10 melhores praias do Espírito Santo

15

Atualizado em 11 de dezembro de 2017

A estação mais quente do ano está chegando. Nós, brasileiros, somos abençoados com um verão – quase – eterno, mas muitas vezes não exploramos tudo que o litoral tem a oferecer. Então, que tal se aventurar pelas praias do Espírito Santo?

Reserve já o seu hotel em Vitória e garanta os melhores preços.

Entre a Bahia e o Rio de Janeiro, o estado dos capixabas tem muita beleza natural. Aqui, você encontra um pedacinho de litoral que agrada a todo tipo de viajante: nas praias do Espírito Santo dá para curtir um dia tranquilo em areias desertas e se divertir em cidades mais badaladas aproveitando a agitação dos turistas que chegam aos montes.

Quer mais um motivo especial? Como o Espírito Santo é um estado pequeno, se comparado a outros, dá para conhecer várias dessas praias em uma mesma viagem, talvez até no mesmo final de semana, já que as distâncias de carro ou de ônibus são facilmente vencidas.

10 melhores praias do Espírito Santo

10 melhores praias do Espírito Santo

As areias douradas da Praia da Itaúnas.

1. Itaúnas, Conceição da Barra

Bem pertinho de terras baianas, Itaúnas tem ganhado seu lugar ao sol. Vila perfeita para quem curte forró e reggae, aqui, o programa é andar de chinelo o dia todo, curtindo a atmosfera leve e gostosa.

Para chegar até a praia é preciso atravessar as famosas dunas de Itaúnas, mas não se preocupe, porque eu não estou falando de horas de caminhada no deserto. São alguns minutos andando em uma paisagem que, um dia, já foi uma vila. A história desse lugar é impressionante e, para saber mais, eu sugiro que você leia: O encantamento das dunas de Itaúnas.

10 melhores praias do Espírito Santo

As dunas são um atrativo a mais desse incrível lugar.

Esse é o tipo de praia para quem gosta de uma paisagem mais exótica, de sentir o poder da natureza e não ter pressa para nada. Perto do mar, você encontra alguns quiosques.

10 melhores praias do Espírito Santo

A Praia dos Padres é um dos meus lugares preferidos de Guarapari.

2. Praia dos Padres, Guarapari

É em Guarapari que ficam as mais famosas praias do Espírito Santo. Escolha principal dos mineiros que visitam o estado no verão e também queridinha dos capixabas, aqui você tem um litoral rico, perfeito para explorar.

Dentre as diversas opções, a Praia dos Padres fica na região da Enseada Azul e, para pisar nessas areias, é preciso descer uma grande escadaria. Mas relaxe, por que você não fica cansado, e sim admirado com a beleza do lugar.

Para curtir o dia, você encontra sombra embaixo das enormes castanheiras e aproveita o mar calmo. Esta é uma praia que, durante o verão, fica menos movimentada que outras famosas de Guarapari, como a Praia do Morro e a Bacutia.

10 melhores praias do Espírito Santo

Na maré baixa, várias piscinas naturais se formam em Manguinhos.

3. Manguinhos, Serra

A bucólica praia de Manguinhos é ideal para quem quer aproveitar o dia de sol em família. Aqui, a atmosfera é tranquila e aconchegante, você se sente em casa e de férias ao mesmo tempo.

A praia tem ondas pequenas e, quando a maré está baixa, pequenas piscinas se formam entre as pedras e fazem a alegria das crianças. Tudo na vila de Manguinhos é simples e no estilo mais natural possível, com uma área de restinga protegida e sem quiosques sobre a areia da praia.

10 melhores praias do Espírito Santo

A Barra do Sahy é muito movimentada na verão e no carnaval.

4. Barra do Sahy, Aracruz

Para chegar até a Barra do Sahy, você pode passar pelos quiosques, quem ficam elevados na areia, ou pelo caminho cercado por castanheiras, na outra ponta da praia.

Esta é a região litorânea mais movimentada do município de Aracruz e, aqui, você encontra de tudo: famílias curtindo o dia, fazendo churrasco perto dos carros, surfistas aproveitando o vento para prática de windsurf e muita gente relaxando debaixo do sol. Se vier conhecer a Barra do Sahy, não deixe de explorar as outras praias de Aracruz.

10 melhores praias do Espírito Santo

A Praia da Costa é aquela praia urbana que a gente respeita.

5. Praia da Costa, Vila Velha

Para quem não tem tempo de pegar a estrada por algumas horas, a Praia da Costa é uma ótima opção entre as praias do Espírito Santo. Localizada em Vila Velha, vizinha da capital, Vitória, ela é perfeita para se renovar com um mergulho no mar azul e curtir o sol.

Além da faixa de areia larga, você ainda pode usufruir do calçadão para praticar esportes. Durante o verão, acontece uma feirinha de artesanato no final da praia, perto da Pedra da Sereia.

10 melhores praias do Espírito Santo

A Areia Preta, que dizem ter poderes medicinais.

6. Areia Preta, Anchieta

Iriri é uma região famosa não só pelo litoral, mas pelo carnaval também. Então, se você quer curtir um pouco do carnaval capixaba, essa é uma das opções, mas saiba que, é nessa mesma época que a areia da praia fica mais lotada.

Aqui, de preto mesmo é só a areia, porque o mar é verde esmeralda. Com uma cor impressionante, curtir o dia aqui não é nada mal. Além disso, o balneário de Iriri é destaque em infraestrutura, dentre as praias do Espírito Santo. O que quer dizer que, aqui, você encontrar muitas pousadas e hotéis além de ótimos restaurantes. Oportunidade perfeita para experimentar a famosa moqueca capixaba.

10 melhores praias do Espírito Santo

Setiba é um lugar ideal para passar o dia com a família.

7. Setiba, Guarapari

A praia de Setiba é o cartão postal de Guarapari. Aqui, você se encanta com quase 800 metros de areia, águas limpas e ótima infraestrutura. No verão, fica difícil conseguir um lugar nos quiosques da enseada, mas vale a pena.

Você não precisa esperar o auge da estação mais quente chegar, durante o ano todo, muita gente vem relaxar nessas águas calmas, principalmente famílias, já que o ambiente é ótimo para brincar com as crianças.

A incrível Lagoa da Coca-Cola em Guarapari

A Lagoa da Coca-Cola fica dentro do mesmo parque que a Praia de Setiba.

Faz parte do encanto deste lugar saber que, Setiba está dentro do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, uma área de proteção ambiental que margeia a costa capixaba da região. Para saber mais, veja: A incrível Lagoa da Coca-Cola em Guarapari.

10 melhores praias do Espírito Santo

A Praia de Piúma e o emblemático Monte Aghá.

8. Praia de Piúma, Piúma

A principal praia de Piúma recebe alguns nomes diferentes: Praia do Corujão e Praia Linda. Esse último não é à toa. A praia fica na Avenida Beira-mar, perto de muitos comércios, e por isso é fácil ter um pouco de tudo curtindo o verão aqui.

Essa é uma praia movimentada, ótima para quem quer beber, se divertir e apreciar a bela vista para o monte Aghá, montanha característica da cidade.

Além do agito na praia, à noite, a orla fica bem movimentada e o programa é se jogar em um dos restaurantes ou lanchonetes. No verão, vale caminhar pela orla e conhecer a feira de artesanato.

Eu sugiro que você conheça as praias de Piúma já que, se a Praia do Corujão for muito badalada para o seu estilo, com certeza outra irá lhe agradar. Os surfistas não ficam de fora.

10 melhores praias do Espírito Santo

A paisagem bucólica do Riacho Doce.

9. Riacho Doce, Conceição da Barra

Essa é a última das praias do Espírito Santo antes de pisar em terras baianas. Além disso, já foi eleita uma das mais belas do país. O tal do Riacho Doce divide os dois estados e complementa a exótica paisagem da região.

Durante o verão, o lugar perde um pouco do clima bucólico, mas ainda há encanto de sobra. A movimentação aqui é constante e as barradas que funcionam perto da foz do rio ficam sempre cheias.

Para conhecer mais desse litoral, eu sugiro que você leia: As melhores praias de Conceição da Barra.

10 melhores praias do Espírito Santo

Os muitos coqueiros que dão nome à Praia de Coqueiral de Aracruz.

10. Coqueiral de Aracruz, Aracruz

Outra opção no belíssimo litoral de Aracruz é a praia de Coqueiral. O nome do lugar não é à toa, já que aqui você se encanta com os diversos coqueiros que deixam a paisagem mais incrível ainda.

O mar é calmo como uma piscina e a praia tem pouco vento. Além disso, é menos movimentada que outras do município, como Barra do Sahy. Essa é uma opção para quem curte tranquilidade, mas já adianto, o quiosque mais próximo é na praia vizinha, das castanheiras, por isso é bom levar um lanche e bastante água.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

15 Comentários

  1. Avatar

    Oi Altier, tudo bem?!

    Assim como você, sou blogueiro, do Viajando bem e barato! Acompanho muito teu trabalho!

    Estou planejando o final de ano e uma das ideias seria uma praia capixaba! O período seria de 28/12 até 06/01, bem na virada, quando todos enlouquecem, eu sei! Mas este ano vou ter que viajar neste período, não tem jeito, kkkkkk!

    Então, gostaria da tua opinião sobre que praia tu indicarias para um casal que quer curtir apenas a praia, o local, comer bastante peixe e descansar muito! Estaremos sem carro, então a ideia é fazer tudo a pé no local e deslocamentos mínimos.

    Eu já estive por este maravilhoso litoral 25 anos atrás e curti demais! Gostei muito de iriri, Piúma, Conceição da Barra e Itaúnas!

    Buenas, se puderes dar uma luz, será demais! E já me coloco à disposição para quando precisare de dicas e infos aqui da serra gaúcha e Vale dos Vinhedos! Ah, adicionei você no Facebook, acho que ficará mais fácil nossos contatos futuros!

    Grande abraço!

    Rogerio

    • Altier Moulin

      Oi, Rogério.

      Eu praticamente não uso mais o facebook.
      Se você quer um lugar tranquilo e que dê para fazer tudo a pé, vou te dar algumas dicas:

      1. Guriri, em São Mateus;
      2. Regência, em Linhares;
      3. Santa Cruz, em Aracruz;
      4. Itaoca e Itaipava; em Itapemirim;
      5. Itaúnas, Conceição da Barra;

      Lembrando que nesta época os mineiros invadem nossas praias e há gente em qualquer lugar. 🙂

      Se precisar, avise.

      Um abraço.

  2. Avatar
    Jane Chaves Damasceno on

    Bom dia, estou planejando conhecer o Espirito Santo com minha família,pretendo ir em fevereiro, tenho dois filhos com 16 anos e gostaria de dicas de praias boas para visitar e também onde tenha diversão para eles, bem localizada e com bons hotéis. Moro em caxias do sul – RS

    • Altier Moulin

      Oi, Jane.

      Adolescentes querem estar conectados e ter opções do que fazer, né? Então recomendo as seguintes praias:

      1. Guarapari: o destino mais famoso de praias do Espírito Santo. A cidade fica lotada no verão, com gente de todo o país.
      2. Vila Velha: as praias da Costa e Itapuã são as melhores e com ótima infra-estrutura.
      3. Itaúnas: indicada para quem quer ficar mais afastado, num lugas paradisíaco.

      Acho que é isso.

      Um abraço.

  3. Avatar

    Ola boa tarde.
    Gostaria de conhecer essas praias, qual lugar mais estrategico para me hospedar?
    Você sabe me dizer se encontro condução facil para essas praias?

    Eu e meu marido damos preferencia a praias calmas e bonitas, então nao sei quais as melhores opçoes para 7 dias de viagem.

    Obrigada

  4. Avatar

    Boa tarde
    Gostaria de indicação p familia c 3 filhos.
    Um de 9 e outros dois de quase 4 anos.
    Andamos estudando algumas opções.
    Vamos em janeiro por 8 dias.
    Achamos legal o norte do estado mas um pouco longe.
    Achamos q Anchieta seria uma boa opção por ter pousadas pé na areia e menos badalação.
    Ficamos c receio de ficar em locais muito agitados(Como imaginamos Guarapari).
    Ou também muito afastados com pouca infra estrutura…
    Algo bem próximo da praia e onde possamos fazer as refeições durante o dia.
    Sem necessidade de se deslocar muito.
    Agradeço se puder dar umas dicas em Anchieta ou outro local.
    Tenha um ótimo dia.
    Abraço
    Marcelo

Escreva um comentário