10 lugares para viajar no Natal

2

Atualizado em 19 de novembro de 2017

Mais um ano que passou extremamente rápido e, dezembro, para muita gente, é sinônimo de férias. Viajar no Natal é ter a chance não só de conhecer novos lugares, mas de explorar cantinhos do Brasil e do mundo que ganham outra cara com as festividades de fim de ano.

Alguns destinos já estão na rota dos viajantes que buscam lugares com um clima mais ameno e que se preparam para a época natalina em grande estilo. Gramado, Campos do Jordão e Nova Iorque. Se você quer viajar no Natal, as opções são infinitas.

10 lugares para viajar no Natal

10 lugares para viajar no Natal

Foto: Divulgação

1. Gramado, Rio Grande do Sul

No Brasil, são poucos os lugares que ganham tanto destaque na época do Natal quanto Gramado e sua vizinha, Canela. Na Serra Gaúcha, as duas cidades se enfeitam e reinventam cada rua com decoração natalina e muita, muita luz.

O Natal Luz, evento que acontece em Gramado, começou em outubro e vai até janeiro. São mais de 500 apresentações incluindo shows, espetáculos, desfiles e outros eventos que levam os moradores e turistas às ruas para viver o mundo mágico do Natal.

Por se tratar de um destino já famoso, é importante comprar ingressos para os grandes eventos com antecedência.

Foto: Luiz Costa

2. Curitiba, Paraná

A região sul do Brasil tem outros destinos para viajar no Natal. Curitiba conquistou seu espaço com as celebrações natalinas, e o principal evento é quando crianças formam um coral nas janelas do Palácio Avenida, no centro da cidade. As canções clássicas de Natal são o suficiente para emocionar qualquer um.

Mas, a programação de Curitiba não para por aí. Além da apresentação do coral, a capital do Paraná organiza feiras exclusivas, exposições e concertos temáticos, quase todos ao ar livre. Respirar o friozinho de Curitiba em clima natalino, não tem preço.

A Cidade Imperial se transforma no Natal. Foto: ExperimenteSP

3. Petrópolis, Rio de Janeiro

Para os cariocas que querem sentir um pouquinho do clima das montanhas ou para qualquer turista que quer conhecer a famosa Cidade Imperial, Petrópolis é um belo destino para viajar no Natal.

Aqui, mais de um milhão de lâmpadas enfeitam os prédios das ruas da cidade e iluminam o lugar. Caminhar sentindo o clima da Serra Fluminense e viver o charme deste destino na época do Natal, com certeza será uma experiência encantadora.

O município prepara uma programação especial com peças de teatro, exposições, orquestras e muitos, muitos corais – são cerca de 100 – enchendo a cidade de música todas as noites.

Foto: Tadeu Sales

4. Campos do Jordão, São Paulo

São Paulo também tem seu destino natalino. Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira e é a cidade mais alta do Brasil, garantindo um friozinho para os brasileiros.

Durante o Natal, o centro da cidade ganha uma decoração colorida e lúdica, e o principal evento da programação por aqui se chama Uma Vila de Natal em Campos do Jordão. Shows gratuitos acontecem na Praça Pinho Bravo e diversas casas e chalés entram no clima e se enfeitam com luzes de natal. Além disso, os restaurantes adotam um cardápio natalino e a Casa do Papai Noel é uma atração garantida.

Foto: Ricardo Junior

5. Florianópolis, Santa Catarina

Para muita gente, viajar no Natal não significa sair em busca do frio. Se você é uma dessas pessoas, acalme-se, pois o Brasil é cheio de praias maravilhosas para aproveitar em clima natalino.

A chamada ilha da magia é uma boa pedida, com opções de praias, para todos os gostos. Aqui, você encontra um cantinho para relaxar, surfar, curtir a balada, aproveitar o dia com a família. A praia que você desejar, Floripa tem.

A cidade murada de Quebéc fica completamente decorada para o Natal.

6. Quebéc, Canadá

Para quem quer sentir o frio de verdade, o meu querido Canadá é uma ótima opção. Por essas terras geladas, a parte antiga de Quebéc é toda decorada para o clima natalino e as construções vitorianas deixam tudo mais especial. São milhares de luzes espalhadas por todo bairro.

Outro destaque é que Quebéc é um destino conhecido por seu Natal ecológico. Aqui, uma gigantesca árvore natalina é construída com materiais reciclados e enfeitada com muitas luzes, sendo o principal ponto de encontro das festividades.

Foto: VaiPraDisney.com

7. Orlando, Estados Unidos

A magia já é destaque dos parques da Disney em qualquer época do ano, mas, durante o Natal, o que já era mágico, se torna ainda mais encantador. As decorações dos parques ganham mais iluminação e até neve falsa cai em cima dos turistas.

Como a Disney não faz nada pequeno, durante seus dias no parque, é possível ouvir trilha sonora especial para as festividades, personagens usando figurino natalino e a programação dos shows também é modificada, contando com espetáculos que celebram o Natal.

Foto: Getty Images

8. San Miguel de Allende, México

Opção curiosa para viajar no Natal, San Miguel de Allende pode ser uma ótima escolha. A pequena vila é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e fica a 275 quilômetros da Cidade do México, capital do país.

Durante o Natal, a arquitetura colonial ganha um charme a mais e fica coberta de luzes e decoração temática. O município organiza uma programação que inclui procissões religiosas, desfile de alegorias, shows ao vivo e, para fechar, uma enorme queima de fogos.

Encontre hotéis em promoção.

Além disso, no dia 24 de dezembro, os moradores têm o costume de se vestirem como Maria e José e caminhar pela cidade, fazendo parte da decoração. Em alguns pontos é possível assistir às projeções de desenhos animados natalinos.

O Rockefeller Center ganha uma enorme árvore de Natal no fim do ano.

9. Nova Iorque, Estados Unidos

Cidade que não precisa de muitos motivos para entrar no roteiro, Nova Iorque se ilumina com o Natal. Diversos prédios e casas são iluminados e enfeitados para complementar o clima natalino e por aqui, ainda é possível contar com a neve dando um toque especial às festividades.

Um dos pontos mais tradicionais é a enorme árvore de Natal do Rockefeller Center, que atrai milhares de turistas nessa época do ano. Além disso, uma pista de patinação de gelo fica em frente à árvore, garantindo diversão no frio.

A Cidade Luz fica completamente iluminada.

10. Paris, França

Como Paris é sempre uma boa ideia, vale a pena  viajar no Natal para conhecer a famosa Cidade Luz. Sim, o frio aqui é muito maior do que nós, brasileiros, estamos acostumados, mas isso só contribui para o clima natalino.

A avenida Champs-Elysées fica completamente iluminada e diversos mercados de Natal são montados em alguns pontos da cidade com decoração temática e pista de patinação no gelo.

 

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

Escreva um comentário