Andiamo a mangiare: onde comer em Roma

0

Atualizado em 2 de abril de 2018

A culinária italiana é uma das mais famosas ao redor do mundo. Com tantas opções de comidas deliciosas e saborosas, fica até difícil escolher o que comer em Roma. Então, eu preparei algumas dicas para a hora do almoço, do jantar e até para os intervalos entre um atrativo e outro. Estes, eu já mostrei nos posts que escrevi sobre a Itália.

Eu sou o tipo de viajante curioso, que gosta de descobrir lugares inusitados. Mas, também aprecio a comida de restaurantes famosos e recomendados por moradores e outros viajantes. É que eu acho incrível quando decido entrar em algum bar, restaurante ou café totalmente desconhecido e saio de lá completamente satisfeito e surpreso com o sabor e a autenticidade do lugar.

Andiamo a mangiare: onde comer em Roma

Uma das ruas do Trastevere.

Para começar, quero lhe apresentar o famoso bairro boêmio de Trastevere. O nome do bairro vem do latim e significa além do Tevere, que é o nome do rio que corta a cidade de Roma. É aqui que fica um dos lugares mais badalados da cidade e um dos meus locais preferidos para comer em Roma e curtir a noite a dois, com a família ou com os amigos.

A arquitetura do bairro é sensacional. Com pequenos prédios antigos, flores nas sacadas, ruas estreitas e feitas de paralelepípedos, o charme e a sutileza deste lugar são incríveis. A visita vale a pena tanto durante o dia como à noite. Mas, é durante as noites de verão que o bairro fica mais agitado, com artistas de rua, muita música e diversão.

Comer em Roma

Aqui em Trastevere, você vai encontrar diversos bares, restaurantes, trattorias e sorveterias. Esse é um excelente lugar para provar a autêntica pizza italiana, diversos tipos de massas e apreciar um bom vinho.

Eu visitei alguns restaurantes no bairro e confesso ser muito difícil escolher a melhor pizza, o melhor nhoque, a melhor pasta, enfim… Eu recomendo que você ande pelo bairro e escolha o local que mais lhe agrade. Afinal, uma coisa é certa: é impossível encontrar um restaurante que não agrade seu paladar.

Andiamo a mangiare: onde comer em Roma

As massas são, claro, as mais pedidas aqui.

Andiamo a mangiare: onde comer em Roma

Não deixe de experimentar a tradicional pizza italiana.

Outro tesouro da culinária italiana é o gelato. Essa iguaria é de origem chinesa, no entanto, no século 13, o explorador Marco Polo experimentou o esse tipo de sorvete e ficou tão surpreso que decidiu trazer a receita para a Itália. Então, foi aqui que o gelato ganhou a fama internacional.

O melhor gelato

A textura e o sabor do gelato italiano são inconfundíveis e deliciosos. A fabricação é artesanal e as gelaterias se preocupam em utilizar as melhores frutas e ingredientes na fabricação.

Durante minha viagem pelo país pude ir a dezenas de gelaterias, mas teve uma delas que me agradou mais, a Old Bridge. Com mais de 25 anos, essa pequena gelateria fica ao redor do Vaticano e recebe centenas de clientes todos os dias. Até nos dias de inverno, o local fica com uma pequena fila, então imagine só durante o verão.

Andiamo a mangiare: onde comer em Roma

O gelato é uma das maravilhas dessa terra.

Roma está repleta de gelaterias. Só provando um autêntico gelato, você irá perceber que os sabores são sensacionais. Recomendo que você experimente os de frutas como: coco, morango, banana e frutos do bosque. Mas, não deixe de experimentar os sabores de nozes, pistache, Nutella e chocolate.

Coxinha italiana

Por fim, quero lhe apresentar uma iguaria italiana bastante típica no país, o arancini, um bolinho originado na ilha da Sicília, muito famoso na Itália e que – com todo respeito – lembra a nossa coxinha. A massa do arancini é feita com arroz e o recheio original é feito com molho e carne picada, mas que pode ser substituído por queijo e demais recheios.

Andiamo a mangiare: onde comer em Roma

O arancini é ideal para comer entre uma refeição e outra,

Essa iguaria é vendida em diversas padarias da cidade, e confesso que é quase impossível comer apenas um (ou dois), por isso, quando estiver em Roma, não deixe de experimentar esse delicioso aperitivo. Depois dessas dicas do que comer em Roma, eu aposto que suas experiências gastronômicas por aqui serão inesquecíveis. Então, como dizem os italianos, andiamo a mangiare!

SOBRE O AUTOR

André Pain

Administrador atuando como auditor contábil em uma multinacional e viajante nas horas vagas, meu sonho de criança era conhecer o mundo. Hoje, meu maior prazer é ver isso se realizar toda vez que embarco para um novo destino.

Escreva um comentário

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Altier Moulin (@penaestrada) em