Pesquisar
Close this search box.

Conheça Carmelo, no Uruguai: guia completo com dicas

Atualizado em 1 de abril de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Conheça Carmelo, no Uruguai

Ainda pouco conhecida pelos turistas brasileiros, a pequena e aconchegante cidade de Carmelo, no Uruguai, fica às margens do Rio da Prata, no extremo sudoeste do país.

Nesta parte do país, o estilo de vida leve e tranquilo dos uruguaios se percebe rapidamente: você será convidado a caminhar por parques coloridos, a dar um mergulho nas praias de rio, a vivenciar um dia em um dos vinhedos da região e a pedalar pelo Centro para conhecer  os atrativos da cidade.

Foi isso que fiz durante meus dias em Carmelo, um lugar que parece mesmo nos convidar a aproveitar o tempo sem exigir muito dele.

É verdade que a cidade não tem tantos atrativos e opções como Colonia del Sacramento, mas o grande barato de Carmelo é justamente isso: a cidade quer que a gente descubra seus segredos, seus encantos.

Seguro viagem para o Uruguai

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar para o Uruguai sem a garantia de ter atendimento médico e hospitalar de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Entenda Carmelo

Fundada em 1816 por José Artigas, herói da independência nacional, a cidade possui 18 mil habitantes e ainda preserva boa parte de seus casarios.

Uma de suas atrações é a ponte giratória sobre o rio de las vacas, inaugurada em 1912. Mas o que faz a cidade ser digna de uma visita é sua peculiaridade que combina uma região de vinícolas centenárias com lindas praias de areia fina.

Mas se você ainda quer conhecer Carmelo com esse ar de cidade despretensiosa, a sua hora é agora: nunca, tantos brasileiros cruzaram a fronteira em direção ao Uruguai tendo Carmelo no roteiro.

Conheça Carmelo, no Uruguai

Além disso, o fortalecimento econômico do Uruguai resultaram em um país mais moderno e cada vez mais bem preparado para receber o turista. Um sinal disso é que em praticamente todos os estabelecimentos das áreas turísticas há atendentes que falam português.

Planeje a viagem para Carmelo

Vamos falar das facilidades de visitar esse país vizinho.

Brasileiros não precisam de visto para entrar no Uruguai.

A viagem pode ser feita apenas com a  carteira de identidade, desde que esteja em boas condições e que tenha sido emitida há menos de dez anos, ou com o passaporte.

Há voos frequentes partindo de diversas cidades brasileiras e há também a opção de viajar de ônibus.

Seguro viagem

Desde que reabriu as fronteiras para viajantes, uma série de medidas sanitárias foi adotada para controlar a transmissão do novo corona vírus no território uruguaio: uma dessas medidas determina que o seguro viagem é obrigatório para o Uruguai, e ele precisa ter cobertura para covid-19.

Mesmo que uma viagem ao país vizinho pareça algo simples, se não tiver com o seguro viagem em mãos, você poderá ser impedido até mesmo de embarcar no Brasil – e terá que arcar com todo o prejuízo.

 seguro viagem é  obrigatório para todos os viajantes,  mesmo para quem está com o esquema vacinal completo ou que já tenha se recuperado de infecções anteriores.

Quando ir

Carmelo fica mais bonita em dias ensolarados, mas é no outono que seus parques e suas ruas se enchem com o colorido das árvores.

Nesta época faz frio, mas não como no inverno. Na estação mais gelada do ano os termômetros podem chegar a 3 graus.

Conheça Carmelo, no Uruguai

No verão, as praias que se formam às margens do Rio da Prata ficam lotadas e o calor alcança os 30 graus.

A média de chuvas na cidade é de seis dias por mês. E, agosto e dezembro são os meses mais chuvosos.

Como chegar

De ônibus

De Colonia del Sacramento e de Montevidéu partem ônibus das empresas Grupo Agencia e Intertur em vários horários.

A passagem na Intertur custa UYU 213 e a viagem dura cerca de 1h30.

Eu viajei com a Berrutti – que não faz mais esta rota – e o ônibus era novo, confortável, bem espaçoso e tinha sinal de internet.

Eu também viajei com a Central Agencia e a viagem foi muito tranquila, em ônibus confortável, espaçoso em com internet.

De carro

Viajar de carro para Carmelo é uma ótima opção.

As duas principais rodovias que cortam a cidade são as Rutas 21 e 97.

A primeira, liga Carmelo a Nueva Palmira, Dolores e Mercedes, no sentido norte; e a Colonia del Sacramento e Montevidéu no sentido sul. Essa estrada tem pouquíssimas curvas e todo o trecho é duplicado, mas há cobrança de pedágio em dois pontos. A Ruta 97 liga a cidade a Cardona, pela Ruta 12.

De avião

Você também pode chegar a Carmelo de avião.

O Aeroporto Internacional de Zagarzazú atende à cidade e fica a cinco quilômetros do Centro. As companhias aéreas que operam neste aeroporto fazem exclusivamente voos privados.

De barco

De barco, você pode cruzar o Rio da Prata, partindo da cidade de Tigre ou de Buenos Aires, na Argentina. A empresa que faz esse trajeto é a Cacciola.

Onde ficar

Carmelo tem bem menos opções de hospedagem do que Colonia del Sacramento, por isso faça sua reserva com antecedência.

Durante meus dias na cidade, eu conheci a Posada Campotinto, que fica a cinco quilômetros do Centro.

Rodeada por uma paisagem que parece ter sido tirada de filme, ela tem um restaurante incrível e vinhedos por onde você pode caminhar tranquilamente.

Veja mais opções de onde ficar em Carmelo.

Onde comer

Eu almocei no restaurante da Posada Campotinto e indico fortemente que você também vá conhecê-lo – eu já expliquei como foi esta experiência.

O lugar é incrível e tem tudo o que você precisa para ter uma tarde perfeita. Além da boa comida, tem ótimo atendimento e uma paisagem sensacional.

Conheça Carmelo, no Uruguai

No Centro, eu comi no Fay Fay, que fica na Plaza Artigas, bem perto da loja do Grupo Agencia, de onde partem os ônibus para Montevidéu.

Eu provei um delicioso chivito, um prato bem típico do Uruguai. O chivito pode ser servido no prato ou no pão, como um sanduíche – o meu estava perfeito. No restaurante há outras opções como pastas, parrilla e pizzas.

Informações básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no Uruguai por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso uruguaio, identificado pela sigla UYU, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 16 de fevereiro de 2023, não é mais necessário apresentar o certificado de vacinação contra a covid-19 ou resultados negativos de testes.

Veja mais dicas do Uruguai

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Uruguai.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

25 respostas

  1. E ai… Li seu post [algumas vezes, creio] e gostaria de saber: É possível explorar Carmelo “sozinho”? Sem a utilização de carro? Penso em chegar de onibus na cidade e a partir dai passar uma manha/tarde conhecendo-a, mas as vezes tenho a impressão que é quase impossível fazer isso por conta do poder de locomoção ser limitado… O que você acha?

  2. Totalmente possível, Silvia.
    O relevo é tranquilo e a estrada é boa.
    Depois me conte como foi.

    Um abraço.

  3. Altier boa noite. Estaremos em Carmelo com Bike, vindos da Argentina de barco , do Tigre. Queremos pedalar entre Carmelo e Colônia. Você acha possível? Dá para fazermos sozinhos?

  4. Olá Autier. Gostaria de saber , como escolher uma cidade pra morar no Uruguai. Gostaria de morar em uma cidade não muito grande, com custo amemo, com mais contato com a natureza. Grata.

  5. Ola, estou indo de carro para o Uruguai, passando por pinta de leste, Montevideo, Colônia e vou passar em carmelo, depois buenos aires, tem alguma informação aobre pedágios, ou alguma dica? Muito informativo seus posts.

  6. Amei seus comentários! Vc. poderia informar se ha alguma agencia fazendo pacote de 3noites/4dias dias para Carmelo sindo de montevidéu?

  7. Oi, Isac.

    Você diz em Carmelo ou de forma geral?
    Preciso lhe dizer que não há idade para viajar e ser feliz.
    Me dê mais informações para eu lhe ajudar.

    Um abraço.

  8. Meu caro Altier, já estou com 50 anos, sei que já está ficando um pouco tarde, que roteiros voce me aconselha ou quais não me aconcelha. obg

  9. Oi, Flávia.

    Dá sim, mas realmente Cabo Polônio fica meio fora de mão e tem que estar preparado para chegar lá.
    Eu não fui ainda, mas o que sei é que não há energia elétrica e o acesso de carro é restrito.
    É bom verificar essas coisas.

    Um abraço.

  10. Olá! Vc sabe dizer se é possível conhecer Montevideo, Punta del leste, Carmelo e cabo Polônio? Não sei se este último é fora de mão…

  11. Oi Anajá,

    Aproveitem. Carmelo é uma cidade pequena, mas muito charmosa, especialmente as vinícolas.

    Um abraço.

  12. Olá,
    Estamos indo para Uruguay. Moramos perto da fronteira e nosso passa tempo é ir lá. Adorei as dicas. Vamos duas vezes ao ano para Colônia de Sacramento e passou despercebido Carmelo. Obrigada pelas preciosas dicas. Despertastes-nos o desejo de conhecer..

  13. Oi Silvana, viajo em setembro pra colônia e gostaria do mesmo que você. Encontrou alguma visita guiada para as vinículas de carmelo partindo de Colônia?

  14. Silvana, você vai precisar contratar um passeio com uma agência local.
    Infelizmente não sei lhe indicar uma.

    Um abraço.

  15. Eu estarei em Colônia de Sacramento e tenho planos de visitar várias vinícolas. Há algum transporte que vá apanhando os turistas em hotéis , tipo vans, para fazer esses passeios, já que alugar carro e dirigir após as degustações de vinho fica impossível?

  16. Nossa, que legal! Não tinha ouvido falar dessa cidade. Viajei pro Uruguai há uns 3 anos e fui só até Colônia. Estou voltando lá em junho e vou tentar conhecer Carmelo.
    Você sabe se tem ônibus direto de lá com destino a Montevideo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

35