a cidade não. Tomada pelo exército inimigo, Quebec passou a integrar o território canadense.

Dentro dos muros, há outra fortaleza. Conhecido como La Citadelle, o forte foi edificado pelos ingleses para se defender dos ataques franceses. Hoje, o local é um centro do exército canadense na região e mantém os preceitos do 22º Regimento. Uma visita guiada percorre toda La Citadelle e os museus que estão abrigados aqui.

Cinco belas paisagens do Canadá

A Citadelle de Quebec.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

6 Comentários

  1. Avatar

    Adorei as dicas! Sua lente é boa! Deu vontade de já estar lá! irei em maio com meu marido e reservamos 3 noites em Vancouver. Difícil é selecionar o que cabe nesse tempo. Parabéns pelo blog!

    • Altier Moulin

      Oi, Severino.

      Dá pra se virar com pouco, mas você vai ter que abrir mão de algumas coisas.
      Você vai ter que comer cachorro-quente (quando morei lá, achei até de CAD 1) e pizza (a fatia grande custava CAD 2). Hahahah
      No transporte público, compre o passe mensal que sai mais barato.
      Há muitas coisas gratuitas para fazer, como passear no Stanley Park e na Granville Island.
      Sugiro que reserve uma grana para ir a Capilano Bridge e a Grouse Mountain.

      Aproveite muito, porque Vancouver é surreal.

      Um abraço.

Escreva um comentário