Pesquisar
Close this search box.

Praias de Barahona: o lado mais natureza do litoral dominicano

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Praias de Barahona

Deixando Santo Domingo pela Carretera del Sur, o destino da vez são às incríveis praias de Barahona.

Aos poucos, a região plana da capital dominicana fica para trás e as primeiras montanhas começam a aparecer. Pela janela do carro, podemos ver a bela paisagem das praias de Barahona até chegar ao distrito de Paraiso.

A rodovia da capital dominicana até o distrito está sendo ampliada em alguns trechos. Ainda assim, de forma geral, está em boas condições apesar de alguns desníveis na pista.

O paraíso de Barahona

Chegando ao distrito, vou até o mirante de Paraiso – que nada mais é do que uma área para estacionar o carro, mas que tem um vista sensacional: o azul turquesa do imenso mar que some no horizonte contrasta com o verde das matas que descem das montanhas.

Estou em uma região ainda muito pouco explorada pelo turismo.

Geralmente, quem chega à República Dominicana escolhe as praias do leste – especialmente Punta Cana – como destino. Porém, é esta é uma das áreas mais interessantes e ricas em biodiversidade do país.

Praias de Barahona

Como já bem perto da fronteira com o Haiti, é perceptível o aumento de haitianos que, em sua maioria, vive irregularmente na República Dominicana. Nessa região, seus hábitos se misturam com a cultura dominicana, como no comércio informal de Paraiso.

Nesse cantinho da Ilha Hispaniola, que é compartilhada pelos dois países, experimento as praias Los Patos, San Rafael e El Quinaito. Apesar de muito diferentes entre si, elas são verdadeiros achados.

Playa Los Patos

A três quilômetros da sede de Paraiso, fica o menor rio das Antilhas.

Ele tem sua nascente a cerca de 50 metros do mar da Playa Los Patos. Represado antes de se unir ao Mar do Caribe, o rio se transforma em piscinas naturais repletas de peixes.

O mar agitado, com ondas que quebram fortemente sobre os seixos que forram o chão da praia,  deve ser respeitado. 

Se não se considerar apto, prefira as águas doces e calmas do riacho que desce da mata virgem que cerca a praia.

Justamente por ser cheia de ondas que se formam a poucos metros da praia, a Playa los Patos tem se transformado em um importante ponto para a prática do surfe na República Dominicana.

Praias de Barahona

Entretanto, não são apenas os surfistas que podem desfrutar dessa maravilha. Como o balneário oferece abundantes opções de bares e restaurantes à beira-mar – ainda que com estilo bem rústico –, famílias inteiras escolhem esse ponto para desfrutar de sua beleza.

Playa San Rafael

Como em Los Patos, essa praia também recebe as águas cristalinas de um riacho que desce dos montes.

Os lagos que formam nas pequenas represas e as quedas d’água que delas escorrem parecem ter conquistado a atenção de turistas e nativos que se lançam em suas águas geladas.

Praias de Barahona

Depois de me saciar com um delicioso pescado frito, aproveite para apreciar a beleza dessa terra para observar os detalhes de Paraiso.

Playa El Quemaito

No povoado de Bahoruco encontro uma praia de águas claríssimas, calmas e quentes.

Ela fica em uma área privada com pouca – ou quase nenhuma – movimentação.

Os muitos corais que se formam a poucos metros da praia são um convite à prática do esnórquel: peixes coloridos estão a poucos metros dos seus olhos e a transparência da água faz tudo parecer ainda mais vivo.

Nesta praia, há apenas uma barraca. Portanto, considere levar alguns alimentos para beliscar durante o tempo em que estiver nela. No mais, é aproveitar a vista e se esquecer de tudo.

Como conhecer as praias de Barahona

Quando ir

De junho a setembro, a ocorrência de furacões e tempestades ciclônicas pode ser maior. É nesse período que os preços quase batem no chão, já que o número de turistas cai bastante.

Dezembro e janeiro sãos os meses mais movimentados. Nessa época, o céu é o limite para os preços.

Os dominicanos têm orgulho de afirmar que o seu país tem sol e calor o ano inteiro. Mais do que sol, eu diria que eles têm calor o ano inteiro, porque mesmo nos dias nublados, a alta umidade do ar nos faz transpirar como nunca.

Como chegar

A província de Barahona fica no sudoeste da República Dominicana e é uma das áreas mais importantes para o ecoturismo no país.

Saindo de Santo Domingo, dirija 185 quilômetros pela Carretera Sanchéz, também chamada de Carretera del Sur, até à cidade de Barahona, na província de mesmo nome.

Para chegar a Paraiso, avance mais 35 quilômetros pela Carretera Barahona-Paraiso.

Como as distâncias entre uma cidade e outra são pequenas, uma boa opção é alugar um carro para conhecer melhor os diferentes aspectos do país.

Antes, você precisa entender como funciona o trânsito em Santo Domingo.

O principal aeroporto da República Dominicana é o Aeroporto Internacional Las Américas (SDQ), mas não há voos diretos saindo do Brasil.

A Gol costumava operar voos para a capital dominicana e para Punta Cana, a 198 quilômetros, mas a rota para a Santo Domingo está suspensa.

Outras companhias aéreas fazem o trecho de Guarulhos a Santo Domingo, como Copa Airlines, Avianca e Latam, mas com conexões em outros países.

A mais importante empresa de ônibus do país é a Caribe Tour, que tem uma frota nova que nos leva a diferentes pontos do país.

Outras empresas, como a Metro e Expreso Bávaro, também têm saídas regulares.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na República Dominicana por até 90 dias.

Documentos

Você precisar apresentar o passaporte com validade de seis meses. Carteira de identidade não é aceita.

Dinheiro

A moeda oficial é o peso dominicano, representado pela sigla RD$. A melhor opção é levar dólares. 

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória, independentemente do motivo da viagem e da idade do viajante.

Informações sobre covid-19

Desde 23 de abril de 2022, não é necessário apresentar o comprovante de vacinação para covid-19 nem testes RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) negativos para entrar na República Dominicana. Testes aleatórios também estão suspensos.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como mergulhar de cilindro ou praticar outros esportes de aventura – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da República Dominicana

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da República Dominicana.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Estou planejando uma viagem de 15 dias na República Dominicana. Quantos dias você recomenda para ficar na região de Barahona?

  2. Por favor, estou pretendendo ir para República Dominicana, mas sozinha e rodar com transporte publico. Vc utilizou esse tipo de meio de locomoção ? acha que tem algum problema de assédio para uma mulher ? Passei pela Jamaica e achei bastante complicado ir sozinha e estou um pouco receosa com a Republica Dominicana. Obrigada

  3. Fantástico!! Trabalho com uma moça que morou na República Dominicana e ela me contou sobre San Rafael. Fiquei fascinado, curioso vim pesquisar mais desse lugar e achei seu blog. Obrigado por compartilhar mais imagens e sua experiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *