A bucólica praia de Manguinhos

2

Atualizado em 23 de abril de 2020

Tranquila e com aquele ar bucólico, a praia de Manguinhos é um daqueles lugares do mundo onde você sempre se sente como se estivesse de férias. Mesmo que seja simplesmente por um dia  – ou um fim de semana inteiro – aqui, tudo parece mais calmo do que no resto do mundo. A praia com ondas pequenas, as piscinas naturais que se formam entre as pedras, os restaurantes que estão logo ali, a poucos passos do mar e as sombras das castanheiras fazem desse balneário um cantinho muito aconchegante.

Tudo aqui é muito simples e no estilo mais natural possível. Na orla, a restinga é protegida da agressão humana e não há quiosques sobre a areia da praia. As ruas não tem calçamento a pedido dos próprios moradores que querem manter as características originais do lugar.

Praia de Manguinhos

A beleza simples de Manguinhos.

Praia de Manguinhos

As piscinas naturais que aparecem na maré baixa.

Praia de Manguinhos

O riacho que encontra o mar nas areias de Manguinhos.

Se isso não for suficiente para te fazer perceber que está em um lugar especial, então imagine acordar bem cedo para comprar peixes e mariscos que acabaram de ser pescados e que são vendidos pelos próprios pescadores em barraquinhas na praia. Em Manguinhos isso acontece a cada novo dia.

Manguinhos é, também, ideal para crianças. Elas podem passar horas encantadas com os peixinhos coloridos que ficam presos nas piscinas naturais que se forma durante a maré baixa.

Praia de Manguinhos

Orla: restinga protegida e sem quiosques.

Praia de Manguinhos

As crianças adoram avistar os peixes que se escondem nas piscinas naturais.

Gastronomia na praia de Manguinhos

Manguinhos também é famosa pelo que encontramos em suas mesas. As delícias daqui têm nome pomposos e sabores arrebatadores. Comece experimentando o Eco do Mar, do Maria Mariana. Esse prato traz preciosas postas de salmão, anéis de lula, camarões e legumes que vão te fazer flutuar depois da primeira garfada.

Mas se o seu negócio é carne, peça a Tábua da Luxúria. Essa receita que tem sua origem na cozinha dos surfistas que habitam a região tem apetitosos pedaços de file de peixe, fila mignon e filé de frango servidos com um delicioso molho de alcaparras.

Praia de Manguinhos

O Eco do Mar do Maria Marina.

Praia de Manguinhos

Essa maravilha é a Tábua da Luxúria. Tá explicado!

Praia de Manguinhos

Mas, se preferir, você pode comprar o peixe direto com os pescadores.

Como chegar à praia de Manguinhos

Manguinhos fica no município de Serra, a 23 quilômetros de Vitória. O acesso é feito pela BR-101 e, em seguida, pela ES-010 que também é chamada de Rodovia do Sol, sentido norte.

Essa viagem teve o patrocínio do Governo do Espírito Santo e do Sebrae/ES.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

2 Comentários

Escreva um comentário