10 melhores praias do Nordeste

4

Atualizado em 15 de Janeiro de 2018

Nós estamos cada vez mais descobrindo os paraísos do Brasil, mas que as praias do Nordeste são destaque, a gente já sabia, não é mesmo? Para curtir o verão, carnaval, lua de mel, ou um fim de semana qualquer – para você que mora perto –, explorar essa região rende viagens memoráveis.

Eu jamais me esqueço de Canoa Quebrada, no Ceará, da tarde relaxante sob a sombras dos coqueiros na Praia do Patacho, em Alagoas, e dos mergulhos nas piscinas naturais de Taipú de Fora, na Bahia, e em Porto de Galinhas, em Pernambuco.

Na estação mais quente do ano, é hora de escolher um destino para se jogar e colocar os pés na areia. Ainda dá tempo de planejar a viagem para conhecer algumas praias do Nordeste e, quem sabe, riscar da lista algum lugar desse país maravilhoso que você sempre quis conhecer.

10 melhores praias do Nordeste

Melhores praias do nordeste

1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha | Pernambuco

Começando em grande estilo, Fernando de Noronha é um dos destinos mais cobiçados do nosso Brasil. Ilhazinha um pouco distante do continente, Noronha tem diversos cenários de tirar o fôlego, mas é a Baía do Sancho que já foi eleita uma das praias mais lindas do mundo, duas vezes consecutivas.

Aqui, o que você encontra é um cenário paradisíaco, com areias brancas, água transparente e, quase sempre, golfinhos e tartarugas fazem uma visita.

Melhores praias do nordeste

2. Praia do Amor, na Praia de Pipa | Rio Grande do Norte

A Praia de Pipa fica a 90 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Essa sempre está na lista das praias mais bonitas do Brasil, e é aqui, que você se depara com a belíssima enseada em formato de coração, a Praia do Amor.

Dá para passar o dia curtindo a tranquilidade do lugar, já que a praia tem boa estrutura de barracas. Já adianto que os surfistas vão gostar do lugar, pois as ondas são boas para a prática do esporte.

Melhores praias do nordeste

3. Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres | Alagoas

Não é por acaso que esse litoral ganha, cada vez mais, destaque entre as praias do Nordeste. No Patacho, você encontra um cenário que se transforma de acordo com o movimento das marés, é a natureza agindo da forma mais incrível ali, na sua frente. Areias brancas, água turquesa e diversos coqueiros para complementar o cenário.

Melhores praias do nordeste

4. Praia do Espelho, Porto Seguro | Bahia

A Bahia é terra de muita coisa boa e, é claro, o litoral aparece em destaque. Uma das praias mais bonitas do estado é a Praia do Espelho que, em dias de céu azul e muito sol, o mar reflete diversos tons de verde, revelando a essência do nome do lugar. A água aqui é cristalina e perfeita para quem curte mergulho.

Melhores praias do nordeste

5. Praia de Itacarézinho, Itacaré | Bahia

Mais uma das praias do nordeste que pertence à Bahia e encanta qualquer viajante. Com uma faixa de areia longa e quase sempre deserta, Itacarézinho não tem apenas o mar para admirar. O litoral é acompanhado por morros, coqueirais e recifes, deixando o lugar paradisíaco.

Para chegar até aqui é preciso fazer uma trilha de meia hora. Região muito procurada por surfistas, Itacarézinho também é ponto de desova de tartarugas e tem uma cascata de água doce bem perto.

Melhores praias do nordeste

6. Praia de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara | Ceará

A poucos quilômetros da capital do Ceará, Fortaleza, você encontra o cenário de milhares de fotos surreais. É aqui, no Parque Nacional de Jericoacoara que estão as redes dentro das lagoas. Mas, não só isso, em Jeri – para os íntimos – você aproveita dunas e praia, além de ter acesso a restaurantes e poder praticar diversos esportes.

Melhores praias do nordeste

7. Porto de Galinhas, Ipojuca | Pernambuco

Porto de Galinhas não poderia faltar entre as melhores praias do Nordeste. O balneário fica a 60 quilômetros de Recife e não tem só a natureza como encanto não. Além das águas calmas e transparentes, a hospitalidade da população é destaque para os viajantes.

Aqui, são quilômetros de areias branquinhas para você aproveitar do jeito que quiser. Fique de olho na tábua de maré para escolher o melhor momento de conhecer as famosas piscinas naturais. Um mergulho é a chance de ver diversos peixinhos coloridos e recifes de corais.

Melhores praias do nordeste

8. Canoa Quebrada | Ceará

Outro destaque cearense entre as praias do Nordeste que precisam aparecer na sua lista, Canoa Quebrada ganhou fama com o passar dos anos. A praia fica entre falésias, o que deixa a paisagem exótica e bucólica ao mesmo tempo. Além de simplesmente relaxar e ouvir o barulho do mar, é possível fazer passeios de bugue pelas dunas e andar a cavalo. Para os mais aventureiros, a praia é famosa pelo vento, por isso a pratica de windsurfe é grande por aqui.

Conhecer Canoa Quebrada também deve incluir uma visita à vila da cidade, que tem uma vida noturna agitada, com muito forró e reggae.

Melhores praias do nordeste

9. Baía dos Porcos, Fernando de Noronha | Pernambuco

A ilha de Noronha já é um paraíso completo, mas a Baía dos Porcos merece destaque entre as praias do Nordeste. A faixa de areia tem apenas 100 metros de extensão, mas é o suficiente para conquistar os viajantes privilegiados de pisar aqui. Em frente ao Morro dos Dois Irmãos, cartão-postal da região, você aproveita as águas transparentes para fazer esnórquel e aproveitar um belíssimo pôr do sol.

Melhores praias do nordeste

10. Taipu de Fora, Barra Grande | Bahia

Fechando a lista com mais um encanto baiano, Taipu de Fora é uma das melhores praias do Nordeste. Nadar aqui é como nadar em uma enorme piscina transparente, principalmente durante a maré baixa. Com os pés na areia, você absorve a paisagem e enxerga o paraíso: mar azul claro, areia dourada e coqueiros até onde a vista alcança.

Os bares que ficam na orla oferecem a comodidade de curtir o dia em uma espreguiçadeira na areia, enquanto experimenta os drinques e pratos locais.

Fotos: Google Imagens

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

  1. Monique Santiago on

    Uma correção: as famosas redes em Jeri NÃO ficam dentro do mar, nas praias.

    As redes ficam nas águas das lagoas, no Parque Nacional, um pouco longe das praias de Jeri.. Inclusive, para mim, a beleza de Jeri está em suas lagoas e não nas praias..

Escreva um comentário