5 Dicas de viagem para o Egito

2

Atualizado em 8 de agosto de 2018

Aposto que você já sonhou muito com uma viagem para o Egito. Pode ser que este seja um plano antigo, desde o tempo da escola, quando você via as fotos das pirâmides nos livros de História e pensava: um dia quero ver isso de perto.

Então, chegou a sua hora de conhecer o país dos faraós e para planejar sua tão esperada viagem para o Egito, eu listei de forma rápida, as cinco principais informações que você precisa saber. Se as dúvidas são muitas, não se preocupe, porque as respostas estão todas aqui.

Dica 1: é necessário ter o visto

Brasileiros precisam de visto para entrar no país, mas o processo é simples, rápido e barato: dá para tirar o visto quando chegar ao aeroporto do Cairo, por exemplo.

Mas, se quiser fazer tudo antecipadamente, será preciso enviar os documentos para a Embaixada ou para o Consulado do Egito aqui no Brasil. Eu explico isso em: Como solicitar o visto para o Egito.

5 dicas de viagem para o Egito

Fachada do Museu do Cairo.

Dica 2: organize os passeios

Há muitas agências locais que oferecem passeios pelas principais cidades do país. Eu visitei a região do CairoGizé onde estão as pirâmides –, e LuxorAswan e Abu Simbel, que ficam no interior do país.

Se quiser sair do Brasil com tudo planejado, você pode reservar os principais passeios com a Memphis Tour, uma empresa especializada e com grande experiência em levar brasileiros para o Egito.

5 dicas de viagem para o Egito

Os templos de Abi Sumbel

Dica 3: aprenda a usar o transporte

O trânsito no Egito – especialmente no Cairo – é caótico e, por isso, alugar um carro não é uma boa ideia. O transporte público é insuficiente e pode ser complicado para quem tem poucos dias por aqui. Então, você pode usar o Uber e o Careem – que é parecido. Uma corrida do aeroporto ao Centro custa, aproximadamente, 120 EGP.

De uma cidade para a outra, você pode viajar de avião – as principais empresas são a Egypt Air e a Nile Air – e de trem, como eu explico em: Como é o trem para Luxor e Aswan. O cruzeiro pelo rio Nilo também é uma excelente opção para quem não quer se preocupar com muita coisa – a não ser curtir a viagem e relaxar.

5 dicas de viagem para o Egito

O cruzeiro no Nilo é uma boa opção.

Dica 4: cuide de sua segurança

Há muitos mitos sobre a questão da segurança no Egito. O índice de violência por aqui – principalmente envolvendo turistas – é baixo, mas sempre é bom ter cuidado. Durante todo o tempo que estive no país, não presenciei cenas reais de perigo, mas também não dei bobeira, evitando deixar a mochila sozinha ou ostentar objetos de valor. A gente nunca sabe, né?

Mulheres desacompanhadas devem ter atenção redobrada – como eu já mostrei em: Sozinha no Egito: mulheres contam suas experiências.

5 dicas de viagem para o Egito

Mulheres que viajam sozinhas devem dobrar a atenção.

Dica 5: aproveite as comidas típicas

É verdade que comer em um país com hábitos tão diferentes pode ser um desafio, e este é um grande barato de uma viagem para o Egito. É que, eu sempre gosto de me arriscar a de me surpreender com sabores diferentes: comer pão árabe recheado com feijão e ovo, por exemplo, foi uma das deliciosas surpresas que tive.

Só que, muitas vezes, ler o cardápio será a hora mais difícil de escolher o que comer no Egito. Por isso, escolha lugares mais turísticos onde o menu é traduzido para o idioma britânico e os garçons podem entender o seu inglês. Eu falo mais sobre isso em: Comidas e costume do Egito.

5 dicas de viagem para o Egito

Chega de adiar o sonho daquela viagem para o Egito.

Dica extra: quanto custa uma viagem para o Egito

A moeda do Egito é a libra egípcia, descrita pela sigla EGP, e você deve trazer dólares ou euros, porque o real não é aceito. De forma geral, o dia a dia no Cairo não é caro: sempre há opções baratas para comer, dormir e – como os árabes gostam de negociar preços – a gente consegue descontos nos passeios.

Uma coisa que você precisa saber é que os egípcios adoram uma gorjeta e eles pedem mesmo, sem timidez, que você contribua com um pouco a mais. Quando isso acontecer, dê o que achar justo e não ligue para as reclamações.

No Aeroporto do Cairo, você vai encontrar um quiosque da Vodafone, onde você pode comprar um chip e escolher o pacote que quer – apenas internet ou internet e ligações, por exemplo. Os atendentes falam inglês e podem fazer toda a configuração para você, os valores variam de acordo com o pacote escolhido.

Se você está planejando essa viagem, leia: Quanto custa viajar para o Egito. Todos os custos essenciais para essa experiência estão detalhados para que você monte seu roteiro sabendo quanto deve gastar no Cairo.

Veja todos os posts do Egito

Fotos: Memphis Tour

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.