A bucólica praia de Manguinhos

2

Atualizado em 11 de dezembro de 2017

Tranquila e com aquele ar bucólico, a praia de Manguinhos é um daqueles lugares do mundo onde você sempre se sente como se estivesse de férias. Mesmo que seja simplesmente por um dia  – ou um fim de semana inteiro – aqui, tudo parece mais calmo do que no resto do mundo. A praia com ondas pequenas, as piscinas naturais que se formam entre as pedras, os restaurantes que estão logo ali, a poucos passos do mar e as sombras das castanheiras fazem desse balneário um cantinho muito aconchegante.

Tudo aqui é muito simples e no estilo mais natural possível. Na orla, a restinga é protegida da agressão humana e não há quiosques sobre a areia da praia. As ruas não tem calçamento a pedido dos próprios moradores que querem manter as características originais do lugar.

Praia de Manguinhos

A beleza simples de Manguinhos.

Praia de Manguinhos

As piscinas naturais que aparecem na maré baixa.

Praia de Manguinhos

O riacho que encontra o mar nas areias de Manguinhos.

Se isso não for suficiente para te fazer perceber que está em um lugar especial, então imagine acordar bem cedo para comprar peixes e mariscos que acabaram de ser pescados e que são vendidos pelos próprios pescadores em barraquinhas na praia. Em Manguinhos isso acontece a cada novo dia.

Manguinhos é, também, ideal para crianças. Elas podem passar horas encantadas com os peixinhos coloridos que ficam presos nas piscinas naturais que se forma durante a maré baixa.

Praia de Manguinhos

Orla: restinga protegida e sem quiosques.

Praia de Manguinhos

As crianças adoram avistar os peixes que se escondem nas piscinas naturais.

Gastronomia na praia de Manguinhos

Manguinhos também é famosa pelo que encontramos em suas mesas. As delícias daqui têm nome pomposos e sabores arrebatadores. Comece experimentando o Eco do Mar, do Maria Mariana. Esse prato traz preciosas postas de salmão, anéis de lula, camarões e legumes que vão te fazer flutuar depois da primeira garfada.

Mas se o seu negócio é carne, peça a Tábua da Luxúria. Essa receita que tem sua origem na cozinha dos surfistas que habitam a região tem apetitosos pedaços de file de peixe, fila mignon e filé de frango servidos com um delicioso molho de alcaparras.

Praia de Manguinhos

O Eco do Mar do Maria Marina.

Praia de Manguinhos

Essa maravilha é a Tábua da Luxúria. Tá explicado!

Praia de Manguinhos

Mas, se preferir, você pode comprar o peixe direto com os pescadores.

Como chegar à praia de Manguinhos

Manguinhos fica no município de Serra, a 23 quilômetros de Vitória. O acesso é feito pela BR-101 e, em seguida, pela ES-010 que também é chamada de Rodovia do Sol, sentido norte.

Essa viagem teve o patrocínio do Governo do Espírito Santo e do Sebrae/ES.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário