Bonito ou Nobres? O que há de bom em cada um

24

Atualizado em 19 de abril de 2018

Pra quem gosta de viajar e curtir a natureza, Bonito, no Mato Grosso do Sul, tem todas as qualidades: cachoeiras, trilhas, lagos e riachos, sem falar na organização das empresas que oferecem serviços aos turistas, como agências e hotéis. Não muito longe daqui, Nobres, no Mato Grosso, tem praticamente as mesmas qualidades, porém, ele ainda não é um destino tão conhecido como seu concorrente. Mas, e então, Bonito ou Nobres?

Eu estive em Nobres e em Bonito e as principais diferenças desses dois destinos tão semelhantes começam pelo preço. Nobres tem preços mais camaradas e fica mais fácil negociar – especialmente para quem estiver em grupo – já que aqui a negociação é direta, sem intermediação obrigatória de uma agência.

Bonito, por ser o destino de ecoturismo número um do Brasil, tem preços tabelados e limites diário de visitantes em todos seus atrativos. Aqui, a contratação de agências e guias é obrigatória. Embora eu tenha nadado com peixes em rios cristalinos pagando muito pouco, em média, os preços de Bonito são bem mais caros que os de Nobres.

Bonito ou Nobres

Os peixes chegam bem perto da gente sem qualquer medo.

Bonito ou Nobres

O Aquário Encantado, em Nobres.

Entretanto, não temos o que discutir quando o assunto é infraestrutura. O distrito de Bom Jardim, onde ficam as principais atrações de Nobres, não tem bancos e nem caixa eletrônico. Aqui, não há sinal de celular e mal se encontra um lugar com wi-fi decente.

Bonito, nesse aspecto, reina absoluto. A cidade é uma graça e tem de tudo. Mercados, lojas, bons restaurantes, bancos. Enfim, tudo. Além disso, a cidade e seus arredores têm muitos atrativos. Eu passei seis dias por aqui e fiz quase tudo e escrevi um post com os passeios que achei mais interessante.

Bonito ou Nobres

Flutuação no Rio Sucuri, em Bonito.

Bonito ou Nobres

O lago da cachoeira Serra Azul, em Nobres.

Bonito também tem mais facilidades no quesito transporte. A cidade tem um pequeno aeroporto, da rodoviária de Campo Grande partem ônibus para cá, e vans trazem os passageiros que chegam ao aeroporto da capital até o destino mais famoso do Mato Grosso do Sul. Eu fiz um post com todas as opções pra você chegar aqui.

Nobres ainda tem limitações nessa área. Pra você ter uma ideia, as ruas de Bom Jardim ainda não têm calçamento. O distrito fica a 145 quilômetros de Cuiabá vindo pela estrada do Manso, a MT-351. Todo esse trajeto está asfaltado. Passando por Nobres a viagem terá 240 quilômetros, sendo que os últimos 65 não têm calçamento. A melhor opção por aqui é estar de carro já que você vai precisar dele para todos os passeios. De ônibus, a viagem de Cuiabá é feito pela empresa TUT.

Bonito ou Nobres

O belíssimo Poço da Lontra, na região de Bonito.

Bonito ou Nobres

Arvorismo em Bonito.

Bonito ou Nobres?

Chegou a hora de decidir: Bonito ou Nobres? O que é mais importante pra você é ter uma boa estrutura e pagar mais caro por isso, ou descobrir um destino novo, mesmo que seja preciso abrir mão de algum conforto?

Tanto Bonito quanto Nobres são destinos fascinantes e, apesar das semelhanças, ambos têm suas peculiaridades e é isso que faz deles únicos. Seu eu puder ajudar, te dou uma dica: conheça os dois.

Veja todos os posts de Bonito

Minha viagem teve o patrocínio de Hotel Águas de Bonito.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

24 Comentários

  1. Avatar

    Boa matéria… só conheço Bom Jardim. Realmente não tem infraestrutura, mas é belíssimo.
    Quem quiser conforto e afins pode esquecer, mas quem procura uma experiência única com a natureza, Bom Jardim está lá… e todos precisam fazer uma sessão fotográfica na lagoa das araras no final da tarde.

  2. Avatar

    Dia 10/11 chegarei a Bonito para passar cinco e em breve vou planejar conhecer Nobres, seguindo sua dica: “conheça os dois” , pois para mim com ou sem conforto , eu quero é conhecer novos lugares, ainda mais quando se é mais em conta ?

    • Altier Moulin

      Luciene, você não vai se arrepender.
      Como diz o verbete: “não se chega aos lugares mais incríveis do mundo por estradas asfaltadas”. 😉

      Um abraço.

  3. Avatar

    Oiii!!! Muito legal seu post. To pensando em ir a Nobres no Carnaval! Você tem alguma sugestão de roteiro ou fez algum post sobre Nobres? Gostaria de contato de guias para fazer os passeios por lá. Bjs

    • Altier Moulin

      Oi, Mara.

      Em Nobres, a temporada de chuva vai de outubro a março e as estradas podem ser bem desinteressantes. Na seca, que vai de abril a setembro, as estradas estão melhores, mas o calor será seu companheiro mais que fiel. No inverno, entre maio e agosto, não deixe de levar um casaco já que as temperaturas mínimas beiram os dez graus. Durante todo o ano as máximas ultrapassam os 25 graus, alcançando mais de 30 com frequência. O melhor horário para fazer a flutuação no Aquário Encantado é logo depois do almoço, quando os raios solares são mais diretos e intensos. Assim a água fica mais clara, porém há mais reflexo na superfície.

      Um abraço.

Escreva um comentário