Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

Atualizado em 10 de novembro de 2014 – 3 min de leitura

Espalhados pelo mundo, muitos atrativos turísticos viraram símbolos de uma cidade, de um país ou até mesmo de uma região inteira. Muitas vezes, são eles que embalam os nossos sonhos de viagem: quem nunca se imaginou de frente para a Torre Eiffel, em Paris? Quem nunca sonhou estar no Empire State, em New York? Mas, o que você talvez não espere é que alguns desses ícones do turismo mundial possam lhe frustrar por diversos motivos. Pra você ter uma ideia, eu listei algumas cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar muito provavelmente – ou não.

Antes, preciso dizer que esse post não tem a pretensão de lhe desmotivar. Pelo contrário, ele apenas apresenta um olhar mais realista do que talvez você encontre nas publicidades de revista e até aqui na internet. Mesmo que nem tudo seja como você imaginou, ainda assim vale a pena estar lá e ver tudo de perto.

1. Esfinge, Cairo

Quando cheguei às Pirâmides de Guiza, no Egito, confesso que demorei pra encontrar a Esfinge em todo aquele cenário vultoso. Veja a foto abaixo. Se comparada com a grandeza das três pirâmides que aqui estão, a Esfinge parece minúscula e até desproporcional, diferente da imagem cultivada em filmes e livros. Mesmo assim, ela é linda e você vai perder alguns minutos contemplando esse monumento que resiste ao tempo.

Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

Sem demora: tente encontrar a esfinge.

Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

Bela, mas pequena se comparada às pirâmides.

2. Mona Lisa, Paris

A imensa maioria dos brasileiros que visita o Museu do Louvre, em Paris, na França, quer ansiosamente ver a tela mais famosa do mundo. Entretanto, o que poucos imaginam é que para ver o misterioso sorriso da Gioconda será preciso enfrentar uma multidão de turistas de todas as partes do mundo. Se conseguir achar um espaço, você vai, finalmente, ver um quadro de pouco mais de meio metro, protegido por um vidro e a cerca de três metros de distância.

Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

Pequeno, protegido por um vidro e a três metros de distância.

Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

Sem falar na multidão de turistas.

3. Touro de Wall Street, New York

O coração financeiro de Manhattan, em New York, nos Estados Unidos, é habitado por um dos mais procurados ícones da Big Apple. O touro de Wall Street é tão querido por turistas que será impossível fotografá-lo sem que intrusos apareçam em sua foto. Eles o abraçam, seguram seus chifres, beijam o pobre touro e acariciam suas partes íntimas, já que corre a história de que isso traz dinheiro.

Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

O querido Touro de Wall Street.

Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

Ele nunca está sozinho.

4. Machu Picchu, Peru

Na terra sagrada dos incas, o grande problema é que raramente você a verá vazia e sem turistas. Eles parecem brotar das ruínas e povoar essa antiga cidade que hoje é o principal atrativo turístico do país. Apesar dessa confusão de gente – é muita gente mesmo –, sempre vale a pena visitar Machu Picchu.

Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

São raros os dias em que Machu Picchu está assim.

Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

Essa é a real visão que você vai ter de MaPi.

5. Victoria Falls, Livengston

A maior queda d’água em extensão de todo o planeta tem 1,7 quilômetro de comprimento e uma altura de 128 metros. As Cataratas Victoria ficam na divisa entre a Zâmbia e o Zimbábue e são umas das mais difíceis de serem apreciadas devido ao volume de água que cai formando uma espessa neblina em toda sua área. Em alguns momentos é praticamente impossível enxergar e não há como sair daqui sem estar totalmente molhado. Ter bons registros fotográficos da Victoria é mesmo pra quem tem sorte.

Cinco

Um lindo e raro enquadramento da Victoria Falls.

Cinco atrações turísticas que vão lhe decepcionar

Esta é a realidade que você vai enfrentar.

E aí, tem alguma sugestão para essa lista? Já se decepcionou com algum ponto turístico famoso? Conte pra gente.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

44 Comentários

  1. Hercules

    Buenos Aires, cidade Maia no México. Em Buenos Aires a decepção vem pelo túmulo da Perón. Achei muito simplista para a representação. Na cidade Maia, foi mais uma contemplação espiritual do que um turismo. Por isso vale, para apreciação visual, não.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Hercules.

      Tive esta mesma sensação no túmulo de Evita. Esperava mais.
      Ainda não conheço o México.

      Um abraço.

      Responder
  2. Beto

    Caminito, em Buenos Aires. Não vou nem me alongar dizendo o motivo.

    Responder
    • Altier Moulin

      Sim, Beto. Cria-se uma expectativa muito alta sobre ele. 🙁

      Responder
  3. Vanderlene

    Nada me demove a ideia de que a Monalisa verdadeira está mega protegida dentro de um bunker escondido a quilômetros no fundo da terra, e aquilo que vemos no Louvre é uma cópia desavergonhada.

    Responder
    • Altier Moulin

      Acredito nisso também, Vanderlene. 😉

      Responder
  4. Wander

    O Big Ben de Londres também é brochante, vc vai achando que é enorme e é apenas uma torre pequena com relógio.

    Responder
    • Altier Moulin

      Esse eu ainda não conheço, Wander.

      Responder
  5. Marina C. Anzai

    A Estátua da Liberdade é pequena e sem graça. Nada parecida com o que os filmes americanos mostram haha

    Responder
    • Altier Moulin

      É verdade, Marina. Concordo com você.

      Responder
  6. Geovane Dessio Junior

    Uma atracão que me decepcionou foi quando visitei a catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença. Apesar de ser uma construção bonita, no exterior, ela se resume apenas a isso…a parte interna é um simples vão, tumultuado de turistas.
    O foro romano também não me alegrou muito, apesar de toda a história envolvida – e sou um amante nato de história – as fotos surpreendem muitos mais que a realidade.

    Responder
    • Altier Moulin

      Ainda não conheço, Geovane.

      Responder
  7. Priscila Vidal

    Achei Valparaíso decepcionante. O tal ascensor tem frente ao mar que aparece em várias pinturas e quadros não tem paisagem nenhuma bonita. Só nas pinturas mesmo. A subida nele são só uns 500m, a fila de turista é imensa e ainda paga caro (não lembro valor, mas achei caro). O porto de lá é um porto comum (feio e fedido como qualquer outro hehe). E a tal estátua de 3m de um Moai (só existem 5 fora da ilha de Páscoa) é decepcionante. Meu amigo é de lá e estávamos de carro e nos perdemos (imagina um local se perdendo rsrs). Qdo chegamos estacionar foi péssimo e a estátua brochante rsrs.

    Responder
    • Altier Moulin

      Isso acontece mesmo, Priscila.

      Responder
  8. Marcia Ramos

    Com relação à Mona Lisa. Comprei o Paris Museum Pass e entrei pela porta dos Leões ela está na ala onde tem a Mona Lisa. É só subir as escadas e às nove hora tem pouca gente. Pois a maioria vai pela entrada principal.

    Responder
  9. Mario Sartório

    Caro Altier,
    Gostei muito de seu Blog, com informações importantes para quem pretende visitar lugares onde há muita concentração de turistas… Mas quanto a Esfinge no Egito, embora ela seja pequena em seu tamanho 10% em relação as Pirâmides, ela provavelmente seja alem de linda, mais importante que as mesmas… quando tiver oportunidade de passar em Campo Grande-MS, me envie um E-mail, terei prazer em informá-lo a respeito. abs

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Mario.

      Responder
  10. Nayara Pinheiro

    É realmente um pouco decepcionante quando você quer belas fotos de um monumento e há quinhentas pessoas em volta, mas eu devo dizer que eu adorei ter conhecido o touro de Wall Street. Sabe aquela fama de que quem toca nas bolas do touro terá sorte?? Bem, eu voltei de Nova York e um dia depois saiu a minha nomeação para um concurso público aqui em Brasília, então acho que não posso reclamar!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Que legal, Nayara. Eu lembro sim dessa história.

      Um abraço.

      Responder
  11. Andréia

    Adoro seus posts!
    Continue viajando por esses lugares incríveis e nos dando essas dicas sensacionais.

    Responder
    • Altier Moulin

      Que coisa boa receber esse comentário, Andréia. Muito obrigado!

      Responder
  12. Andre

    Wow !
    Posso dizer pessoalmente que pelo menos 3 desses lugares são maravilhosos e incriveis !

    Responder
    • Altier Moulin

      André,

      Todos são incríveis. Eu os vi de perto. O post é apenas para mostrar que existe um pouco de fantasia no que é divulgado aqui na internet. Jamais tenho a ideia de fazer alguém desistir de viajar. Pelo contrário.

      Um abraço.

      Responder
  13. Andréia

    Olá! Fui duas vezes à Machu Picchu e realmente é um pouco assim mesmo, mas agora se não me engano, eles resolveram “o problema ” controlando o tanto de turistas que visitam a cidade por dia, pra não haver tanto tumulto e a depredação desse lugar lindo!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Andréia,

      Mesmo controlando o número de turistas, as ruínas estão sempre lotadas. Mas, ainda assim, é um destino sensacional.

      Um abraço.

      Responder
    • Marcia Ramos

      Um opção para quem não faz a trilha é chegar no dia anterior em Aguas Calientes, dormir e subir logo cedo para Machu Picchu. Fiz assim e não tinha muita gente, ao contrario do horário que sai de la, já estava chegando muita gente.

      Responder
  14. Aline

    Pooooo ! Fiquei triste agora , pois três desses lugares eu sou louca para conhecer!

    Responder
    • Altier Moulin

      Aline, isso não quer dizer que você não deva conhecê-los. Apenas vá preparada. 🙂

      Responder
  15. Mohammed Youssef

    Bela foto do Egito e das Pirâmides de Gizé. Uma viagem para o Egito está no topo da lista de todos os viajante e não sem razão. O Egito é um belo lugar para o turismo.

    Obrigado por compartilhar conosco!

    Responder
    • Altier Moulin

      O Egito é o senho de todos nós, Mohammed.

      Um abraço!

      Responder
  16. Deisy- Vem Fugir

    A Victoria Falls não está nos meus planos mas fiquei impressionada como a visão dela é ruim. 🙁

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Deisy,

      Há realmente lugares que a vista é muito ruim, mas em alguns pontos podemos vê-la melhor.

      Um abraço!

      Responder
  17. Willian Gueler

    Foi decepcionante Ir a Roma e não ter conseguido entrar no Vaticano. As filas eram intermináveis e a espera por mais de 3 horas. Não tive paciência de esperar tanto tempo em pé para entrar no Vaticano e nem coragem de ir para fila de madrugada como muitos fazem. Foi uma pena em minha estadia em Roma ter perdido essa oportunidade. Mas enfrentar aquelas filas é realmente pra quem tem muita, mas muita disposição.

    Responder
    • Altier Moulin

      Bom saber disso, Willian. Já irei preparado.

      Um abraço.

      Responder
    • Marcia Ramos

      Com relação ao Vaticano. A dica é comprar o bilhete pela internet no site. Eu fiz isso, escolhi o dia e a hora. Cheguei lá e entrei direto, sem enfrentar fila que estava enorme

      Responder
      • Altier Moulin

        Obrigado pelas dicas, Marcia.

        Responder
  18. Filipe Morato Gomes

    Olá Altier,
    Colocar Machu Picchu nessa lista de “atrações turísticas que vão lhe decepcionar” é quase uma heresia… 🙂
    Acho o lugar absolutamente mágico e fascinante. E para estar sozinho, como disse Clarissa, basta ir muito cedo.
    Abraço desde Portugal e continuação de boas viagens.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Filipe,

      Concordo contigo e o texto é claro quando falo sobre MaPi. Sempre valerá a pena visitar as ruínas, assim como ir ao Egito, a Nova Iorque, etc. Como dizem por aí, toda lista comete equívocos. 🙂

      Um abraço.

      Responder
  19. Edgard

    Eu realmente me decepcionei com a imagem da Esfinge. Nunca fui, mas imaginava uma construção grandiosa. Muito boa a dica!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Edgard,

      A sensação é de que fomos enganados a vida inteira. 😉

      Um abraço!

      Responder
  20. clarissa

    A melhor maneira de se conhecer Machu Picchu é sem dúvida alguma percorrer a trilha inca por 4 dias e chegar lá antes do por do sol. Você terá a cidade sagrada dos Incas só pra você durante as primeiras horas do dia. Sem contar que a experiência do trekking é transformadora! Paisagens incríveis, ruínas vazias e muita gente interessante para trocar ideia ao longo do caminho. Se quiser viver algo autêntico, só saindo do caminho comum mesmo! Essa dica vale para qualquer viagem e qualquer ponto turístico!

    Responder
    • Altier Moulin

      Ótima dica, Clarissa. Valeu!

      Responder
  21. Guilherme - Viajando com Eles

    Não precisa nem ir muito longe, o passeio ao Cristo Redentor é lotadíssimo.

    Não cheguei a me decepcionar, porque é realmente um dos lugares mais bonitos do mundo, mas a quantidade de turistas é irritante. O ideal é chegar bem cedo para evitar a chateação.

    Abs 🙂

    Responder
    • Altier Moulin

      Verdade, Guilherme.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.