Buda gigante é inaugurado durante Cerimônia no Mosteiro de Ibiraçu

2

Atualizado em 6 de janeiro de 2021

Buda gigante Ibiraçu

Muito antes de ser inaugurada, a estátua do Buda gigante do Mosteiro Zen Morro da Vargem já atraía muitos visitantes: ela é a maior do Ocidente e tem o mesmo tamanho que o Cristo Redentor, 38 metros.

Construída na entrada do primeiro mosteiro zen-budista da América Latina, que fica em Ibiraçu, no Espírito Santo, a estátua demorou mais de um ano para ficar pronta.

A previsão era que ela fosse concluída em setembro de 2020, mas a obra teve atrasos por motivos técnicos e também por causa da pandemia.

Buda gigante Ibiraçu

Depois de concluída, ainda faltava realizar o ritual de inauguração que estava previsto para dezembro, com a presença de Minamizawa Zenji, principal líder do zen-budismo, um dos muitos ramos do budismo tradicional, o mahayana.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Cerimônia de Abertura dos Olhos, que inaugurou oficialmente a estátua do Buda gigante, aconteceu no começo de dezembro, com transmissão pela internet e só agora as imagens foram divulgadas pelo Mosteiro.

O abade do Mosteiro, Daiju Bitti, explicou que a cerimônia é um ritual budista que funciona como um batismo.

Antes era apenas um estátua, agora é uma estátua com alma“, explicou.

Veja o vídeo:

A maior estátua de Buda do mundo fica numa montanha entre os rios Minjiang, Dadu e Qingyi, perto da cidade de Leshan, na China.

O Grande Buda de Leshan tem 71 metros de altura e foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário